logo-Blog MAri Calegari

Quem foi a Rainha Victoria?

Tempo de leitura 16 min.

O post de hoje se refere a grande e importante rainha Victoria, da Inglaterra, a rainha cujo o longo reinado de 63 anos, pacífico e próspero, ficou conhecida como a era vitoriana. Saiba um pouco sobre ela por aqui…

Esse post se refere a um resumo da tradução de um pequeno livro que comprei em Boston, pois conta em detalhes a vida da rainha Victoria. Achei interessante e resolvi trazer aqui para você. A referência do livro em Inglês estará abaixo no final do post. ok?

Vitória do Reino Unido – Wikipédia, a enciclopédia livre

A famosa era Vitoriana se refere ao reinado da Rainha Victória, que reinou durante 63 anos, no século XIX, tenho iniciado seu reinado com a idade de 18 anos, no período de 1837 a 1901.

Na noite de 19 de junho de 1837, como era de costume, a princesa Victoria adormeceu no palácio Kensington, em Londres, em um quarto que dividia com a mãe, a duquesa de Kent. Mal ela sabia que na manhã seguinte sua vida se transformaria para sempre.

Ela sempre dividia até então seu quarto com sua mãe, pois a duquesa nunca permitiu deixar ela só.

Na manha do dia 20 de junho, as 06 horas da manhã, ela levantou e ouviu sua mãe dizer que dois homens haviam chegado do Palácio e desejavam ver a jovem Victória.

Os dois homens eram o arcebispo de Canterbury, líder da Igreja da Inglaterra, e o Lord Chamberlain, o oficial de alto posto da casa royal, onde o rei residia.

Canterbury Cathedral is located in England. It is the home of Anglicans worldwide. As the capital of the Anglican Church, it serves as a place of holiness and a tourist attraction site for visitors. These are some amazing facts about this cathedral.
Catedral de Canterbury – Via Pinteres

Os homens entraram e o lorde camarista ajoelhou-se diante dela. Victoria sabia o que aquilo significava: seu tio, rei William IV, morrera. “O rei morreu às duas e meia da manhã”, disse o lorde camarista. A princesa Victoria era agora rainha Victoria. Ela era a rainha do Reino Unido.

Rei william iv por William Beechey (1753-1839, United Kingdom)
Rei Willian IV – Via Pinterest

Victoria escreveu em seu diário mais tarde naquela noite: “Eu faço o possível para cumprir meu dever para com meu país”.

A Infância da Rainha Victoria

Quando a princesa Victoria tinha sete anos de idade, ela fez longas viagens de carruagem no interior de Londres, Inglaterra, com sua avó, que vinha de Saxe-Coburg-Saalfeld na atual Alemanha. Victoria amava a avó e gostava dos belos cavalos, mas não se importava em ser conduzida pelo campo. Como muitas meninas, ela mais tarde admitiu em seu diário, “preferia correr”.

Victoria adorava correr e brincar com seu cachorro, um spaniel do rei Charles chamado Dash. Outras vezes, ela brincava com sua coleção de bonecas. Ela amava tanto as bonecas que tinha mais de cem! Victoria também tinha uma agenda cheia de trabalhos escolares e desfrutou de algumas de suas matérias acadêmicas mais do que outras. Ela era fascinada pela história e excelente no aprendizado de idiomas. Tudo isso pode parecer como se Victoria tivesse uma infância típica. Ela não fez. Certamente qualquer pessoa nascida na realeza terá uma educação diferente. Victoria, no entanto, teve uma infância particularmente incomum, e não foi especialmente feliz.

Tudo isso pode parecer como se Victoria tivesse uma infância típica. Ela não fez. Certamente qualquer pessoa nascida na realeza terá uma educação diferente. Victoria, no entanto, teve uma infância particularmente incomum, e não foi especialmente feliz. Victoria nasceu como Alexandrina Victoria no Palácio Kensington, em Londres, em 24 de maio de 1819.

Seus pais

Seu pai era o príncipe Edward, duque de Kent e sua mãe Victoire, duquesa de Kent.

Engraving of 1838 showing Queen Victoria with her parents .
Edward, Victoria e sua mãe a duquesa de Kent Victorie.
via Pinterest

Seu pai faleceu de pneumonia quando Victoria tinha apenas 8 meses de vida. Ele morreu no dia 23 de janeiro de 1820.

