logo-Blog MAri Calegari
Flores x Cores e seus significados

Flores x Cores e seus significados

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Resolvi postar aqui algumas flores, com seus coloridos e falar um pouco sobre o significado das cores…

 

blog flores 5 - san diego

Na California, EUA, vi muitas flores lindas e como vocês sabem não resisto e acabei fotografando o que pude.

Essas aqui foram algumas flores que ganharam prêmios no concurso da Feira de San Diego. Aproveitando o colorido dessas flores, resolvi colocar aqui também a influencia da cor em nossos sentidos. O que elas tem a nos dizer: Por que gostamos mais de uma cor ou de outra?? As flores nos trazem cores da natureza. Será que gostamos das flores também pela cor que nos atrai? Ou gostamos pelo fato da cor nos dizer algo ou nos remeter a alguma coisa que nos foi dita e ensinada?

Ao visitar a feira internacional de San Diego, me deparei com um pavilhão todinho dedicado a exposição de flores.

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.pdf

Estava lendo um artigo nesse  endereço acima e achei interessante colocar aqui para vocês, aproveitando as cores das flores:

Segundo o autor, existem “três fatores que influenciam e determinam as escolhas de cores, são eles: psicológocios, sociológicos e fisiológicos.”

blog - flores III - san diego

Por exemplo, quando você vê uma flor branca, a partir de hábitos sociais você já estabelece uma conexão com algo de paz, limpeza, singeleza, não é mesmo? Isso aqui para nós brasileiros. Por que isso acontece? São ditos que você ouve desde criança e os hábitos sociais  vão sendo estabelecidos durante toda uma vida, e segundo o autor : “fixam-se reações psicológicas que norteiam tendências individuais. Atribuímos significados conotativos às sensações visuais que temos, como por exemplo: “Estou verde de fome”; “Ele está roxo de frio”, “Fiquei branca de susto”.

blog flores 7 san diego 2015

Sendo assim vamos ver mais alguns significados aqui, aproveitando a beleza dessas flores:

blog flores san diego 2015

 

O psicólogo Bamz 7, citado nesse artigo,  “defende o fator idade versus preferência na manifestação de uma pessoa por determinada cor.

Vermelho: de 01 a 10 anos- idade da espontaneidade e da efervescência;

Laranja: de 10 a 20 anos- idade da aventura, excitação, imaginação;

Amarelo: de 20 a 30 anos- idade da arrogância, força, potência;

Verde: de 30 a 40 anos- idade da diminuição do fogo juvenil;

Azul: de 40 a 50 anos- idade da inteligência e do pensamento;

Lilás: de 50 a 60 anos- idade da lei, do juízo, do misticismo;

Roxo: além dos 60 anos- idade da benevolência, do saber, da experiência.

 

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cromoterapia-cientifica&id=7618

Já nesse artigo uma pesquisadora nos diz que as cores podem afetar o ser humano, onde segundo ela: O Amarelo “É associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar de concentração e foco, podendo ser usado em escritórios. O amarelo melhora o humor e deixa as pessoas mais falantes.”

 

blog - flores 6 san diego 2015

 

blog flores 8 san diego 2015

 

blog da mari - flores II san diego

E esses tons de rosa gente o que será que representa?  Então, uns dizem que o rosa é a mistura do vermelho com o branco, o que levam muitos a dizer que o rosa é a cor do romantismo.

Nesse artigo eles colocam a cor rosa como sendo “associada com as imagens de doçura, feminilidade e leveza, o rosa nada mais é do que um tom mais claro de vermelho, e por isso ainda é um forte estimulante”.

blog flores 4 - san diego

Já o vermelho é uma cor primária e uma das primeiras cores que nós seres humanos reconhecemos, não é a toa que uma criança observa de longe a marca do Mc Donalds, pois alí são utilizados cores primárias para essa finalidade. Vermelho e amarelo não é mesmo?

blog flores 09 san diego 2015

E ai quando todas as cores estão juntas, onde vai a nossa preferência?

Esse post foi uma forma de brincar um pouco com a beleza das flores e das cores.

Sinceramente não tenho conhecimento dos valores científicos sobre a influência das cores em nossas vidas. Sabemos sim das cores frias e das cores quentes e isso podemos dizer, por experiência própria, que o verão é mais quente e me parece ter mais vida e o inverno mais frio com as cores também frias. E fala a verdade, embora o inverno tem lá seus dias gostosos para curtir um bom vinho, um bom sono, um bom chocolate ele tem sim algo de mais introspectivo e fechado não é mesmo? Já o verão….

Enfim, sou da opinião que escolham suas flores, suas cores prediletas, aquelas que lhe tocam o coração.

O colorido dessas flores é simplesmente maravilhoso. A natureza nos oferece tudo isso tão simples e tão sofisticado ao mesmo tempo.

Como não amar tudo isso?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email