logo-Blog MAri Calegari
Visita a uma charqueada em Pelotas – RS

Visita a uma charqueada em Pelotas – RS

Tempo de leitura 2 min.

Oi gente

O post de hoje é sobre uma visita que fiz a uma charqueada, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Saiba um pouco por aqui…

image

Apesar do frio que enfrentei em Pelotas dessa vez que estive por lá, não me impediu de conhecer mais um pouco dessa cidade, pois a cada ida à Pelotas tenho a oportunidade de descobrir lugares hiper legais e gosto de dividir essas experiências com você.

image

As famosas charqueadas de Pelotas ficam nos arredores da cidade e você deverá ir de carro e, caso queira entrar em alguma delas, deverá agendar horário antecipadamente.

image

O legal desse passeio já começa pelos caminhos, que eu adoro, pois você deixa a cidade e todo o agito para tras e, mesmo sendo bem próxima ao centro urbano, você já tem a sensacão de estar desbravando novos lugares.

image

Agendamos diretamente com a proprietária a visita, a qual nos atendeu muito bem, com sua simpatia e uma boa conversa. Logo na chegada, já avistamos essa linda figueira dentro da propriedade que é de se encantar.

image

Chegando mais próximo então vai surgindo por tras das lindas árvores o local que já teve grande importância na economia de Pelotas, na produção dos famosos charques.

Mas afinal por que esse nome charqueadas? 

image

 Charqueada era o local reservado dentro da propriedade rural, onde se produzia o charque.

O charque, também conhecido com o nome de carne seca ou carne do sol. Essas diferenças de nomes estão relacionadas as formas diversas de se produzir o charque.

image

A produção do charque tradicionalmente iniciou-se no Nordeste, mas, com as seguidas secas e o aumento dos rebanhos no Rio Grande do Sul, em 1780, um cearense inicia-se a produção do primeiro charque em Pelotas, iniciando-se assim, as famosas charqueadas dessa Região.

image

Então gente,  Pelotas é uma cidade que completa esse ano 204 anos,  e a produção do charque está diretamente ligada ao desenvolvimento economico da cidade.

image

Hoje em dia, algumas dessas antigas charqueadas estão sendo usadas para eventos, pousadas, visitas turisticas. Essa, especificamente, é uma que está aberta ao público para realização de eventos, como casamentos, formaturas, jantares, etc.

image

O espaço e as paisagens são muito legais, rústicas,  com uma volta as estâncias rurais gaúchas, proporcionando aos convidados e visitantes, além da festa, conhecer um pouco sobre a história desse período da cidade.

image

image

Aqui o espaço está sendo ampliado para oferecer a oportunidade de realizar festas maiores. Observe que ao fundo passa o arroio Pelotas, com uma vista que proporciona uma leveza e relaxamento que o lugar proporciona.

image

image

Enfim gente, aqui a proprietária da charqueada, uma graça de pessoa. A propriedade é da família de seu marido e são eles, hoje, que cuidam e administram o local , mantendo assim, além da tradição da família, a história da propriedade e dessa região de Pelotas.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email