Victoria cresceu sem pai. Sua mãe, a duquesa de Kent, não se casou novamente, mas ela pediu a um amigo íntimo de Sir John Conroy, seu marido, para ajudar a administrar a casa. Tornou-se consultor financeiro e secretário da duquesa. Victoria não confiava em Conroy – e por boas razões.

Após a morte do pai, a mãe de Victoria fez um plano com Conroy. Ambos esperavam manter a jovem Victoria tão dependente deles que suas opiniões passariam a importar mais do que a dela.
Conroy queria poder. Ele nunca poderia ser rei porque não nasceu na família certa, mas estava determinado a exercer grande influência sobre Victoria.
A atmosfera no palácio foi de drama e intriga nos primeiros anos da vida de Victoria.

Se o tio de Victoria, o rei Guilherme IV, morresse antes dos dezoito anos, sua mãe se tornaria rainha regente e governaria o Reino Unido em nome de Victoria. Se ele morresse depois que ela fizesse dezoito anos, Victoria seria rainha. De qualquer maneira, Conroy e a duquesa queriam estar no controle.

queen victoria sister
Meia Irmã de Victoria
via Pinterest

Victoria não tinha permissão para fazer ou brincar com amigos da idade dela. Ela nunca foi deixada sozinha, nem mesmo à noite. Por isso ela dividiu o quarto com a mãe. Ela não falava com adultos, a menos que Conroy, sua mãe ou sua governanta também estivessem presentes. Ela não podia nem subir e descer as escadas do palácio sozinha! Ela foi obrigada a segurar a mão da governanta na escada até o momento em que se tornou rainha. Victoria não tinha muitos amigos de infância e era a única filha que o duque e a duquesa de Kent tiveram juntos. Victoria tinha uma meia-irmã, Feodore, mas Feodore era onze anos mais velha. Em vez disso, Victoria era a mais próxima de sua governanta, senhorita Louise Lehzen. Quando Victoria tinha cinco anos, Miss Lehzen se tornou sua governanta.

rainha vitoria

Miss Lehzen rapidamente ensinou Victoria a ser educada e a se desculpar quando era muito “apaixonada”. Mas Miss Lehzen também encorajou Victoria a manter sua independência de Conroy e sua mãe. Embora Conroy e a duquesa de Kent quisessem que Victoria dependesse deles, Victoria desenvolveu uma vontade incrivelmente forte e se rebelou ao se tornar ferozmente independente. Isso a serviria bem em sua vida adulta como rainha. A infância de Victoria não foi tão ruim, é claro. Ela estava muito perto da Srta. Lehzen e costumava ser mimada. No seu décimo quarto aniversário, o rei deu uma fiança em sua homenagem. Victoria dançou a noite toda e não chegou em casa até meia-noite e meia. “Eu me diverti muito”, ela escreveu antes de dormir.

Tornando-se rainha

Queen Victoria Facts - 16 Things to Know About Victoria's Children, Husband, Reign, and Death

Victoria tinha onze anos quando o rei George IV morreu em 1830, deixando-a na fila do trono. Porém, ela não sabia disso até que a Srta. Lehzen passou por cima da árvore genealógica com seu dia a dia: estou mais perto do trono do que pensei “, disse Victoria. Victoria gostou do tio George IV, mas viu que ele era desnecessariamente extravagante e impopular com seus assuntos. Muitos deles não lamentaram sua morte. Também gostava do tio Guilherme IV, mas ele logo se mostraria um rei ineficaz. A monarquia se tornou impopular na Inglaterra por causa de George IV e William IV, e Victoria prometeu que mudaria isso. “Eu serei bom”, ela proclamou a Miss Lehzen. Consciente de suas responsabilidades futuras, Victoria levou muito a sério sua educação. Sua família era originalmente da Alemanha, mas ela aprendeu a falar inglês perfeito, além do alemão. Ela também falava francês e italiano, e era bem educada em história e artes. O tio favorito de Victoria, Leopold, ofereceu conselhos sobre política e a ajudou a se preparar para se tornar rainha. Leopold era como um segundo pai para Victoria. “Ele é realmente como meu pai de verdade, como eu não tenho”! ela escreveu em seu diário. “Ele sozinho pode me dar bons conselhos sobre tudo”.


