logo-Blog MAri Calegari

Retrospectiva 2020. Um ano A

Tempo de leitura 13 min.

Oi Gente

Mais um ano que se chega ao fim e que ano não é mesmo? Um ano, com A maiúsculo. Desses que ficarão marcados para sempre na história da humanidade.

Ano novo: saiba como organizar seus planos para 2020 - ESHOJE

Resolvi dar esse título ao meu post, porque esse A, podemos pensar muito sobre ele, ou seja, um ano Atípico, um A de primeiro de todos os outros que já vivenciamos, um A de anormal, um A de aversivo, um A de anulado, se caso pudéssemos apagá-lo em nossas vidas.

Ao finalizar 2019, como é de costume em todos os países, novos planos, novos projetos, novos ideais e a crença e espera sempre de um ano melhor. Assim entramos em 2020, acreditando que seria um ano bom.

Mas, 2020 um ano começado com a letra A, veio para nos mostrar que realmente do futuro não sabemos nada e de colocar cada um de nós no vazio real das incertezas, da falta de controle e nos mostrar o quão podemos ser tão fragilizados diante de um inimigo incomum.

Um ano realmente de testes e mais testes, não falo dos testes do Covid-19 que até eles quantos falsos-negativos foram apresentados a inúmeras pessoas, mas digo dos testes de capacidade de cada um de nós, individualmente, em ter que lidar com tudo o que nos atingiu esse ano. Um ano que tivemos que pensar coletivamente, porém lidar com os desafios psíquicos individualmente.

Vamos lá tentar relembrar um pouco, esse ano A, que nos fez questionar sobre todas as poucas certezas que alguns pensavam em ter.

janeiro de 2020

1- As tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Irã, com potenciais países com armas nucleares, fazendo com que pensássemos em uma possível Terceira Guerra Mundial;

Incêndios na Austrália mataram ao menos meio bilhão de animais, diz estudo  - 03/01/2020 - UOL Notícias
Desde o início dos incêndios na Austrália em setembro, 23 pessoas morreram e mais de 1,5 mil casas foram atingidas

2- Na Austrália, praticamente, todos seus estados apresentaram temperaturas acima de 40 graus, acontecendo grandes incêndios das florestas desse país, chamando a atenção mundial para as questões climáticas.

água
via blog.enem.com.br

3- A falta de abastecimento de água no Rio de Janeiro e, quando tinha água, era uma água turva e “a suspeita da causa disso tudo é a presença de uma substância chamada geosmina, um composto orgânico produzido por cianobactérias. Tais bactérias se alimentam de matéria orgânica, como algas ou coliformes fecais, e esse metabolismo gera a geosmina.”

4- O coranavírus já era noticia na China, porém com o nome de “pneumonia de causa desconhecida na China” e Brasil já solicita esclarecimentos a OMS (Organização Mundial da Saúde).

5- Em 09 de janeiro é divulgado o código genético do Coronavirus na China

fevereiro de 2020

1- O mês inicia com a greve dos petroleiros que durou 20 dias.

Parasita': por que o filme sul-coreano está fazendo história em Hollywood |  Oscar 2020 | G1

2- O filme Parasita foi quem levou o Oscar de melhor filme do ano, do Diretor sul Coreano Boom Joon-Ho.

3- Congresso aprova no início do mês Lei sobre quarentena.

4- Brasil realiza a missão de trazer 34 brasileiros que estavam na cidade de Wuhan.

Resultado do Carnaval 2020 - Rio de Janeiro | Setor 1

5- Após 23 anos, a Unidos de Viradouros foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.

6- A Casa Civil e o Ministério da Cidadania, dois postos importantes do nosso governo, sofreram alterações em seus comandos. “O Deputado licenciado Onyx Lorenzoni, até então o chefe da Casa Civil, substitui o também deputado federal Osmar Terra no Ministério da Cidadania.

7- No dia 10 de fevereiro, os Estados Unidos publicou uma alteração para o status do Brasil, bem como de outros 24 países, de país em desenvolvimento para país desenvolvido.

Lula divulga vídeo de encontro com o papa Francisco; assista | Poder360

8- No dia 13 de fevereiro, acontece o encontro entre o Papa Francisco e Lula, na Itália.

