Ícone do site Blog da Mari Calegari

Suíça – Visita a uma vinícola

Oi Gente

O post de hoje é sobre uma vinícola que visitamos na Suíça. Sinceramente não entendo de vinho, acho interessantíssimo quem entende e é muito legal visitar esses lugares, até para valorizar e entender mesmo o porquê de alguns vinhos serem tão apreciados e os altos valores cobrados por uma garrafa.

Saímos de Bellagio com destino a Locarno na Suíça, e no meio da viagem paramos para encontrar um outro grupo de amigos que seguiria viagem com a gente, e nos ofereceram a oportunidade de conhecer mais uma vinícola na Europa.

A família Zanini, através de Luigi Zanini começou o seu interesse pelo vinho. Ele teve um grande interesse na descoberta de novos produtores e fabricantes de vinho, o que o fez procurar em suas férias roteiros de viagem a França e Itália, nas regiões mais favoráveis para adquirir esses conhecimentos.

Em 1985 ele teve a ideia de fundar a Vinattieri Ticino. Na Suíça, ao sul dos Alpes, no cantão Ticino de língua italiana, em uma terra totalmente favorável e tradicionalmente ligada ao plantio da uva e do vinho se beneficiando de um clima mediterrâneo particularmente adequado para a viticultura.

A família começou a plantação de uva, especialmente a uva merlot nobre de origem Bordeaux, que provou ser o mais adequado para o clima dessa região de Ticino.

A primeira vinificação de Luigi Zanini foi realizado em 1971. Com muita experiência Luigi Zanini e seu filho Louis Jr, começaram a história da Vinattieri. O grupo hoje é uma empresa de ponta representa cerca de 37 empresas exclusivas na Suíça.

Após comentarem sobre a fabricação do vinho e produção das uvas, nos levaram para uma sala de degustação dos vinhos e foi muito legal gente, eles abriram uma cortina e nos mostraram essa cena com essas preciosidades de barris. Não me lembro bem o valor de cada barril desse de carvalho, mas é algo de ficar admirada.

Pelo que entendi o maior objetivo da Empresa é manter a qualidade do seu vinho, para atender um mercado de consumidores exigentes. Eles fabricam e não exportam nada da sua produção, pois preservam a qualidade e o bom atendimento da demanda interna, direcionada para os exigentes consumidores Suíços.

A missão da empresa é uma busca incessante da qualidade para satisfazer as expectativas dos clientes fiéis, que apreciam a empresa por sua história, sua seriedade, e para o serviço logístico garantido, realizada usando os próprios veículos. Ou seja, não abrem mão da qualidade.

Na degustação, embora não entenda sobre vinhos, só posso afirmar pelo meu paladar que são deliciosos.

 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço

 

 

Referência:

http://www.zanini.ch/vinattieri-ticinesi

Sair da versão mobile