Ícone do site Blog da Mari Calegari

Londrina – Uma cidade linda e boa para se viver

Oi Gente

O post de hoje é para falar sobre como é bom viver aqui em Londrina. Como moradora há mais de 50 anos por aqui, resolvi dividir com você essa experiência. Se você curte a cidade ou quer saber algo a mais sobre a mesma, fique a vontade para visitar …

O que tenho a dizer sobre viver nessa cidade há mais de 50 anos

Embora, nós seres humanos, tenhamos algo que acho magnífico que é capacidade de se adaptar a novos lugares e situações,  não se pode negar que nós, seres humanos, também gostamos de marcar território, ou seja ter um lugar onde a gente possa saber ou sentir que é nosso. Uma cidade é formada pelos seus habitantes, que ali vivem, que ali viveram, e que ali produziram ou se produz para seu desenvolvimento.

As vezes, observa-se pessoas que nasceram em lugares pequeninos, lugarejos, patrimônios e ficam meio inibidos de dizerem o local onde nasceu, inclusive citando a cidade maior próxima ao seu real local de nascimento. Acredito que se perde a oportunidade de descrever e divulgar o seu local de nascimento, ou onde passou a sua infância.

Gente, já é uma maravilha você ter nascido, o seu momento de nascimento e local deve sim ser falado e mencionado com orgulho, afinal foi naquele canto, seja ele qual for, que você chegou por aqui para fazer a sua história.

Por outro lado, observa-se pessoas que tem o maior orgulho de falar da cidade onde passou a sua infância, e, quando pode gosta de retornar para lá e contar sobre os momentos vivenciados. É muito legal  você ser quem você é de verdade, com erros, com acertos, somos todos humanos e erramos, falhamos, damos “fora”, tudo isso faz parte do processo de aprendizagem.

Quando as pessoas gostam de dizer de onde são, tem um carinho especial pela cidade onde foi constituído e tem a ver com a sua história de vida, tem um sentido em tudo isso. Realmente, a pessoa se sente pertencente aquele espaço, público e ao mesmo tempo privado. A sua  cidade é, como se fosse assim, um quintal de sua casa. Por isso, a gente torce pela cidade, pelo time dos diferentes esportes, pelas pessoas que ali convivem.

Mesmo sem perceber, as relações de amizade, profissionais, comerciais, que fazem parte do seu dia a dia, estão diretamente relacionadas com as pessoas que ali, diariamente convivem.

 Londrina é uma cidade ainda jovem, completará esse ano 82 anos, digo jovem pois em oitenta e dois anos os seus pioneiros e londrinenses que aqui trabalharam e os que aqui produzem ainda hoje, fizeram e trouxeram a Londrina o que ela é hoje. Uma cidade do interior do Paraná, porém uma cidade pólo, onde circulam por aqui em torno de 1 milhão de pessoas, em busca do que a cidade oferece, principalmente na área de prestação de serviços.

 Ela fica no Norte do Estado do Paraná, no sul do Brasil, e é considerada a quarta cidade da Região Sul, sendo as outras Curitiba, Capital do Paraná, Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul e Joinville, uma cidade do interior de Santa Catarina.

Viver em Londrina gente, é tudo de bom e digo aqui o que penso sobre isso. Veja bem, é uma cidade que oferece a seus habitantes e aqueles que aqui chegam, todo o tipo de serviço que você necessita para se ter uma qualidade de vida e, além do mais, ainda  mantém um pouco do charme das cidades do interior. 

Você quer faculdade para seus filhos? Por aqui tem para todo o gosto, desde a Universidade Estadual de Londrina, muito conceituada por todo o Brasil, bem como outras particulares que oferecem a oportunidade para você, de qualquer idade, poder escolher e fazer o seu curso superior. 

Você precisa de bons médicos? Aqui tem, em todas as áreas, excelentes profissionais conceituados e com hospitais que atendem não somente a cidade, bem como toda uma região, não só do Paraná, como também de outros estados. Acabei de ganhar minha mãe de volta, após uma delicada cirurgia do coração realizada aqui em Londrina.  Falei sobre isso já por aqui:

TAVI Uma cirurgia com sucesso em Londrina

Pode-se dizer que Londrina está próxima de São Paulo, quando se pensa no tamanho que é o nosso país, você pode ir de manhã até lá e estar de volta ao mesmo dia de avião e se preferir pode ir de carro, são 536 km  e, a distância de Londrina até a nossa  Capital aqui no Estado do Paraná, que é Curitiba, são apenas 389 km. O nosso aeroporto já está ficando pequeno pelo fluxo de pessoas que circulam por aqui.

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/07/14/aeroporto-de-londrina-no-parana/

Tem várias escolas municipais, estaduais e privadas. Tem para todos os gostos e condições financeiras. Inclusive, já observamos em Londrina bairros totalmente independentes do centro da cidade. A zona Norte, por exemplo, onde se concentra uma grande parte dos nossos habitantes, hoje tem vida própria. 

http://blogdamaricalegari.com.br/2015/12/09/londrina-e-bairros-da-zona-norte/

Como toda a cidade desse porte, é claro que Londrina também apresenta alguns problemas, mas se comparada com outras cidades de seu porte, ela está bem. Estamos vivendo talvez a maior crise, já passada em nosso país e, apesar de algumas dificuldades, agradeço de morar por aqui.

