Ícone do site Blog da Mari Calegari

Mata dos Godoy em Londrina

Oi Gente

Hoje trouxe aqui para você mais um lugar interessante para se conhecer, visitar e usufruir na nossa cidade de Londrina… Dá uma olhadinha no post onde falo a respeito com algumas fotos para você conhecer.

Parque Estadual Mata dos Godoy

Continuando com o meu projeto de conhecer de verdade a minha cidade, fui dessa vez visitar a famosa Mata dos Godoy, ou melhor, hoje o nome é Parque Estadual Mata dos Godoy. Embora já havia escutado muito em casa a respeito dessa Mata, através do meu marido agrônomo e pesquisador, o qual já esteve por lá várias vezes, a verdade é que foi a primeira vez que visitei o Parque.

“A Mata dos Godoy  está localizada na Fazenda Santa Helena – Distrito do Espírito Santo, a 15 km do centro de Londrina. Possui 675,70 ha de floresta subtropical, estando inserida no bioma Mata Atlântica, na qual se encontram aproximadamente 200 espécies de árvores.” 

Chegando lá gente fui conversar com o Sr. José, que já trabalha por lá há algum tempo, o qual nos atendeu muito bem. Além de saber muito sobre o local me disse que gosta muito quando o parque tem crianças e que o local deveria ser mais visitado pelas famílias com crianças pequenas, pois além de aprenderem sobre  a mata, tem muito espaço para correr, brincar e até mesmo fazer um pic-nic. Fica aí a dica para os papais levarem as crianças para um passeio educativo em família e aproveitar todo o espaço para as crianças poderem correr, soltar papagaio com  muito verde e, acima de tudo, um ar puríssimo. E não se cobra para visitar viu gente. Dá sim para fazer alguns passeios em finais de semana, praticamente sem custos com a criançada.

 

 

 

 

 

 

“Considerada uma das principais áreas de preservação ambiental do Estado e uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do País, abriga espécies raras como peroba, angico, cedro, figueira, pau-marfim, além de 180 espécies de aves silvestres, entre outros importantes representantes de nossa fauna”.

Gente, lá você pode fazer várias trilhas por dentro da mata. Somente me avisaram que caso queiram ir com um grupo maior de pessoas e ser acompanhado com um guia, tem que avisar com antecedência para que se agende os horários. Agora, se você quiser ir, assim como eu de repente e do nada, é só chegar também que será bem vindo. Afinal a mata está lá para ser apreciada e respeitada.

“O Parque Estadual Mata dos Godoy é uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Paraná, sendo assim uma Unidade de Conservação Integral. Pertenceu à família Godoy até o ano de 1989, quando foi transformada em Parque Estadual. Conforme o projeto do plano de manejo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vem sendo aberta ao público 10% da área para visitação com portais, trilhas interpretativas, opções de lazer contemplativo e programas de educação ambiental. Os outros 90% são destinados à pesquisa ambiental. Atualmente as visitas são mediante autorização do IAP”. (nesses outros 90% viu gente).

Informações: Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – (43) 3373-8700

Gente o lugar dá uma paz e tranquilidade para gente, que dá vontade de sentar por ali, pegar um bom livro e esquecer por um tempo da vida. Para quem curte meditar e gosta de silêncio é um “prato cheio”.

Caso você tenha o interesse para saber sobre a história de Olavo Godoy, o doador da mata para a cidade de Londrina, nas referências abaixo, tem uma página no facebook que conta um pouco sobre a história dele e de seus 3 filhos não reconhecidos em vida e de uma de suas filhas, que é a maior defensora da mata até hoje. Vale a pena a leitura.

Passando a porteira, é hora de retornar para casa. E aí está então para você londrinense ou não, você que gosta de caminhar ou curte o ecoturismo, mais uma opção legal de nossa cidade para conhecer e realizar um passeio. Fui, gostei muito e ainda quero voltar com mais tempo.

Adoro estradas onde as árvores parecem que nos abraçam. 

E aí está mais uma linda visão da nossa querida Londrina, por esse canto aqui da cidade. E assim vou, a cada semana, dentro do meu projeto pessoal redescobrindo a nossa cidade e dividindo o que tenho visto aqui com você.

 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço

 

Referências:

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247&Itemid=194

Sair da versão mobile