Ícone do site Blog da Mari Calegari

Suíça – Fábrica de charutos em Brissago

Oi Gente

Como havia dito em alguns posts anteriores, aqui está a visita que fizemos a uma fábrica de charutos na Suíça. O interessante é que ela é parceira de outra aqui do Brasil, onde a sede aqui é na Bahia na cidade de São Félix e na Suíça fica  em Brissago e o nome da fábrica é Dannemann. É sobre isso o post de hoje, veja por aqui o que aprendi sobre isso e quero dividir com você.

Até então gente  eu juro que não sabia nada sobre esse assunto charuto, só sabia que um bom charuto tem um preço alto. Mas agora entendi bem o porquê de toda essa história.

Então gente, na realidade nós visitamos o Centro Dannemann, na Suíça, onde nos passaram alguns filmes nos contando toda a história da empresa e do processamento das folhas de tabaco até chegarem a ser um charuto mesmo.

Pelo que entendi gente, as plantações do tabaco vem das fazendas no Brasil, onde tudo é muito selecionado com um padrão de qualidade muito grande. E tudo é feito artesanalmente mesmo.

As folhas do tabaco são todas selecionadas, tem todo um processo específico de secagem, em ambiente próprio e depois cada charuto é enrolado manualmente por pessoas que são treinadas e tem que ter toda um habilidade especial para que se possa ser enrolado essas folhas selecionadas. É um processo longo.

Conheci por lá a Luciana, uma brasileira que está lá no centro e recebe os visitantes para uma demonstração de como se enrola um charuto.  Para ser uma charuteira tem curso especial e tem que passar por provas para ser aprovado. Se o charuto não é bem enrolado não consegue sair a fumaça. Tem todo um processo especial, e é enrolado manualmente um por um.

Essa é a Luciana que mora na Itália e vem todos os dias trabalhar ali no centro. A sua família aqui no Brasil é de Marília e me falou bastante da sua rotina e do quanto ela curte trabalhar por lá que é muito legal e só gosta de vir ao Brasil a passeio, pois se adaptou muito bem na Itália. Um beijo para você Luciana.

A Empresa foi desenvolvendo diferentes tamanhos e tipos de charutos também. Agora você imagina para quem parou de fumar há um ano, acabei não resistindo e fumei um por lá. Experimentei um que é Sweet que quando a gente fuma, fica um gostinho doce na boca e o mais interessante que não deixa cheiro na gente, como os cigarros comuns. É uma tentação viu gente.

Após a visita pudemos experimentar alguns deles. Esse centro fica em um lugar bem bonito e pela janela tem uma vista maravilhosa do lago Maggiore.

Essa é uma das vistas que se tem da janela, que lugar mais lindo para se trabalhar. Amei.

 

 

 

 

As fotos abaixo são aqui do Brasil, na Bahia no recôncavo Baiano, onde fica a fábrica em São félix, uma cidade bem pequena na Bahia. E a Bahia foi escolhida pelo clima e o solo que é propício para a plantação do fumo, que lhe garante a qualidade do mesmo.

 

No site abaixo, em referência, caso você tenha interesse de saber mais sobre o assunto, lhe explicará mais sobre todo o processo. Aqui as charuteiras, que é uma profissão enrolando os charutos no Brasil.

Achei legal também, que ao final da visita a gente preenche esse pedacinho de madeira com o nome dos visitantes e cada um deles significa a plantação de uma árvore. É um projeto Adote uma árvore, como uma forma de ajudar no reflorestamento da nossa mata atlântica.

Enfim, gostei da visita por me proporcionar um pouco de conhecimento sobre a produção de um charuto. Embora é muito pouco tempo para entender e absorver toda a informação, pude constatar que faz sentido o preço que se cobra por um charuto e para quem é um bom apreciador não deixa de ter todo um ritual e uma história por traz de cada marca de charuto. Lembrando ainda que apesar de todo esse glamour ele também faz mal a nossa saúde.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Sair da versão mobile