logo-Blog MAri Calegari
Tendências da Moda no Inverno alegre e colorido de 2019

Tendências da Moda no Inverno alegre e colorido de 2019

Tempo de leitura 8 min.

Oi Gente

Embora você já deve estar bem a par do que vem de tendências para esse inverno de 2019, achei legal trazer algumas coisas que andei pesquisando sobre esse assunto, nesse ano de 2019. Saiba um pouco por aqui…

 

O que é Tendência em Moda?

As vezes a gente utiliza nomes e conceitos sem nem entender muito o que significa e dessa vez resolvi saber um pouco a respeito do que significa, no mundo da moda, essa palavra tendência, até porque sou apenas uma curiosa nesses assuntos que acho hiper legal.

Segundo o Dicionário Ilustrado de Moda, a definição de tendência é “direção geral para a qual algo se movimenta ou evolui. Na moda, uma tendência pode ser um estilo, uma cor, uma estampa ou uma padronagem que começa a ganhar aceitação ou adoção ampla”.

“Os caçadores de tendências, ou coolhuntters, conseguem antever o que um grupo ou uma grande maioria de pessoas estão aspirando, o que elas desejarão num futuro próximo. Essas novidades são apresentadas primeiramente num bureaux de estilo para que profissionais especializados de diversas áreas possam trabalhar seus respectivos produtos.”

“As Macro Tendências são super importantes de serem analisadas, porque estas referencias são as principais, aquelas que irão indicar o caminho a ser trilhado na Estação. Assim, essas tendências serão mostradas, em primeira mão, nas mais diversas feiras dos mais variados segmentos como a Semana de Moda de Paris, a SPFW, Feira de Design de Milão, Casa Cor de São Paulo, Salão do Automóvel de São Paulo, etc.”

É lógico que as tendências da moda  partem de estudos de comportamentos, trabalhos, desfiles realizados por estilistas e profissionais que dedicam a essa arte. Falando em tendências, achei bem legal um blog que traz várias imagens das tendências da Street Style no outono e inverno 2019/2020.

Embora as fotos estejam com pessoas mais jovens e, nem sempre é o melhor para a nossa idade, dá para se ter uma ideia das cores e das tendências para dar um toque de modernidade e, quem sabe, se inspirar usando a sua criatividade para compor looks, até com peças que você já tenha em seu guarda roupa.

Nessa última viagem que fiz a  Paris,  visitei a Galeries Lafayette e  veja por aqui   o que vi por lá em relação ao inverno.  

Pesquisando um pouco aqui e ali, a gente chega a conclusão que a moda é realmente aquilo que você curte e cada um faz a sua. 

Nós, que já passamos dos cinquenta, pelo menos é o que ouço de muita gente nessa fase de idade, o conforto é algo que se prioriza, quanto o assunto é vestuário, não é mesmo?

Sendo assim, procurei alguns looks que reunissem um pouco da tendência do inverno/2019, com esse toque de conforto como prioridade. Afinal, depois dos cinquenta o que mais se quer é curtir essa fase da forma mais agradável possível.

Infelizmente, nem sempre, encontramos pessoas da nossa idade com looks que retratem as tendências da moda, mas acredito que, aos poucos a indústria do vestuário já está melhorando nesse quesito.  Sendo assim, as fotos abaixo, possivelmente estarão com modelos mais jovens. ok?

Tendências inverno 2019

Looks monocromáticos

Quando se fala em monocromático, não precisa necessariamente ser peças idênticas, você poderá escolher uma cor que lhe agrade e compor com texturas diferentes, bem como com tons sobre tons. A vantagem dessa composição é que colabora, um pouco (kkk), lembrando que não faz milagre, para diminuir a silhueta.

 

 

 

 

 Animal Print 

Esse ano parece que os animais resolveram sair das jaulas kkk, mas na verdade eles estão aí divertindo a moda, seja na pele de onça, zebra ou cobra, elas vem nesse inverno com tudo. Acho muito interessante mas, ao mesmo tempo, é preciso saber compor um look legal, senão fala a verdade gente….

 

Nesse caso acima, por exemplo, o look está legal, monocromático, confortável e na tendência desse ano, porém,  eu escolheria ou o casaco ou a sapatilha. Não sou da área da moda, mas com esses bichos (kkk) acho que tem que saber usar. Não sei se concordam comigo, as vezes menos é mais e, nem sempre, o que é tendência em moda fica bem para todos. Mas, se você gostou e está bem, vá em frente.

 

Essa foto acima é de uma blogueira da nossa idade espanhola, Carmem,  já falei sobre ela por aqui e recebi dela um email muito carinhoso. Uma graça.