Motim de policiais em 2020 no Ceará tem 37% mais assassinatos do que  paralisação de 2012 | Ceará | G1

9- Em 18 de fevereiro, a Polícia Militar do Ceará iniciou uma paralização que durou até o final do mês, agravando a segurança Pública no Estado.

10- Em 26 de fevereiro, é confirmado o primeiro caso de Coronavírus, em São Paulo. Um homem de 61 anos que havia estado na região da Lombardia, na Itália.

março 2020

O mês de março já começa mais tenso, com o aumento do coronavírus no Brasil e os desafios de reinventar uma nova forma de viver em diversos países do globo terrestre. Ou seja, parece que o mundo deu uma sacudida e virou de de ponta cabeça.

01- No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde, divulga a pandemia de Coronavírus.

Primeira morte por covid-19 no Brasil aconteceu em 12 de março | Agência  Brasil

02- Dia 12 de março, acontece a primeira morte por Covid-19 no Brasil. Trata-se de uma senhora de 57 anos.

Coronavírus e os desafios das redes estaduais de educação | Escola  Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

03- Após a constatação de novos casos, escolas e cursinhos começam a fechar e inicia-se o ensino on-line. Os desafios das famílias em se adaptar em suas casas, onde uma grande maioria sem acesso a internet e computadores adequados para adaptar seus filhos. Os professores, sem treinamento adequado, tiveram que expor a privacidade de suas casas e tentar se adaptar a nova forma de ensino.

04- Há o aumento também de casos de sarampo no nosso país, talvez pela falta de aderência e credibilidade nas vacinas. Além de continuar o combate a dengue.

05- A mídia divulga diariamente os aumentos de casos de coranavírus e mortes no Brasil e demais países do mundo.

06- Os efeitos da pandemia começa a afetar a economia global.

07- Em 20 de março, foi decretado o estado de calamidade pública no Brasil, onde o governo pode aumentar os gastos públicos, com a finalidade de investir nos Sistemas de Saúde e em benefícios emergenciais para os trabalhadores e empresários, devido a pandemia.

08- Em 24 de março, fica oficialmente transferida as Olimpíadas que seria realizada no Japão, para o próximo ano de 2021, devido a pandemia.

09- O Brasil fecha suas fronteiras terrestres com os vizinhos e, no dia 27 de março, também ocorre o fechamento das fronteiras aéreas para os estrangeiros. Medidas para conter a pandemia do Covid-19.

abril 2020

Com a campanha fique em casa, devido a pandemia de Covid-19, o mês de abril inicia-se com muitos brasileiros preocupados com sua forma de obtenção de renda. Em alguns setores os efeitos desastrosos foram maiores que os outros, principalmente para trabalhadores autônomos e alguns tipos de prestadores de serviços.

Calendário da 9ª e última parcela do Auxílio Emergencial em dezembro; veja  datas | Seropédica Online

01- Foi publicado no dia 02 no diário oficial o auxilio emergencial de 600 reais para atender a população que viram seus empregos e forma de renda sendo devastada pela pandemia.

02- Dois ministros, considerados importantes e de “confiança” do povo, foram afastados de seus cargos: Ministro Mandetta da Saúde, em plena pandemia e mais tarde o Ministro Sergio Moro.

03- Em 02 de abril, o mundo já contabilizava mais de 1 milhão de pessoas infectadas com o Coronavírus, fazendo que cada país tomasse as providencias que achava melhor naquele momento para evitar maiores propagações.

Coreia do Norte: Kim Jong-un reaparece em público para homenagear avô |  Jovem Pan
Presidente da Coreia do Norte – Kin Jong-un

04- As notícias de que o Presidente da Coreia do Norte havia morrido de uma possível cirurgia do Coração, porém foram apenas boatos.

Cantor e guitarrista Moraes Moreira morre aos 72 anos |

05- Dia 13 de abril, o povo brasileiro fica surpreso com a notícia da morte do cantor e compositor baiano Moraes Moreira, aos 72 anos de infarto.

06- Dia 14 de abril, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que não repassaria mais verbas temporariamente a OMS (Organização Mundial da Saúde. “Os repasses chegavam a casa dos 58 milhões de dólares, de acordo com o Presidente.

