logo-Blog MAri Calegari

O ovo ou a galinha?

Tempo de leitura 6 min.

Oi gente

Hoje vim postar aqui para você sobre os galos, as galinhas e, como essa pergunta é muito antiga e encontrei um vídeo no Youtube que explica mais ou menos isso, ver o que você acha sobre essa pergunta.  Mas o que me encanta nos galos e nas galinhas são suas belezas, suas diferenças de cores, tamanhos e o modo como se comportam. Fico pensando como pode haver tantos tipos diferentes? Que maravilha é essa natureza que nos presenteia com tantas espécies de animais e de plantas, que, infelizmente, muitas vezes não temos tempo para observar o que temos ao nosso redor.

 

the ultimate chicken.:

 

E aí quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?  

 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Gallus
Espécie: G. gallus
Subespécie: Gallus gallus domesticus

As aves de uma forma em geral fazem parte do convívio humano desde a antiguidade. Não é raro você observar filmes onde pássaros, galos, galinhas, patos, marrecos e uma infinidade de espécies de aves fazem parte dos cenários. Nos filmes antigos, nas cenas em castelos, você observa algum tipo de cena com festa e lá está alguém comendo uma cocha enorme de qualquer tipo de ave.

bewareofchickens: “ Bantam Rooster ”:

Eu particularmente não gosto muito da carne de frango, embora ela seja muito recomendada até mesmo em algumas dietas. Mas,  acho lindo ver ,quando tenho oportunidade de estar no campo ou em algum outro lugar onde os galos, galinhas, frangos e pintinhos estejam presentes, e observar o comportamento delas. O galo cantando, a galinha cuidando dos seus pintinhos ou chocando os ovos e a corrida que elas dão quando estão sendo alimentadas.

blue leghorn! i want one!!

Esse tipo de ave, além de nos fornecer a carne, também nos fornece os ovos que é um alimento rico para qualquer dieta alimentar e ainda, as suas penas que são utilizadas para aquecer, fazer qualquer tipo de  ornamentos, ou até mesmo acolchoados e travesseiros.

Rare Chicken Breeds - Bing Images:

O macho é chamado de galo, a fêmea de galinha e os filhotes de pintos ou pintinhos e o jovem galo de frango.  Os galos tem a crista e o rabo maiores e eles cantam. Já a galinha tem a crista e o rabo curto e cacarejam e os pintinhos piam.

Orphington:

Gente esse galo só pode ter ido ao cabeleireiro. Sabe quem é da época do permanente. Chegava no cabeleireiro com o cabelo liso e saia meio parecendo com isso, e feliz da vida, com aquilo que chamavam de cabelos cacheados. As vezes o procedimento não dava tão certo e ficava bem assim. kkk (Não sei porque mas essa foto me remeteu a essa lembrança dessa época e desse tipo de cabelos).

Three Graces

E o comportamento dos galos e galinhas como se dão? Você vai observar a diferença entre eles já pelo fato do galo cantar, eles cantam e a galinha não. Os galos são mais agressivos e animados e imponentes, já as galinhas são mais tímidas, reservadas. Embora o galo seja mais agressivo, por outro lado ele é mais amigável que a galinha. As vezes as aparências enganam.  Isso serve também para nós humanos. “Nem sempre quem canta de galo é o que manda no recinto”.

Polish Frizzle Chicken:

Gente olha que cara de galo ou galinha (já não sei) carente. Ó vida, Ó dor, ninguém me ama, ninguém me quer…

“Os pintinhos demoram 21 dias para nascer, e eles quebram a casca do ovo, de dentro para fora, para poder sair. Quando a galinha fica choca (dá para saber pois ela fica toda arrepiada, parecendo gorda), ela reune ovos (dela ou não) e choca quantos couberem em baixo dela. Ela cria todos, sem distinção.”.

Country:

Ela choca os ovos e não mexam com ela nessa hora, pois você pode se sair mal. É interessante ver como ela cuida dos seus filhotes. Não é a toa que tem o ditado popular que diz que “a mãe parece uma galinha choca”, ou seja não mexam com meus filhos.

Hen and spring chicks:

Dentro do mundo dos galos e das galinhas há também uma hierarquia, onde o galo pode bicar todo mundo e as galinhas tem que seguir uma hierarquia de quem pode bicar quem. Esse texto abaixo eu compartilhei de um site que achei interessante para postar aqui para você caso tenha interesse, o endereço do site está nas referencias.

