logo-Blog MAri Calegari
A importância e o valor de um abraço para o ser humano

A importância e o valor de um abraço para o ser humano

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Hoje vim falar um pouco sobre esse gesto tão simples e tão importante para o ser humano que é o abraço o qual sem dizer nada simplesmente fala tudo.

“Tudo que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve”. (Martha Medeiros).

abraços 01

Muito se fala sobre o abraço, sobre a importância desse gesto para o ser humano. Um abraço de 20 segundos por exemplo, para se ter uma ideia do seu valor, é o suficiente para liberar o hormônio oxitocina, também conhecido pelo “hormônio do amor”.  Esse hormônio é liberado na hora do parto pela mãe  como forma de estreitar mais o seu vínculo entre ela e o bebê. Vínculo esse importantíssimo para a formação psíquica do bebê.

abracos 02

Mas para nós seres humanos o abraço e o contato com o outro é tão importante, sendo ele assunto de estudos de muitos pesquisadores. De acordo com o médico vienense Paul Shilder (1981), influenciados pelos conceitos da psicanálise e filosofia, “já considerava a pele humana como uma roupagem contínua e flexível que nos envolve por completo (…) como o corpo é todo recoberto pela pele, entramos em contato com o meio externo através dela, a pele é assim o maior mediador entre o ser e o mundo”. Além dessa parte fisiológica do abraço, que envolve as percepções do contato da pele, o abraço nos remete psiquicamente a proteção e ao aconchego lá do início de nossas vidas, quando o abraço, o colo o contato físico da mãe com o bebê foram fundamentais para a sua constituição como pessoa.

abraços 04Há alguns momentos e encontros que um simples abraço consegue responder por um longo tempo de ausência, por recuperar um tempo perdido, por pedir um perdão e por perdoar, por celebrar uma festividade, bem como dar um conforto para uma determinada pessoa em um momento mais difícil de suas vidas.

abraços 05Abraço de amigo, de pai, de mãe, de irmão, de namorado, de marido, de mulher, de filho, de criança, enfim abraços de pessoas.  Clarice Lispector já dizia que “a gente descobre a importância de um abraço, quando precisa de um”.

abraços 06

A grande vantagem de um abraço é que ele só precisa da disposição de quem o oferece e da humildade de quem o recebe. Aqui não existe custo x benefício, aqui podemos mudar as regras e ser benefício x benefício. A gratificação e os ganhos em todos os sentidos são para os dois, tanto para aquele que oferece como para aquele que o recebe.  Quando estiver naquela situação em que você pensa: Não sei nem o que dizer e nem o que falar. Se realmente não sabe, não diga e nem fale. Simplesmente, ofereça o seu abraço, que certamente ele dirá tudo e mais um pouco por você.

Era isso por hoje gente.

Com um abraço especial.

obs.: as fotos são retiradas do google imagens  e permitidas para publicação.

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email