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/06/08/londrina-e-um-pouco-da-regiao-oeste-e-seus-lindos-condominios/

Você gosta de pescar? Aqui tem lugar destinado para isso, com infra-estrutura. Gosta de corrida? Tem o nosso autódromo. Gosta de agropecuária? Tem a nossa exposição anual. Gosta de festas? Tem vários buffets que atendem a cidade, tanto para adultos, quanto para crianças.

Sinceramente gente, só não temos o mar a nossa disposição. Mas aí também é querer demais não é? Mas isso faz com que os londrinenses  se programem, durante o ano, quando possível, para pegar uma praia nas férias.

 Embora já existem vários lugares na cidade aos quais, com a velocidade do desenvolvimento, nós antigos moradores não conseguimos mais acompanhar. Estou até trazendo aqui no blog, como um projeto pessoal, alguns lugares que tenho visitado para conhecer e reconhecer minha cidade.

Morei em vários bairros da cidade, quando solteira,  e também após casada. Sou hiper a favor de mudanças, embora não goste do trabalho que uma mudança nos dá, mas é muito interessante a gente poder trocar de lugar e vivenciar espaços diferentes, onde conhecemos não somente outros lugares da mesma cidade, bem como conhecemos várias pessoas e formas de viver de cada lugar. 

A sua área rural, próxima a cidade e seus distritos nos possibilitam a viver, de vez em quando, essa experiência de estar no campo e na cidade ao mesmo tempo. Temos por aqui o IAPAR, local onde trabalhei, conheci meu marido, o qual se aposentou nesse Instituto. O Iapar é referência no Estado, no Brasil e no exterior pela sua contribuição à agricultura, através do trabalho de pesquisa realizada não só pelos pesquisadores, mas por todo o corpo de funcionários que estão envolvidos nesse tipo de trabalho. É um orgulho para a nossa cidade.

Na área cultural, Londrina vem cada vez mais se despontando, trazendo vários shows, palestras, feiras, teatros e, ainda, todos os anos se realiza por aqui o FILO, que está acontecendo nesse exato momento aqui em nossa cidade. Já falei sobre isso por aqui:  https://blogdamaricalegari.com.br/2016/08/27/48a-edicao-do-filo-em-londrina/

A cidade é receptiva e oferece atrações para todas as idades. Também, para a terceira idade, observo que aos poucos a cidade está se adaptando a essa nova realidade. Afinal, dizem que a expectativa média de vida aqui da cidade é de 82 anos. Se pensarmos que estamos em um país com tantas diferenças regionais, sociais, essa média é digna de ser comemorada.

Quanto ao comércio, Londrina oferece hoje uma variedade de opções nos mais diversificados setores. Uma variedade de Shoppings, bem como de lojas em seu centro comercial. A sua rede hoteleira, restaurantes, barzinhos, academias, cabeleireiros, rede bancária, concessionárias, também estão preparados para recepcionar aqueles que aqui a visitam.

A cidade oferece ainda, várias oportunidades de negócio na área imobiliária, seja para comprar ou para alugar. As imobiliárias aqui de Londrina estão sempre dispostas a lhe dar a atenção que você merece.

Nos últimos anos, Londrina tem recebido vários aposentados vindos de cidades maiores, em busca de maior qualidade de vida. Ela proporciona aquilo que você precisa, com a vantagem de não se perder tanto tempo no trânsito, e o stress que enfrentam os habitantes das grandes capitais.

 O verdadeiro londrinense é receptivo, gosta de curtir a vida. Já ouvi dizer que o povo de Londrina é muito vaidoso(a). Não sei se isso é uma crítica ou um elogio, mas Londrina também tem fama de ter mulheres bonitas, e isso assino em baixo. Se é vaidade ou não gente, não sei, mas o (a) londrinense gosta sim de se cuidar, de cuidar da sua auto-estima, de participar das atividades na cidade, de se reunir com amigos e, cada um do seu jeito, curtir os momentos da vida.

Ela é conhecida também como uma cidade Universitária, o que atrai muitos jovens por aqui e a noite londrinense oferece  divertimento, com várias opções, para essa faixa de idade, atraindo não só os jovens da nossa cidade, mas também os jovens das cidades vizinhas.

 

Infelizmente, nem sempre, podemos estar onde gostaríamos, pois a princípio o seu lugar é onde você tem a oportunidade de ganhar “o pão de cada dia”, e para isso o ser humano desenvolveu a capacidade de adaptação, o que é algo bem relevante para a raça humana. 

Mas o que posso dizer, como moradora antiga aqui da cidade de Londrina, que me sinto privilegiada por ter a oportunidade de viver, criar e educar meus filhos por aqui. A cidade sempre me atendeu nas nossas necessidades e ter tido o prazer de acompanhar o desenvolvimento nesse tempo só me faz sentir orgulho da nossa querida Londrina.

Se você que já conhece, ou tem vontade de conhecer nossa cidade, ou planeja investir por aqui, seja bem vindo(a) e tire as suas próprias conclusões.

Enfim gente, espero que você possa entender o porquê do título desse post sobre Londrina, uma cidade boa para se viver.

Voltei por aqui, agora em 2020, nessa época chata de pandemia, para atualizar esse post. Mas, como estou com um canal no Youtube falei um pouco por lá também e tem um vídeo onde  você poderá ver como iniciou a nossa cidade. ok. Se quiser fique a vontade para ver os vídeos e aproveito para convidá-lo(a) para se inscrever lá no meu canal do youtube.

 

Sair da versão mobile