Ícone do site Blog da Mari Calegari

Fatos e fotos da moda de 1920 a 1930

Oi Gente

O post de hoje é sobre a história da moda no período de 1920 a 1930. Fatos e fotos que permearam esse período da história da moda. Você poderá ter uma ideia de como a moda acompanha os tempos e como as tendências de cada época são reflexos dos acontecimentos sociais…

 

Primeiramente vamos aos fatos que ocorreram nesse período. A década de 20, foi também conhecida por “os anos loucos”devido as grandes transformações ocorridas nesse período, após o término da primeira guerra mundial.

ALGUNS FATOS DESSA ÉPOCA QUE MUDARAM O MUNDO

término da primeira guerra mundial

FATOS NO BRASIL

 

E A MODA COMO SE APRESENTAVA DENTRO DE TODO ESSE CONTEXTO?

Como já foi dito por aqui no post: Fatos e fotos da moda entre 1910 a 1920,  durante a primeira guerra mundial, a altura dos vestidos já atingiam o tornozelo para que a mulher pudesse ter maior conforto e agilidade dentro de suas vestimentas.

No após guerra, na década de 20 o cumprimento sobe mais um pouco, ficando agora na altura dos joelhos e a cintura também não há mais a necessidade de ser tão apertada, como antigamente. Os vestidos começam a ser mais soltos, acompanhando assim a liberação dos movimentos femininos.

1920

Observa-se os vestidos na altura dos joelhos, e os vestidos então mais soltos ao corpo.

 

Até mesmo vestidos de noivas foram mais simplificados, sem o alto custo. “Projetado com os laços antigos para uma noiva, este era original mesmo quando novo. Com um pequeno trem de volta, ajuste relaxado e laço de qualidade de herança, o vestido encantadora seria perfeito para um casamento informal.” https://www.vintagetextile.com/new_page_27.htm

Para dançar o Charleston, “dança vigorosa popular, caracterizada por movimentos de braços e projeções laterais rápidas dos pés. Originalmente era dançada pelos negros do sul dos Estados Unidos e recebeu o nome cidade de Charleston, na Carolina do Su.,”  as jovens necessitavam de ter os vestidos e saias mais soltos e curtos, uma vez que os movimentos das pernas. 

“As mulheres agitam os vestidos curtos, de cintura baixa e muitas franjas e, ao som do charleston, balançando os longos colares de cristal ou ondulando as plumas e os leques. As mãos cruzavam e descruzavam sobre os joelhos, levemente curvados cobertos por meias de seda em tons de bege, sugerindo pernas nuas, que se encontam e se afastam, seguindo o ritmo frenético”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Charleston_(dan%C3%A7a)

Jovens com seu vestuário para o dia a dia

Dois importantes estilistas ditaram a moda nessa época, Paul Poiret e Gabrielle Bonheur Chanel.

Paul Poiret

Chanel

“O estilista Paul Poiret teve uma grande participação nisso, mas quem realmente mudou a cabeça e os guardas-roupas das mulheres da década foi Gabrielle Bonheur Chanel. Com o estilo à la garçonne inspirado por Paul Poiret, o legado de Coco Chanel perdura até hoje. Coco Chanel criou a típica mulher dos anos 1920. Suas linhas simples e peças roubadas do guarda-roupa masculino resultaram em criações atemporais, como o vestido preto básico, o conjuntinho de tweed, a combinação cardigã, blusa e saia e a primeira calça feminina, só para citar alguns.” http://www.teoriacriativa.com/para-inspirar-moda-na-decada-de-1920/

Chapéu Cloche

” O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o “cloche”, enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a “la garçonne”, como era chamado. http://almanaque.folha.uol.com.br/anos20.htm

1921

1921

 

1923

1924

1925

1925

La mode à Ascot (Grande-Bretagne), en 1925. RV-67520

1925

1926

1926

1926

1927

1928

1928

1930

Enfim gente, dá até para entender esse período da história, pós primeira guerra mundial, chamado e conhecido por anos loucos. Imaginem a vontade que as pessoas tinham de viver alegremente, de curtir os novos tempos, após  tanto sofrimento. Era chegada a hora de libertar-se de tantas amarras do passado e das perdas de uma guerra. Momento de reconstrução.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Referências: Estão inseridas no texto.

Fotos: Pinterest, Google

 

Sair da versão mobile