Passou dos 50? Aprenda como realizar uma maquiagem para essa idade

Oi gente

Como realizar um make-up ideal para uma pele não mais tão jovem, mas ainda em boa forma? No post, com colaboração da Escola Nacional de Maquiagem, você encontrará as melhores dicas. Descubra como se sentir ainda mais bonita graças à maquiagem…

Se diz, mesmo um pouco banalmente, que uma mulher aos 50 anos é ainda maravilhosa. Eu corrigiria um pouco isso, dizendo que uma mulher aos 50 anos é, com certeza, ainda maravilhosa. Mais segura, consciente de si mesma e focada. O rosto dela é a narração das suas experiências, porta-voz de sensualidade e inteligência.

Nesse post, escrito com à colaboração da Escola Nacional de Maquiagem, uma das primeiras escolas brasileiras por número de alunos ao seu curso de maquiagem em SP, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, você encontrará algumas simples dicas que poderão exaltar a sua elegância.

O objetivo é aquele de obter um rosto fresco e luminoso, usando a maquiagem como aliado discreto que deixe a pele descansada e com uma intensa expressividade. É importante lembrar que nunca devemos aplicar produto demais e que devemos usar tons leves e naturais para valorizar a beleza natural do rosto sem sobrecarregar os traços.

O que fazer antes de iniciar a sua maquiagem?

Antes de cada tipo de make up, é fundamental partir de uma limpeza e hidratação da pele, especialmente após os 50 anos; use um bom leite de limpeza, passando de manha e a noite no rosto e pescoço, bem como um tônico, preferencialmente sem álcool, aplicado com algodão macio.

O próximo passo, é passar um creme anti-idade, batendo ligeiramente com a ponta dos dedos e, após aplique o seu creme hidratante próprio para sua pele. É fundamental, ainda, escolher um creme específico para o contorno dos olhos e dos lábios que minimize as rugas e linhas de expressão, onde a pele é mais sujeita às marcas do tempo.

Após o preparo da pele, é hora de dar inicio a sua maquiagem.

Siga os seguintes passos para uma boa maquiagem

1- Aplicação da base

Inicie com a aplicação de uma base líquida ou em creme se a pele for muito seca. Após os 50 anos, é bom evitar usar produtos compactos ou com efeito matte que poderiam secar demais a pele. Use um pincel partindo do meio da face e esfume bem também abaixo do queixo e por todo o pescoço. Preste a atenção para que a aplicação da base seja feita de maneira uniforme.

2- O uso do corretivo

Após a aplicação da base, passe em seguida um corretivo, preferindo um produto luminoso que corrija as imperfeições e exalte o brilho da face; aplique-o no contorno dos olhos, abaixo do arco das sobrancelhas, aos lados do nariz e da boca, e uma pontinha também no arco de cupido para valorizar a curva natural do lábio superior.

3- As sobrancelhas

Penteie as sobrancelhas e aplique um lápis com ligeiros toques para reproduzir o efeito do pelo, enchendo os espaços vazios e definindo as linhas naturais. Após terminada a aplicação, passe um pouco de corretivo com um pincel pequeno ao longo da linha externa das sobrancelhas para limpar o contorno e deixar o desenho definido.

4- O olhos

Aplique um corretivo líquido ou um primer sobre a pálpebra e passe a sombra. Sim as cores naturais com finish opaco. Evite cores pérolas e glitter que poderiam sobrecarregar o olhar.

As cores perfeitas são cacau e caramelo, combinados com tons bege ou marrom claro. Em seguida, use um lápis macio e que possa ser esfumado, melhor se usado somente na parte superior do olho e esfumado com um pincel chato (na maioria das lojas você o encontrará junto com o lápis).

Por último, use um rímel preto ou marrom com efeito alongado e aplique mais produto na parte final dos cílios para alongar o olhar. É melhor não usar o rímel nos cílios inferiores para garantir um efeito mais descansado e esticado.

Caso você queira saber como aplicar a máscara nos cílios inferiores, vale a pena dar uma olhadinha nessas dicas por aqui. Aplicar a máscara nos cílios inferiores (1)

5- Bochechas

Nas bochechas, basta um pouco de cor efeito bonne mine; sim aos blush sedosos e naturais nos tons rosa e pêssego. Você poderá também fazer uso das texturas cremosas que se aplicam levemente com os dedos, esfumando para cima. Não são recomendados os pigmentos brilhantes ou pérola, melhor deixá-los para as novas gerações.

6- Boca

Para a boca, a palavra de ordem é redefinir. Use um lápis opaco e de longa duração, seguindo a linha natural dos lábios que, com o tempo, perde um pouco a definição. O lápis dará um efeito definido e sensual.

Aplique um batom hidratante e com cor cheia e viva. Recomenda-se batons sedosos, que não seja matte, que seca muito os lábios. É melhor usar produtos luminosos, porém que não seja demais glossy. Se quiser um efeito volumoso, aplique um pouco de gloss transparente no meio do lábio inferior, tornando os lábios mais cheios.

Esse tipo de maquiagem de base é simples mas, ao mesmo tempo, muito elegante. Ela poderá ser adaptada em cada mulher, lembrando que o importante é conhecer e valorizar os pontos de força, destacando e mostrando as suas características únicas.

Enfim, gostei de fazer esse post em conjunto com a Escola Nacional de Maquiagem, pois além de dividir com você algumas dicas de maquiagem para nós que passamos dos 50 anos, também aprendi um pouco e que bom saber que temos profissionais preparados para ensinar seus conhecimentos para aqueles que querem aprender para si própria ou participar de cursos para utilizar como uma profissão.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.