COMPORTAMENTO SOCIAL DAS GALINHAS O pintinho apresenta respostas precoces ainda quando está no ovo, por exemplo, pode dar pequenos piados quando está com frio, ou curtos trinados de alegria quando está aquecido. Os pintos chocados a temperaturas levemente Comportamento 1102 subnormais dão pequenos piados quando sua penugem úmida seca e perdem contato com a casca do ovo. O contato com uma galinha choca ou outro objeto aquecido impede estes piados. Os pintinhos recentemente chocados são atraídos para a galinha por calor, contato, pressão e movimentos corporais; esta atração é maior no dia da eclosão. Eles aprendem a comer, ciscar, beber e evitar inimigos na companhia da mãe. Em pintinhos, o período mais sensível para fixação à mãe é entre 9 a 20h após a eclosão, e o medo é demonstrado a partir do terceiro dia. A ligação à mãe depende primariamente do som de sua voz e aparência. Quando a penugem começa a desaparecer de suas cabeças, os pintinhos são rejeitados pela galinha. Ela os bica e a ninhada começa a se dispersar e tornar-se mais independente. Galinhas e galos apresentam hierarquias de bicagem separadas, sendo as dos galos menos estável. A hierarquia de dominância é vista mais claramente na competição por alimento ou parceiros sexuais, e as galinhas subordinadas podem ficar com tão pouca comida que a produção é afetada. Em um plantel mantido em estado de desorganização social por motivo de remoção e substituição, as aves comem menos, podem perder peso ou crescer pouco e tendem a botar menos ovos. Alimentação e água adicionais colocadas em cochos distribuídos pelo galinheiro permitem que as galinhas subordinadas se alimentem sem serem molestadas, e um número adequado de ninhos dará melhores condições a essas aves para a ovoposição. Grupos > 80 aves tendem a se separar em 2 grupos distintos, e pelo menos 2 hierarquias de bicagem separadas parecem se estabelecer. Comportamento de plantel – O agrupamento é a base da organização do plantel. Um pintinho criado isoladamente tende a permanecer fora do plantel e apresenta uma conversão alimentar menor que as aves deste. A formação de um plantel adulto depende de tolerância mútua. Os estranhos são atacados e são integrados ao plantel apenas gradualmente. Os novos integrantes são geralmente relegados a baixas posições na ordem social.”

Uma obra de arte que tem vida!:

E para você que curte ou gosta de criar aves domésticas, há também o comportamento sexual que esse artigo descreve e achei interessante dividir aqui com você: “À medida que o frango atinge a maturidade, a produção de testosterona resulta em características sexuais secundárias, incluindo o crescimento de crista e barbelas e o surgimento do canto do galo. As atividades de corte do macho incluem o ciscamento do chão, o balançar das asas e a dança do acasalamento, que leva à cópula. O canto que é raro nos capões, informa a localização do macho e seu território para as pretendentes e a afasta de outros machos”.

Chickens:

“A interferência masculina na cópula é comum quando existem vários machos em um pequeno galinheiro com poucas fêmeas. À medida que a franga atinge a maturidade, os hormônios do córtex ovariano estimulam o crescimento de ovidutos, inibem a plumagem masculina, e são responsáveis pelo agchamento sexual, quando o galo coloca um pé em seu dorso antes de acasalar”.

“A galinha ao chocar cacareja e arrepia suas penas se perturbada. Sob condições de perigo, um elaborado comportamento de aproximação confunde seus predadores e permite às galinhas retornarem a seus ninhos sem serem percebidas. Durante a incubação (20 a 22 dias), a prolactina reduz a atividade ovariana e o comportamento sexual e assim a ovoposição cessa.”

Blue Orpington:

“Após a eclosão, a galinha se utiliza de vocalizações curtas, repetitivas e baixas para conduzir os pintinhos e indicar as fontes de alimento. “Ela os afasta dos predadores aéreos e terrestres por meio do cacarejo ou de um grito abafado”.

Chickens:

.:

Talvez você não se lembre, conforme a sua idade, mas os mais velhos devem recordar dessa famosa música que se tocou muito no Brasil que dizia assim: “Eu não vou mais trabalhar, só vou criar galinhas” (Golden Boys) como se criar galinha não tivesse lá muito trabalho. Para muitas pessoas é um hobby a criação de galinhas, mas como todo trabalho exigem dedicação, conhecimento e cuidados com as aves que também tem lá, cada espécie,  suas necessidades para obterem a saúde desejada como em nós seres humanos.

Frizzle Cochins - Frizzled Feathers Farm:

Para fazer esse post, comecei a pesquisar e encontrei realmente várias fotos diferentes de galos e galinhas e essa, por exemplo parece que chegaram as contas para pagar e se arrepiou toda.

.:

 

 

Abaixo o video que encontrei no Youtube gente que nos fala ao final que veio antes. E você o que pensa sobre isso?

 

http://https://youtu.be/1a8pI65emDE

Para mim sinceramente não importa se foi o ovo ou a galinha que veio primeiro, gostei de fazer esse post pois acabei aprendendo sobre galo e galinhas que acho uma graça quando tenho a possibilidade de vê-los, e isso me recorda muito a minha infância, quando ia ao sítio de mina avó.

Agora fala a verdade:  que eles são lindos, com suas plumagens coloridas, eles são. Que maravilha essa natureza. Adoro.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Te vejo por aqui.

Um abraço.

 

 

Referencias:

Obs.: Todas as fotos estão disponíveis nas redes sociais.

http://www.ninha.bio.br/biologia/galinhas.html

http://www.ehow.com.br/diferenca-entre-galinha-galo-info_82731/

http://200.132.139.11/aulas/Zootecnia/A6%20-%20Sexto%20Semestre/CBEA/Aula%206%20-%20Trabalhos/CAP15.pdf

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email