07- Estados Unidos e China entra em discordâncias quanto a pandemia, sobre a omissão da China sobre o Vírus.

08- A Páscoa, devido ao isolamento social, foi celebrada via virtual com as Igrejas transmitindo ao vivo as celebrações e o comércio de ovos de páscoa tiveram que se adaptar rapidamente com os pedidos virtuais e entregas delivery.

Coronavírus: 8 recados sobre as novas projeções do Ministério da Saúde |  Veja Saúde

09- Em 30 de abril, o Brasil encerra o mês com 87.187 casos confirmados de infectados pelo Coronavírus com 6.006 mortes.

10- Observa-se desencontro de informações e a corrida para divulgar a sociedade campanhas de controle ao Coronavírus.

maio 2020

Os países europeus e Estados Unidos registram um aumento rápido dos casos de Coronavírus, sendo a Italia, um dos países mais afetados a sofrer com o número de mortes.

Itália prorroga isolamento até 2 de maio | Poder360

01 – Itália registra a cada dia maior número de mortes, sendo obrigada a continuar com o isolamento social.

02 -O primeiro de maio, dia do trabalhador, onde é costume observar reivindicações de melhorias de trabalho, se vê diante do medo da perda do emprego, da diminuição de salário e da possibilidade de perdas de direitos adquiridos com tantos anos de luta.

03 -Em 15 de maio, mais uma vez é trocado o ministro da saúde, em plena pandemia. Nelson Teich ficou menos de um mês no ministério e por desentendimento com o presidente, sobre o uso da cloroquina, flexibilização do isolamento social e as definições sobre a ampliação das atividades essenciais.

Uso de máscara passa ser obrigatório a partir de hoje em Florianópolis |  Agência Brasil

04- O uso da internet aumentando a cada dia, em busca de notícias sobre todos os assuntos mundiais e nacionais. Um dos dias mais movimentados na rede foi em 19 de maio, quando o Brasil anuncia mais de 1000 mortes diárias, o decreto sobre obrigatoriedade do uso de máscara e o feriado prolongado em São Paulo.

O domingo de atos pró-Bolsonaro em todo o país | VEJA

05- Acontecem as manifestações populares em apoio ao presidente Bolsonaro, bem como dos contra o presidente.

06- Em 25 de maio, Estados Unidos anuncia o rompimento de relações com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

07 – Brasil já é o terceiro país com maior número de mortes pela Covid-19, só perdendo para o Reino Unido e Estados Unidos.

08- No dia 25 de maio, acontece a morte de Georg Floyd, um negro americano que foi morto brutalmente asfixiado em Minnesota, após o joelho do policial ficar 9 minutos sobre o rapaz e mesmo a vítima falando que não conseguia respirar. O vídeo viralizou na internet e colocou os protestos em vários países do mundo sobre o racismo, desigualdades sociais e violência policial.

09- Os ciberataques (ataques cibernéticos) aumentaram durante a pandemia e o aumento de fake-news sendo um assunto de debate para conter essa situação.

10- Notícias das fraudes encontradas por todos os cantos do país, com relação ao auxiliar emergencial de 600,00 reais.

11- O ator Flavio Migliaccio morreu nesse mês, aos 85 anos. No dia 04 de maior foi encontrado morto em seu sítio.

junho 2020

01 -09/06 – Estudo da Universidade da Harvard comenta que o Coronavírus começou a circular na China em agosto de 2019.

02- Brasil já atinge 38.000 mortes pelo vírus de Coronavírus e há a batalha pela flexibilização que começa em São Paulo e Rio de Janeiro.

Trump faz primeiro comício desde início da pandemia | Eleições nos EUA 2020  | G1

03- Nos Estados Unidos, Trump durante a pandemia começa a corrida pela reeleição dos Estados Unidos. Uma das cartas de Trump era a empregabilidade dos americanos e que a pandemia contribui para que as taxas de desemprego aumentassem ligeiramente no país.

04- Polícia Federal começa a investigação em alguns estados sobre compras irregulares de máscaras e materiais médicos para o combate a Covid-19.

05- Os reflexos da Covid-19 atingem as pequenas empresas na sua grande maioria (94,8% do total) e o setor de serviços é outro segmento (55,6%) a sofrer os efeitos desastrosos da Covid-19 na economia.

