Ícone do site Blog da Mari Calegari

Preparar a páscoa com as crianças

Oi Gente

A Páscoa está chegando e apesar da famosa crise no nosso país, acredito que para quem tem crianças em casa, esse momento não deveria passar em branco.

As crianças, de certa forma, alguns acreditam e outros não em coelhinhos, mas a importância das comemorações desses dias não tem como negar.

Assim, pensei em fazer um post sobre o que fazer com as crianças, ou como preparar algo de forma que possa a páscoa ser um dia que fique nas lembranças das crianças, como um dia feliz.

Você já deve ter escutado dos amigos, quando reunidos, algumas histórias sobre essa época da páscoa da infância de cada um.

 Aqui no Brasil, principalmente, a Páscoa é uma data muito comemorada. Dessas histórias umas com lembranças boas, outras divertidas, outras até mesmo triste por não ter sido lembrada, ou até mesmo pelo fato dos pais não a valorizarem tanto.

Mas a verdade é que histórias sobre a Páscoa, fazem parte da vida da pessoa.  Não tem como, a não ser que a pessoa tenha vivido muito isolada da sociedade, fugir daquilo que faz parte da cultura do seu país. De uma forma ou de outra você é afetado por isso.

Quando eu era pequena, ainda tenho muito forte a lembrança desse dia. Pegávamos uma caixa de sapato, e cada um de nós eu e meus irmãos a enfeitava para esperar o coelho da Páscoa. Gente como isso era real e a gente acreditava. Dentro da caixa a gente ia cortava graminha de verdade e colocava dentro da caixa. Na minha imaginação era um ninho para que a coelha viesse e botasse o ovo e ele não quebrasse. Aí deixávamos debaixo da cama para esperar o grande dia, o dia da Páscoa, onde os coelhinhos visitavam as casas das crianças que eram comportadas e tudo o mais.

Aqui escrevendo esse post, hoje com 54 anos, essas lembranças são tão claras em minha memória. E gente, se você também teve essa graça de curtir as páscoa deve saber do que estou falando, independente da sua idade.

Quando chegava aquele tão esperado domingo e a gente acordava e olhava dentro daquele ninho, e lá tinha o famoso ovo de páscoa com algumas guloseimas mais, não tinha explicação a felicidade que a gente ficava. E o dia todo, cada criança ali não desgrudava da sua caixa, ninho do coelho, com os seus chocolates.

Depois vamos crescendo e lógico tudo isso vai passando, mas que delícia você poder se lembrar desses momentos em família, dessas datas comemorativas e poder agradecer aos nossos pais por esses cuidados e por nos proporcionarem na infância essas alegrias que nos seguem para o resto da vida.

Como mãe de três filhos, me lembro das páscoas com as crianças. Primeiramente fazia de tudo para não levá-los aos supermercados quando já começavam a colocar ovos de páscoa em exposição.

Era um momento de aproveitar a ensiná-los sobre a espera, a preparação de uma celebração e aproveitar para falar sobre regras de merecimento. Fazíamos juntos com as crianças os famosos ninhos para os coelhos de Páscoa.

O período que antecede o domingo de Páscoa é de se aproveitar para que as crianças possam aprender muito, interagir com os pais, onde cada um pode contar sobre sua infância, bem como transmitir valores familiares. 

Era interessante ver a ansiedade das crianças nessa noite, muitas vezes dificultando para gente colocar os ovos no ninho sem que eles soubessem. Na noite anterior, após as crianças irem dormir, preparava com trigo e água as famosas pegadinhas dos coelhos para que eles pudessem imaginar por onde os coelhinhos chegaram até as suas camas.

Gente se você ainda não sabe fazer isso, é muito fácil. É só fazer uma mistura de água com farinha de trigo, tipo uma colinha leve, pegue os três dedos como na foto abaixo e  coloque nessa colinha e aplique no chão, ou próximo de uma janela, ou de um muro, fazendo com que a criança perceba que o coelhinho passou por ali até chegar na sua cesta ou ninho.

E no domingo de Páscoa, lá estavam os três de pijama nos acordando com a maior festa pelo fato do coelhinho ter chegado até eles. Gente não tem momento mais lindo em família ver a alegria nos olhos dessas crianças nesse dia. Hoje ficaram as filmagens desses dias que, quando acontece da gente ver, é  muito legal.

Na semana passada eu visitei uma querida prima que hoje tem dois filhinhos, que estão nessa idade, e que graça a casa dela toda decorada já para a espera do coelhinho. Quando chegamos lá, o menor já veio mostrar tudo para gente. Esses pequenos mimos das mamães e papais serão eternizados nas memórias das crianças.

As fotos abaixo são da casa da minha prima, que já está toda decorada para esperar o coelho da páscoa com as crianças.

Olha o tapete bordado pela minha prima. Ela é  hiper caprichosa

Esse momento também pode ser muito apreciado e curtido com os vovôs e vovós. Se os papais estão na correria, quem sabe os avós possam nesse momento preparar com os netos(as) a espera da páscoa.

Pois é, os meus filhos cresceram e hoje todos adultos, ficam as lembranças dessas páscoas com eles crianças e na espera futura, não com muita pressa, dos netos (kkk). Enquanto isso a gente vai curtindo as crianças dos primos e primas da família.

Olha que ideia legal a dela. Pegou esse galho de árvore e decorou com esses motivos de páscoa. Ficou um charme. E as crianças adoram.

Embora hoje os papais que tem filhos nessa idade estejam no corre corre do dia a dia, principalmente nesse momento triste que nosso país está passando, procurem não esquecer das crianças e fantasiar um pouco nesse dia, para que também possam treinar a espera do coelhinho da páscoa, para que possam ter expectativas, esperanças. Afinal, eles terão muito tempo ainda para vir para o mundo dos adultos.

Que graça essa cenoura

Mas gente o mais importante de todo esse processo é aproveitar esse momento com as crianças e possibilitar ensiná-los sobre o valor da espera. Esperar o dia da Páscoa, esperar para receber os ovos da páscoa. Isso tudo vai refletir lá no futuro deles quando tiverem que esperar e saber lidar com esses momentos.

Estou na correria aqui que vou fazer mais uma viagem. Vou passar a páscoa com meu filhote lá no Rio Grande amado. Espero mandar notícias de lá.

Apesar do momento crítico do nosso país, dos absurdos que a gente tem que ouvir e conviver, desejo a todos vocês que essa páscoa possa nos presentear com novas perspectivas para o nosso país e nosso tão sofrido povo brasileiro.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita.  Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Saúde a todos. Uma feliz Páscoa a você e toda sua família, nesse ano de 2016 cheio de novos desafios.

Um abraço.

Sair da versão mobile