Ícone do site Blog da Mari Calegari

Para você que curte o Estilo Vitoriano

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer aqui para você um pouco sobre o estilo vitoriano. O próprio nome já diz que vem da época da Rainha Victória, da Inglaterra, que viveu no período de 1819-1901…

O reinado da rainha Vitória se deu durante 63 anos e 7 meses, quando da sua morte. Um período caracterizado por uma grande expansão na Inglaterra em todos os setores. A modernização havia chegado, o telefone, o metro, a revolução industrial que trouxe inovações em grandes áreas, colocando a Inglaterra como o país de grande poder e influência sobre os demais do globo terrestre.

Sendo assim, foi caracterizado também com a ascensão da burguesia. A rainha Vitória teve uma grande participação política durante o seu reinado, transformando esses anos na famosa Era Vitoriana.  Lembrando também, que foi uma era de grandes problemas sociais, porém havia uma certeza de que todas as inovações trariam uma melhoria no modo de viver de toda a humanidade.

Além da influência política, a era vitoriana, também exerceu o seu poder cultural, criando esse estilo na arquitetura, moda, decoração de interior, design. Era a era da ostentação, do luxo, do imperialismo britânico. 

Essa influência foi tão grande que até hoje o estilo vitoriano, que foi todo baseado no gosto da rainha, ainda que ocorrendo algumas modificações, está presente em muitas criações contemporâneas.

Para você ter uma ideia do que se trata, observe as fotos abaixo, para que possa saber o que representa esse estilo.

Fachadas de Casa no estilo vitoriano

 

 

Mobiliário

 

Na decoração de Interior

 

Decoração inspirada nesse estilo

Nos Banheiros

As banheiras apresentadas nas fotos abaixo, são representações desse tipo de estilo.

 

 

 

Atualmente, apesar de se utilizar o conceito Estilo Vitoriano, não se fazem decorações com tanto excesso assim. As peças mais formais nesse estilo se misturam com outras mais contemporâneas, dando ao ambiente um certo requinte, sem exageros.

As cores no estilo vitoriano

A escolha das cores, quando se propõe a decorar nesse estilo, são as mais escuras, dando preferência pelos tons de verde, vinho, marrons, muito dourado.

Moda – a Influência da rainha Victória

 

O uso do chapéu era uma acessório que compunha a vestimenta. Sobre chapéu, tem um post muito legal por aqui, sobre a história desse acessório.

Origem do Chapéu e suas curiosidades

 

Alguns Objetos:

Enfim gente, quando se fala em estilo vitoriano é só lembrar da rainha Victória, e quando pensamos em uma vida de rainha, não tem como não pensar em luxo, beleza, vida boa, requinte, ostentação, não é mesmo? Então fica fácil você ter, pelo menos, uma noção rápida sobre esse estilo.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

   

 

 

Referências:

http://hubpages.com/education/London-in-1901-the-End-of-the-Victorian-Era

http://decoracion.about.com/od/estilos/a/B-Asicos-Del-Estilo-Victoriano.htm

Sair da versão mobile