Gosto muito desse animal print em alguns detalhes do look. Talvez para quem não goste muito dessa tendência, por que não usar em pequenas proporções como nos sapatos apenas, ou alguma bolsa ou ainda algum lenço de onça. Já fiz um post por aqui. e, ainda, continua charmosos os looks com eles.

 

 

 O seu velho Blazer

Lendo a Vogue desse mês de maio, vejo uma reportagem “Winter is coming” e com uma foto que nos lembram os nossos amigos blazers que, aposto, que você deve ter algum de longo tempo em seu guarda-roupa, e é hora de aproveitá-lo. Veja o que diz sobre ele, na revista.

“Desmembre o terno e use apenas o blazer como base para uma produção em clima “bon chic, bon genre”, com sala de pregas e lenço amarrado em torno do pescoço. A estética vintage e conservadora foi resgatada por Hedi Slimane no mais recente desfile da Celine e promete tomar conta da moda na próxima estação”. É olhando as tendências desse ano, a gente retorna aos nossos anos 80, é uma releitura daquilo que vivenciamos na nossa juventude.

  O Xadrez Tartan

Outra tendência é o xadrez que continua esse ano. Ele vem mais voltado para o estilo escocês, esse xadrez com uns quadrados maiores e nas diversas padronagens. Eu gosto muito do vermelho mesmo, acho um charme.

Pesquisando por aqui, achei legal esse blog que leva o nome de Tartan. Tenho um carinho especial pela Escócia, pelo fato de ter morado um tempo por lá e, acho uma graça a variedade de tonalidades de Xadrez que existem por lá.

 

 

Sinceramente, não sei dizer se eu teria coragem de usar uma calça como as da foto, mas alguns detalhes curto bastante, como o cachecol, por exemplo.

Essa foto acima, coloquei aqui para dizer que adoro esse tipo de xadrez e me lembrei que tenho um colete bem quentinho, leve e prático que já usei sem saber que estava na tendência desse ano, até porque ele já tem um tempinho que está comigo. 

Lembrando que para esse ano de 2019, a tendência tartan não se restringe ao típico vermelho escocês, mas novas tonalidades de Tartan estarão presentes. Aproveite para se inspirar. Já fiz um post por aqui sobre o uso do tartan na decoração, acho uma graça.

 Roupas em Camadas

De acordo com a reportagem da Vogue,  outra tendência é o doudoune em versões oversized. Mas o que é esse doudoune?  É aquele casaco em tamanhos diferentes, jaquetas em náilon. Veja o que dizem a respeito: ” Em versões oversized e até coloridas e estampadas, o doudoune foi o casaco – chave dos recentes desfiles internacionais para o inverno 2019/2010 – e é o complemento perfeito para finalizar o styling de jaquetas de náilon empilhadas que ganhou as ruas após surgir na passarela da Balenciaga“.  

 

 

Cores predominantes

O que é legal nesse mundo da moda é todo o movimento que está por traz de cada nova estação, quantos empregos envolvidos, quantos profissionais se movimentando para chegar até o consumidor final novidades a cada estação. Adoro esse mundo das cores, como elas fazem a diferença em nosso olhar e em tudo que podemos visualizar. Já comentei sobre algumas delas por aqui no blog: 

10 dicas sobre mistura de cores na sua decoração

10 Curiosidades sobre a cor Azul

Você gosta da cor amarela?

Você gosta da cor vermelha?

Você gosta da cor preta?

Van Gogh – Resumo biografia e sua preferência pela cor amarela

Você já ouviu falar de Beatriz Milhazes?

Os tons terrosos. Do marrom forte as O marron que muitos dizem ser triste está com tudo nessa estação.

A Pantone Color Institute é a responsável por criar o estudo de tendências de cores  a cada ano e “o estudo desta estação aponta para as 12 top cores de destaque, assim como as 4 neutras clássicas renovadas, cores que esperamos ver nos desfiles dos designers na medida em que lançam as suas novas coleções de Outuno/Inverno 2019/2020. 

Que inverno diferente, com cores mais vibrantes, que inspiram ousadia, confiança e fortaleza, de acordo com a Pantone, essa variedade de cores “sugere uma sede de libertação e um desejo de perceber nossas próprias identidades únicas e individualizadas”.

Vestido Chilli Pepper

Biking Red

Mistura de cores fortes como vermelho com laranja

Neste site aqui, achei bem legal algumas opções com cada uma das cores da Pantone.

 

Você vai observar a tendência dessas cores nos vestuários, sapatos e decoração. Adoro esse verde.

 

 

 

Então gente, acima coloquei alguns exemplos, porque as tendências das cores de cada estação vale para outras áreas que não somente o vestuário, mas também nos acessórios, maquiagem e decoração.