Victoria e Leopold começaram a se corresponder por carta em 1828. Mesmo depois de Leopold se tornar o primeiro rei da Bélgica em 1831, tio e sobrinha frequentemente escreviam cartas entre si até a morte do rei em 1865. Em 1832, quando Victoria tinha 13 anos, ela começou a manter um diário. Ela escreveu quase todas as noites até pouco antes de sua morte em 1901. De seus diários, sabemos que a jovem Victoria começou a anotar as pessoas e os lugares sobre os quais reinaria um dia. Ela escreveu sobre uma viagem ao País de Gales em 1832, sobre mineiros e sobre crianças que vivem na pobreza. Ela esperava que um dia, como rainha, ela pudesse ajudar e servir bem seus assuntos

As viagens ao país de Gales e outros lugares na Grã-Bretanha foram idéia de Connoy. Ele e a duquesa de Kent acharam que seria uma boa experiência para Victoria viajar. Eles não queriam impedir que ela se tornasse rainha, eles apenas queriam ser os únicos a ter mais influência sobre ela. Victoria, no entanto, não entregaria sua autoridade a Conroy ou à mãe. No dia em que Victoria tinha dezessete anos, Conroy tentou obter uma promessa por escrito de que um dia faria dele sua secretária particular. Victoria recusou. Ela não seria intimidada. Em agosto de 1836, o rei Guilherme IV completou 71 anos. Ele estava morrendo e sabia disso. Guilherme IV amava sua sobrinha e tentara expô-la à vida como monarca para que ela estivesse pronta para se tornar rainha. Mas Conroy e a duquesa deram desculpas a maior parte do tempo para mantê-la longe de seu tio, o rei Guilherme IV. Isso enfureceu o rei. Em sua festa de 71 anos, ele envergonhou a duquesa e prometeu se apegar à coroa pelo menos até Victoria completar dezoito anos. “Confio em Deus que minha vida poderá ser poupada por mais nove meses”. ele disse em um discurso antes de todos os convidados no grande banquete. “Eu deveria ter a satisfação de deixar o exercício da autoridade real à autoridade pessoal daquela jovem senhora, herdeira presuntiva da coroa, e não nas mãos de uma pessoa agora perto de mim, que está cercada por maus conselhos e é ela própria incompetente para agir com propriedade na situação em que seria colocada “. Guilherme IV teve sucesso. Um mês após a princesa completar dezoito anos em maio de 1837, Guilherme IV morreu e Victoria começou seu reinado.

Controvérsia

William Lamb, 2nd Viscount Melbourne by John Partridge
Lord Melbourne – Primeiro Ministro da Inglaterra
via pinterest

Apenas horas depois de se tornar rainha, Victoria impressionou os líderes políticos da Grã-Bretanha com sua postura, enquanto fazia uma declaração formalmente aceitando o trono perante o Conselho Privado. O Conselho Privado era um grupo de políticos seniores que atuavam como conselheiros especiais da rainha. “Ela não apenas encheu sua cadeira”, disse o duque de Wellington mais tarde, “ela encheu a sala”. Claramente, Victoria estava à altura do desafio de ser a rainha. Embora tivesse apenas dezoito anos, não mais do que um metro e cinquenta e uma mulher que trabalhava em grande parte na palavra de um homem, Victoria logo impressionou os membros do Parlamento com sua compreensão das questões e a vontade de trabalhar duro. Ainda, Victoria tinha muito a aprender. A nova rainha dependia muito dos conselhos de Lord Melbourne, que era o primeiro ministro britânico na época. O experiente Melbourne tinha 58 anos quando Victoria se tornou rainha. Ele foi eleito para o Parlamento em 1806.

Resultado de imagem para coroaçao da rainha victoria
Coroação da Rainha Victoria – Via Pinterest

