Ícone do site Blog da Mari Calegari

Como surgiu a filosofia e quais são os pré-socráticos

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é falar um pouco sobre como surgiu a filosofia e quais são os primeiros filósofos, conhecidos como os pré-socráticos.

O primeiro símbolo da filosofia – Via Pinterest

A partir dos séculos VIII a VI a. C., a visão do povo grego começa a sofrer alguma modificação, o que representa a passagem do Mito ao Logos.

O surgimento da Pólis, cidade-estado grega, o surgimento da escrita, as leis a invenção das moedas, as viagens dos gregos, o recebimento de visitantes estrangeiros e as cidades gregas caminhando para o auge da economia e cultural, entre outros desenvolvimentos, fizeram com que os gregos começassem a pensar de forma diferente e querer melhores explicações sobre o Universo e tudo que se modificava em seu redor.

Nesse momento começa, então, a surgir a arte de debater, a discussão sobre a virtude por exemplo.

O surgimento da Filosofia

É nesse momento que se inicia a Filosofia como sendo uma herdeira da mitologia, com a diferença de que ela teria uma missão mais clara: proporcionar aos homens uma explicação que fosse melhor do que aquelas oferecidas pela mitologia.

O nascimento da filosofia, de certa forma, rompe com o pensamento mítico de forma radical “ao assimilar a temática naturalista e lhe dar explicação lógico-racional”. p.12

Dessa forma começa a surgir os primeiros filósofos na Jônia (conjunto de colônias gregas e, mais tarde, ao sul da Itália, na Magna Grécia. Eles não acatavam tudo o que a mitologia explicava e, então, acreditavam que teria uma explicação mais racional para os fenômenos. Eles queriam encontrar a Árché (o princípio fundamental) do Universo.

Eles eram considerados os cosmológicos (Cosmos=universo; logia=lógica, (explicação) e também eram físicos, pois buscavam uma explicação para o mundo físico-a natureza. Queriam saber: Qual é o elemento que deu origem, compõe e sustenta o Cosmos.

Os primeiros filósofos chamados de pré-socráticos

Os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos, pois foi com Sócrates (veja o vídeo abaixo do meu canal do Youtube, sobre quem foi sócrates) que se iniciou o período clássico da filosofia e o surgimento dos grandes sistemas.

Os primeiros e principais filósofos pré-socráticos foram:

Tales de Mileto

Tales de Mileto

Tales de Mileto, é considerado o pai da filosofia e foi ele que disse que a água é o princípio do Universo, dando uma explicação lógica para essa afirmação, onde ele diz que a água se apresenta em vários estados; que ela é imprescindível à vida e que ela está em todos os lugares. Assim, para ele, foi da água que surgiu o Universo.

Heráclito de Éfeso

Heráclito de Éfeso – Via Pinterest

Heráclito, de Éfeso: Também conhecido com o “Obscuro” e é também considerado o pai da “dialética”. Para ele, o fogo é o primeiro princípio que proporciona o Vir-a-ser, ou seja, esse constante movimento que faz as coisas surgirem e desaparecem continuamente, sem nunca ser.

Parmênides, de Eléia

Parmênides de Eléia – via Pinterest

Parmênides de Eléia: Parmênides dizia que não há movimento, pois tudo o que vemos de movimento não passa de uma ilusão. Ilusão essa causada pelos nossos sentidos. Assim, para ele, o princípio do Universo é o SER, que é imóvel, eterno e a origem de todas as coisas.

Pitágoras, de Samos

Pitágoras de Samos – Via Pinterest

Pitágoras de Samos: Para Pitágoras o primeiro princípio é o número, pois quando observamos Universo, percebemos a presença do número em todas as relações. Pitágoras é considerado o “pai da matemática”.

Empédocles de Agrigento

Empédocles de Agrigento

Empédocles de Agrigento: O princípio fundamental do Universo são os quatro elementos – terra, água, ar e fogo.

Demócrito de Abdera

Demócrito de Abdera – Via Pinterest

Demócrito de Abdera: Para ele, o início de tudo é o Átomo, do qual tudo se deriva.

Anáximandro de Mileto

Anáximandro de Mileto – Via Pinterest

Anáximandro de Mileto: O princípio de tudo é o Átomo, do qual tudo deriva.

Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes de Mileto – Via Pinteres

Anaxímenes de Mileto: A origem do Universo é o AR.

Anaxágoras de Clazômenas

Anaxágoras de Glazômenas

Anaxágoras de Clazômenas: Para Anaxágoras o princípio fundamental do Universo é o NOUS, isto é, a mente, a inteligência. As estrêlas, a Lua e o Sol são rochas, não deuses.

Enfim gente, o objetivo do post foi apenas trazer rapidamente um pouco sobre o início da Filosofia e os primeiros filósofos pré-socráticos, pois a partir deles iniciou-se uma nova forma de começar a entender o nosso Universo e os homens.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Sair da versão mobile