O Amarelo também está em alta nessa estação. Pelo menos, nessa última viagem que fiz a Paris, nesse inverno de 2019, observei bastante o uso dessa cor. Veja aqui

É realmente uma tendência diferente daquelas que estamos acostumadas a ver, pois o colorido veio com tudo. Achei isso fantástico, pois o inverno já é um pouco mais sombrio, sem flores, as pessoas ficam mais reclusas e nada melhor do que usar as tendências da moda para poder colorir e quebrar um pouco desse paradigma das cores mais sóbrias e tradicionais no inverno.

 

 

 

 

Casacos e coletes de pelos sintéticos

Nada mais fora de moda do que usar esses casacos com pelo de animais, principalmente em uma época onde verificamos tanto trabalho de conscientização para proteger nossos animais que, assim com nós, também tem seu espaço na natureza. 

Porém, a beleza dos pelos continuam nas tendências da moda, onde uns chamam de pelos sintéticos e outros de pele fake. Não posso garantir, não sou especialista, mas acho que é a mesma coisa. Se não for, fiquem a vontade para me corrigir.

 

Ele será muito usado com jeans

 

Sapatos e Bolsas

Escrevendo aqui, comecei a rir de mim mesma, pois adoro sapatos e sabe como são os brasileiros que não perdoam né? Olha a maldade (kkkk) dizem que,  quem gosta muito de sapatos, geralmente somos nós os gordinhos, pois já que não se acha os números de roupas que se quer, então acabam adquirindo os sapatos. Não concordo com isso, pois sempre amei sapatos mesmo pesando 49 quilos na juventude.

Vamos lá para as tendências então dos sapatos e das bolsas.

Botas western ou botas de cowboy

É incrível como a moda vai e volta. Quem da nossa idade que nunca usou uma bota de cowboy. Eu particularmente acho uma graça e são mais larguinhas no cano da bota, dando a impressão de pernas mais finas. Há quem goste e outras nem tanto. As de cano curto são mais fáceis para compor um look. Mas todos os tamanhos estão valendo.

 

 

 

 

 

 

Os mules 

Já comentei por aqui no blog que nós, brasileiros e brasileiras, não podemos reclamar quando o assunto é sapato, pois somos realimente privilegiados e para quem gosta de sapatos sem saltos, assim como eu, já fiz um post por aqui.

 

Que delícia usar esse tipo de calçado e ele vai bem em todas as idades, com calças, saias e vestidos. Achei uma graça, algumas que estão por ai nas vitrines bordadas e em cores diferentes como o verde escuro por exemplo. Acredito que nas regiões mais quentes do Brasil, onde o inverno não é como no sul, essa opção é tudo de bom.

Dad Senarks – Tenis do Papai

São esses tênis grandão que geralmente são usados com calças com pernas mais sequinhas e/ou com saia e vestido, até para manter um pouco pelo menos da feminilidade. Na realidade tem quem adore e que não. Eu, falar a verdade, não gosto muito. Já que temos muitas outras opções com mais conforto. Mas como a moda, cada um faz a sua, essa é uma tendência também nesse inverno.

 

Continuam os outros tipos de botas, como a bota coturno com vestidos, as demais cano curto, as sapatilhas clássicas, animal print e coloridas  para acompanhar a moda desse inverno 2019.

Bolsas

As bolsas, nossas companheiras eternas (kkk). É difícil em uma roda de mulher achar alguma que diga não ligo para bolsa, porque elas fazem a diferença em um look e, acima de tudo, o que uma bolsa de mulher carrega (kkk), fala a verdade e imaginar sem elas é difícil mesmo.

As tendências nesse inverno são as bolsas de vários tamanhos, com um destaque para aquele modelo que parece duas bolsas em uma, cujo nome é double bag. Quem sabe assim as nossas bolsas possam estar um pouco mais organizada. 

Observe na foto abaixo.

 

 

 

Lembrando que as cores do inverno também estarão nas bolsas e sapatos.

Mãe e filha (Consuelo e Constanza Pascolato)  exemplos de looks com algumas das tendências citadas por aqui.

Acho que é por isso que curto esse assunto da moda, pois cada vez mais ela está se abrindo nesse sentido de que a moda é não ter moda, ou seja, cada um com suas escolhas diante de tantas opções que o mercado oferece, pode se dar o privilégio para criar o seu próprio estilo

Com tantas opções de cores para se inspirar, é hora de cada um escolher aquela que mais se identifica em cada situação, marcando seu próprio estilo. Adorei esse colorido do inverno que poderá atender a todas as idades e transformar esses invernos mais cinzentos em algo um pouco mais divertido.

Enfim, que as tendências da moda no inverno alegre e colorido de 2019 possa nos servir de inspiração para dar uma atualizada no visual, podendo de certa forma brincar um pouco com a criação dos looks que agradam a cada uma de nós.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email