logo-Blog MAri Calegari

Natal e a data de 25 de dezembro

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje vim aqui postar para você sobre a data da comemoração do Natal, e um pouco das questões que se levantam sobre o dia 25 de dezembro.

Todos já sabemos que o Natal é uma festa Cristã, onde se celebra o nascimento do menino Jesus. Mas sabemos também que não necessariamente essa data de 25 de dezembro é a real data inclusive do nascimento de Jesus.

“A teoria mais forte atualmente é que a data tenha sido escolhida para se contrapor à principal festa religiosa dos romanos, do Sol Invencível, que se dava na noite do dia 24”, afirma Valeriano Santos Costa, diretor da faculdade de Teologia da PUC-SP. Na data, os romanos celebravam o solstício de inverno, quando acontecia a noite mais longa do ano.

 

Mas o que era essa noite do Solstício de Inverno?

 

Embora dia 25 seja a segunda grande data de comemoração do cristianismo, segundo pesquisas, dia 25 de dezembro na realidade era uma data de uma importante festa pagã. Não sei se devido a isso ou não, até para poder colocar a mesma data, foi nesse dia que escolheram para simbolizar e registrar o nascimento de Jesus e essa data foi comemorada pela primeira vez no ano 354 d.C.

“Aquela festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti (“nascimento do sol invencível”),era uma homenagem ao deus Mitra popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno”.

O deus Mitra pertence as mitologias persa, indiana e romana. “Na Índia e Pérsia representava a luz (deus solar). Representava também o bem e a libertação da matéria. Chamavam-na de “Sol Vencedor”.

O touro era o símbolo de Mitra, que era utilizado nos sacrifícios à divindade.

Assim o nascimento de mitra era celebrado em 25 de dezembro, na antiguidade. Dizem que a celebração do Natal Cristão nessa data, vem desse costume de celebração do deus Mitra. Os romanos comemoravam a madrugada do dia 24 de dezembro: “O nascimento do Invicto”, como representando o alvorecer de um novo sol, com o nascimento do menino mitra.

“Já foram encontradas figuras do pequeno mitra em Treveris e a semelhança com as representações cristãs do Menino Jesus são incontestáveis. Isso demonstra um claro sincretismo, onde o mitraísmo foi fonte e o cristianismo o destino. Esta foi a razão que levaram algumas religiões, como por exemplo as Testemunhas de Jeová, a não participarem de festividades natalinas, a fim  de não mancharem os ensinamentos bíblicos com práticas pagãs”.

Gente, sinceramente na minha opinião, se é ou não a data certa de comemorar o Natal, não muda nada o valor que essa festa representa para aqueles que a querem celebrar.  Penso que, assim como você pode celebrar qualquer coisa e em qualquer data, o importante da celebração do Natal, que já é uma tradição nos países cristãos, cujo objetivo é principalmente falar de amor, solidariedade, confraternização entre as pessoas, de encontros com pessoas queridas, pode sim ser comemorada na data de 25 de dezembro, por que não? O importante é que essa celebração possa não perder o seu verdadeiro sentido.

Enfim, se dia 25 de dezembro é ou não é a verdadeira data, penso que jamais tirará o brilho e o objetivo da festa natalina.

A importância que deveria ser dada a essa data, não somente pelas trocas de presentes, mas para um olhar humano entre os entes queridos é de fundamental importância. Manter essa tradição dentro das famílias, principalmente para aquelas famílias onde as crianças estão presentes, é ensinar a cultivar o amor, respeito, e tudo o que é do bem entre as pessoas.

 

309186-dicas-para-passar-o-natal-em-familia.jpg (477×318):

 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita

Um abraço

 

 

 

Referencias:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/12/25/jesus-nao-nasceu-no-dia-25-de-dezembro-veja-cinco-fatos-sobre-o-aniversariante-mais-famoso-do-dia.htm

https://www.rajabra.com.br/blog/solsticiodeinverno/

http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/124989/Natal-Festa-pag%C3%A3-que-se-tornou-crist%C3%A3.htm

http://mundofilosofico.arteblog.com.br/r6400/DEUSA-MITRA-E-SUA-LIGACAO-COM-CRISTO/

 

http://mundofilosofico.arteblog.com.br/r6400/DEUSA-MITRA-E-SUA-LIGACAO-COM-CRISTO/

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email