O teletrabalho continuará crescendo após a pandemia? Por quê? - iZap  Softworks

06- Devido a pandemia há a necessidade do teletrabalho ou home-office, porém 42% das empresas não estavam preparadas para essa nova modalidade e apenas 24% ofereceram segurança nesse tipo de ferramenta, para evitar os ataques cibernéticos.

07- A nova forma de trabalho e estudo de forma remota, como foi o caso do Zoom, a ferramenta de videoconferências passou de 10 milhões de usuários em dezembro para 200 milhões em março de 2020. Os criminosos da internet aproveitou para espalhar malware, onde os usuários acabavam baixando versões falsas da ferramenta.

julho 2020

01- O mês de julho foi um mês terrível em relação ao número de mortes por covid-19 em nosso país. Com quase 33 mil vítimas. São Paulo foi o Estado mais atingido.

02- O Instituto Butantan começa a ofercer testes grátis da doença respiratória em São Paulo.

03 – A Universidade Johns Hopkins anuncia que o número de casos no mundo se aproxima de 18 milhões, com mais de 681 mortes.

A economia global, cada vez mais pesada | FUNVERDE

04- O PIB dos Estados Unidos contraiu 32,9% no segundo trimestre, a maior queda registrada na história do país.

05- Já a China, seu PIB foi positivo nesse segundo trimestre, com alta de 3,2%, ultrapassando as expectativas de 2,4% e superando a queda que houve no 6,8%. primeiro trimestre.

Brasil cria 43 mil vagas de emprego formal em julho | Economia | G1

06- No Brasil ao final de junho, foram destruídos em torno de 1,4 milhão de postos de trabalho formais. Com a flexibilização, começa timidamente a retomada das admissões.

Focos de queimadas na Amazônia em junho foram os maiores para o mês nos  últimos 13 anos, diz Inpe | Natureza | G1

07- Não bastasse os problemas enfrentado pelo país em relação a pandemia no mês de julho, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou na região amazônica 6.803 incêndios, uma aumento de 28% em relação aos registros do ano de 2019.

Acervo / Estadão

08- Morreu no dia 05 de julho, Martha Rocha, a primeira Miss Brasil.

agosto 2020

01- No dia 11 de agosto, no Ministério da Economia, dois secretários deixaram o cargo: Salim Mattar, secretário especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados e Paulo Ubel, secretário especial de desburocratização, Gestão e Governo Digital.

MPF defende manutenção do afastamento do governador Wilson Witzel

02- Nesse mês, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, por investigação de atos de corrupção em contratos públicos do Rio de Janeiro.

Forte explosão atinge porto de Beirute e deixa dezenas de mortos - Mundo -  iG

03 -No início desse mês, dia 04 de agosto, ocorreu em Beirute, capital do Líbano, uma grande explosão. A imagem da explosão foi noticiada em todos os jornais, onde o impacto da explosão foi sentido a vários quilômetros de distância, deixando a população assustada com milhares de feridos e um número considerável de mortos.

04- A Russia anuncia o início da produção de uma vacina contra a Covid-19, com o nome de Sputnik V. Isso ocorreu no dia 15 de agosto, porém a vacina continuava em fase de testes.

Incêndios no Pantanal aumentam 210% em 2020, diz Inpe - ISTOÉ Independente

05- Incêndios no pantanal, também nesse ano, apresentou um aumento de 210% em relação aos anos anteriores. Um recorde histórico em 22 anos.

06- Dólar passou de 5,60, fechando o mês com um nível maior que os tres meses anteriores. A bolsa, apesar das oscilações, fechou perto da estabilidade.

07- Algumas companhias aéreas retomam os vôos internacionais para o Brasil, dando alguma luz para o setor do turismo, muito afetado com a pandemia. As companhias aéreas foi um setor hiper afetado pela pandemia.

Praias do Rio lotam mesmo com proibição por covid-19

08 – As praias brasileiras no final de agosto, apesar da pandemia, apresentam quantidade enorme de banhistas mesmo com as restrições da Covid-19.

09 – O Brasil fecha o mês de agosto com o registro oficial de 121.381 mortes, sendo que em torno de 29.000 ocorreram nesse mês de agosto.

setembro 2020

Assim, chegamos o mês de setembro, já não sabendo mais em qual mídia acreditar de tantas fake-news e de notícias tendenciosas devido as brigas políticas. O povo brasileiro tendo que assistir esse desrespeito com a população já tão sofrida com a Pandemia, perda de emprego e instabilidade econômica.

(Brasília – DF, 10/09/2020) Sessão Solene de Posse dos Senhores Ministros Luiz Fux e Rosa Weber nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. Foto: Marcos Corrêa/PR

01- Luiz Fux, 67 anos, no dia 10 de setembro, tomou posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e, também, do CNJ (Conselho Nacional da Justiça), tendo como sua vice a ministra Rosa Weber.

02- Nesse mês de setembro, 29 de setembro, o mundo contabilizou 1 milhão de mortes pelo Covid-19. desde o início da Pandemia.

Pandemia leva ONU à primeira Assembleia Geral virtual com líderes  internacionais | ONU News

03- A Assembleia Geral da ONU aconteceu nesse mês e por conta da pandemia, pela primeira vez na história, ela foi feita de modo virtual. O Brasil, como é de costume, foi o primeiro a discursar pelo nosso presidente Jair Bolsonaro.

04- Ocorreu a 72ª edição do Emmy Awards, onde premia os melhores programas de televisão nos Estados Unidos, nos horários nobres. A cerimônia também foi realizada de forma virtual e Schitt’s Creek ganhou 7 prêmios, a Watchmen, levou 11 prêmios, na categoria minissérie e a Comédia Succession, levou 5 prêmios.

05- Em 30 de setembro aconteceu o primeiro debate entre os candidatos ao futuro presidente dos Estados Unidos: Donald Trump do partido republicano e Joe Biden que foi o vice de Obama, do partido democrata. Foi considerado um dos debates mais tensos dos Estados Unidos.

06- O Brasil fechou o mês com 143 mil mortes pela Covid-19.

07- O consórcio formado pela Vivo, Claro e Tim acertou com a OI a compra pelo valor de 16,5 bilhões, porém por estar em recuperação judicial a OI não pode concluir a negociação devido a ter a necessidade de leiloar os ativos.

outubro 2020

01- No mês de outubro a pandemia continua com os números alarmantes e no dia 24 desse mês, de acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), a nova onda de Covid-19 na Europa fez com os números de novas infecções em apenas 24 horas batesse o seu recorde de 468.409 novas infecções.

Renata Jubran / Estadão

02- Morreu no dia 09 de outubro, aos 77 anos, o ator Cecil Thiré, filho de Tônia Carrero.

Assassino de professor francês estava em contato com extremista na Síria

03- Samuel Paty, professor Frances, foi decapitado no suburbio em Paris, no dia 16 de outubro. Conforme noticiado, o professor lecionava história e geografia e havia mostrado alguns cartuns satirizando o profeta Maomé aos seus alunos.

Caso Robinho: Jogador pode cumprir pena Brasil se condenado outra vez

04- O jogador Robinho foi acusado de cometer estupro na Itália. “A corte de apelação de Milão confirmou nessa quinta-feira, 10, a condenação do atacante Robinho pelo crime sexual em grupo contra uma jovem albanesa, ocorrido em 22 de janeiro de 2013…” Leia mais em: https://veja.abril.com.br/placar/justica-italiana-confirma-condenacao-de-robinho-por-violencia-sexual/

05- Doentes que se recuperam da Covid-19, após um longo período e alguns continuam com sequelas por vários meses. Um vírus que atua de diferentes formas em cada organismo.

06- No dia 26 de outubro, a Nasa divulgou a descoberta de água no lado iluminado da superfície da Lua. Até então os cientistas somente tinham visto água no estado sólido e em regiões escuras da lua.

Arquivos plebiscito no chile - Rede Brasil Atual

07- No Chile a população decidiu, por meio de plebiscito, que o país terá uma nova Constituição. Com essa decisão, os chilenos acreditam que a antiga constituição do ditador Pinochet seja extinta.

08- Pandemia elimina 12 milhões de empregos e desemprego vai a 14,4% e analistas veem piora com o fim de socorro do governo.

09- A nova onda da pandemia com lockdowns é uma ameaça de recuperação global. Se repetir o que aconteceu no segundo trimestre, “a queda nos gastos e nas contratações poderá tirar a recuperação dos trilhos”.

10- O prêmio Nobel de Medicina foi dividido entre Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice pela descoberta do vírus da hepatite C.

Forte terremoto atinge Mar Egeu, Turquia e Grécia - Click Guarulhos

11 – Aconteceu no dia 30 de outubro, na Ilha Samos, na Grécia e na cidade de Izmir, na Turquia, um terremoto, com abalo de 6,6 na escala Richter, o que significa um terremoto grave.

Jack Guez / AFP

12- No dia 31 de outubro, aos 90 anos, morreu o ator Sean Connery.

novembro 2020

Cantora Vanusa morre aos 73 anos em casa de repouso em Santos - Música -  Extra Online

01- No dia 08 de novembro, morre a cantora Vanusa, aos 73 anos.

02- As eleições municipais desse ano de 2000 foram alteradas as datas, devido a pandemia de coronavírus. O calendário original era para ser realizada as eleições no primeiro turno no dia 04 de outubro e a do segundo turno em 25 de outubro e assim as novas datas das eleições passaram para: dia 15 de novembro, no primeiro turno e nas cidades onde necessitou o segundo turno, dia 29 de novembro.

03- No dia 19 de novembro o Brasil registrava mais de 700 mortes, em 24 horas, pela Covid-19, uma alta maior registrada desde o mês de maio. Treze estados apresentaram alta na média móvel de mortes, demonstrando uma tendência alta para os próximos meses.

Record TV / Divulgação

04 – No dia 18 de novembro, morreu o ato Jonas Mello, aos 83 anos.

RedeTV! / Divulgação

05- Dia 24 de novembro, morre aos 69 anos, Fernando Vanucci, jornalista esportivo.

Diego Maradona morre: História do craque poderia ser reality show

06- No dia 25 de novembro, aos 60 anos, morre Diego Maradona, um dos melhores jogadores de futebol mundial. Tinha duas filhas e ultimamente com testes de DNA foram registrados mais 10 filhos, porem apenas 05 deles até sua morte tinha sido reconhecidos.

O povo Yanomami está contaminado por mercúrio do garimpo | ISA - Instituto  Socioambiental

07 – A pandemia de Coronavírus avançou em 250% em três meses, nas Terras Indígena Yanomami, onde um a cada três moradores da região pode ter sido contaminado, segundo relatório de pesquisadores e líderes Yanomami.

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden

08- O democrata Joe Biden ganha as eleições nos Estados Unidos, uma das mais disputadas naquele país.

09- Novembro foi o mês do novembro azul, para pensar e conscientizar os homens para questão séria do câncer de próstata.

10- O mês de novembro desse ano foi considerado o mês mais quente já registrado no mundo, segundo anunciado pelo programa europeu Copernicus sobre a mudança climática.

dezembro 2020

01 -Chegamos ao último mês desse terrível ano de 2020, tendo que conviver com a pandemia do Covid-19, limitando as famílias de se reunirem como de costume nas festas de final de Ano, principalmente Natal.

A morte foi confirmada por amigos próximos por volta da meia-noite desta segunda para terça-feira, por meio de publicações nas redes sociais

02- A covid-19 continua fazendo vítimas por todos os cantos do país e alguns mais conhecidos do público brasileiro, como foi o caso do ator Eduardo Galvão, com apenas 58 anos, no dia 07 de dezembro, após uma semana de internamento hospitalar.

Paulinho, vocalista do Roupa Nova, é internado com Covid-19 no Rio - Gente  - Jornal VS

03 – O vocalista do Roupa Nova, Paulo Cesar Santos, mais conhecido como Paulinho, com 68 anos foi outra vítima do Covid-19 no dia 14/12.

Nicette Bruno morre após complicações de covid

04- Dia 20/12 morre a atriz Nicette Bruno aos 87 anos de Covid-19.

05 -No dia 22 de dezembro, quando da realização da última sessão do ano da Câmara dos Deputados, foi aprovado o Projeto de Lei 7843/17, onde estabelece regras para a eficiência da administração pública e a transparência na divulgação e acesso aos dados por parte do público.

06 – São Paulo anuncia que Natal e Ano Novo terá fase vermelha contra Covid-19.

07- Fiocruz afirma que entregará até 08 de fevereiro a vacina contra Covid-19.

A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi foi morta a facadas pelo ex-marido, Paulo Arronenzi - Arquivo pessoal

08- Dia 24/12, a juiza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi foi morta a facadas, em frente das filhas pelo ex-marido, Paulo Arronenzi.

Apesar de alta da covid-19, comércio tem aglomerações em SP

09- Mesmo com a nova onda de Covid-19, atingindo vários estados brasileiros e as restrições impostas por algumas prefeituras, o público foi as ruas se arriscando em busca de produtos para o Natal.

10- O mês de dezembro, até hoje, dia 29 de dezembro, há 06 horas atrás, as secretarias de Saúde anunciaram que esse mês tem maior número de mortes por Covid-19, no Brasil.

Enfim gente, essas são algumas das notícias que aconteceram nesse ano atípico de 2020, com muitas notícias tristes.

A palavra que mais ouvimos e foi comentário entre nós foi a palavra morte, uma palavra que nem sempre estamos tão acostumados a ter que falar e lidar com ela, pelo menos cotidianamente.

Embora saibamos que um dia todos passaremos por perda de entes queridos e até mesmo com a certeza da nossa finitude enquanto humanos, estar com esse assunto todos os dias em nossa mente, faz com que apareça alguns sintomas como ansiedade, estresse e até mesmo, em alguns casos, pânico.

Que possamos finalizar esse difícil ano, caminhando e acreditando que 2021 possa, no mínimo, ser melhor que 2020.

Um Feliz Ano Novo para todos vocês e seus familiares e que possamos treinar a paciência até que essa pandemia nos deixa em paz.

Era isso por hoje.

Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referencias:

https://www.dw.com/pt-br/novos-focos-de-inc%C3%AAndio-na-austr%C3%A1lia/a-51888367

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/01/qual-e-a-relacao-entre-os-incendios-na-australia-e-o-aquecimento-global.shtml

https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/

blog.enem.com.br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Resultados_do_Carnaval_do_Rio_de_Janeiro_em_2020

https://www.google.com/search?q=greve+policia+no+ceara+em+fevereiro+de+2020&rlz=1C5CHFA_enUS856US856&sxsrf=ALeKk01I1oPbG6ffgmJE8xHXsN9ZqT6tGA:1608352202756&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiC5t_tmtntAhVbGLkGHd6nDWYQ_AUoA3oECAYQBQ&biw=1440&bih=789#imgrc=VLEZA18VcVJi9Mpoli

www.politize.com.br

https://www.anamt.org.br/portal/2020/02/27/brasil-confirma-primeiro-caso-de-coronavirus/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/primeira-morte-por-covid-19-no-brasil-aconteceu-em-12-de-marco

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/30/casos-de-coronavirus-e-numero-de-mortes-no-brasil-em-30-de-abril.ghtml

www.brjetss.com

https://www.iprevi.ms.gov.br/sintese-economica-julho-2020/

https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2020/08/02/incendios-na-amazonia-aumentaram-28percent-em-julho-em-comparacao-ao-ano-passado-mostram-dados-do-inpe.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/09/08/reabertura-de-escolasem-128-cidades-de-sp-e-mais-da-tarde-de-8-de-setembro

https://veja.abril.com.br/placar/justica-italiana-confirma-condenacao-de-robinho-por-violencia-sexual/

https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-10-29/os-doentes-de-covid-19-que-se-curam-mas-nao-se-recuperam.html

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/atualidades-vestibular-e-enem-outubro-de-2020.htm

https://emais.estadao.com.br/galerias/gente,relembre-artistas-e-personalidades-famosos-que-morreram-em-2020,42128

https://g1.globo.com/agenda-do-dia/noticia/2020/11/19/19-de-novembro-quinta-feira.ghtml

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/12/07/novembro-foi-o-mes-mais-quente-ja-registrado-no-mundo-mostra-relatorio-copernicus.htm?cmpid=copiaecola

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/12/29/dezembro-tem-maior-numero-de-mortes-por-covid-19-no-brasil-desde-setembro-indicam-secretarias-de-saude.ghtml

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email