Enquanto Victoria acolheu os conselhos de Melbourne, ela não confiou em Conroy e sua mãe. Victoria levou Conroy e a duquesa para o final do novo e expansivo Palácio de Buckingham e não lhes permitiu nenhuma contribuição em seus assuntos. A duquesa não estava feliz. Victoria disse à mãe que não deveria se surpreender “depois da maneira irresponsável pela qual (Conroy) se comportou comigo, pouco tempo antes de eu chegar ao trono” A duquesa também se queixava de seus quartos e de sua mesada. Ela e Victoria ficaram mais distantes. Caso contrário, Victoria estava aproveitando as vantagens de ser a rainha. Ela era jovem, solteira e extrovertida. Ela gostava das festas, da dança e de ficar acordada até tarde. A coroação oficial de Victoria na Abadia de Westminster, um ano depois, em 28 de junho de 1838. Ela acordou às quatro horas da manhã. Os preparativos para o evento foram barulhentos! Às sete horas, ela perdeu a esperança de dormir mais um pouco. Às dez horas, a procissão do Palácio de Buckingham até a abadia havia começado. Mais de quatrocentas mil pessoas se alinharam nas ruas, torcendo por ela. Depois dos reis George IV e William IV, o povo britânico estava pronto para abraçar um monarca jovem e enérgico, e Victoria foi uma rainha popular a princípio. Ela desperdiçou um pouco dessa boa vontade rapidamente, no entanto, na crise do dormitório de 1839. Naquele ano, o partido Whig perdeu o poder no Parlamento para os conservadores, e Melbourne, membro do partido Whig, renunciou ao cargo de primeiro-ministro. Victoria pediu a Sir Robert Peel, um conservador, para formar o novo Parlamento. Como parte do acordo, Peel insistiu que Victoria substituísse suas damas do quarto. Esses assistentes geralmente eram esposas de nobres e teriam sido Whigs do regime anterior. Peel achava que pelo menos alguns deles deveriam ser membros do partido Conservador para refletir o novo Parlamento. Victoria recusou.

Ela estava sendo teimosa, mas também acreditava que estava sendo intimidada, assim como Conroy tentou intimidá-la. Ela achava que “eu era uma tentativa de ver se ela poderia ser liderada e gerenciada como uma criança”, escreveu a Melbourne. Eventualmente, Peel se recusou a servir como primeiro-ministro e Melbourne retornou. Como resultado, o público pensou que Victoria estava “fazendo política”, enquanto o papel do monarca britânico é oficialmente permanecer neutro. As ações da rainha foram criticadas e, por um tempo, sua popularidade diminuiu.

A História do amor

Em 1836, os primos de Victoria, Albert e Ernest, visitaram o território alemão de Saxe-Coburg e Gotha. Albert e Ernest eram filhos do duque de Saxe-Coburg e Gotha. O duque era o irmão mais velho do tio de Victoria, Leopold. Naqueles dias, os casamentos reais eram frequentemente arranjados e acordados pela família extensa. Tio Leopold pensou que um de seus sobrinhos seria um marido adequado para Victoria. Victoria gostou do príncipe Albert desde o início. Pouco antes de Albert voltar para casa, Victoria escreveu ao rei Leopold. “Devo agradecer, meu amado tio, pela perspectiva de grande felicidade que você contribuiu para me dar, na pessoa do querido Albert”, disse ela. Victoria elogiou a bondade, sensibilidade e simpatia de Albert. Ela achou que ele também era bonito! “Ele tem, além do mais, aparência mais agradáveis ​ ​​que você pode ver”, disse ela. Albert era apenas três meses mais novo que Victoria. Ele falava alemão e inglês.

PRINCE ALBERT OF THE UNITED KINGDOM ART PRINT. BRITISH ROYALTY. QUEEN VICTORIA

De certa forma, Albert era exatamente o oposto de Victoria. Ele tinha quase um metro e oitenta de altura e se elevou sobre ela. Ele gostava de dormir cedo e acordar cedo, e ela gostava de ficar acordada até tarde e dormir. Ele era reservado e Victoria era extrovertida. Ele era prático e Victoria era teimosa. Ainda assim, às vezes os opostos se atraem!

Queen Victoria and Albert

Depois que Albert voltou para casa, ele e Victoria escreveram muitas cartas um para o outro, embora Victoria tenha deixado claro para o rei Leopoldo que ela não havia concordado com nenhum compromisso. Ela poderia nem se casar por vários anos, ela disse a ele. Victoria tinha um espírito independente e queria se casar no seu devido tempo.

Mas em outubro de 1839, quando Albert retornou à Inglaterra, ficou claro que ele e Victoria estavam apaixonados. “Meu coração está bem”, Victoria escreveu em seu diário. Naquela época, Victoria era rainha, e isso representava um problema. Como Victoria era rainha, qualquer homem seria considerado “abaixo dela” (não digno de se casar com ela); portanto, de acordo com as regras e maneiras da época, ninguém poderia pedir que ela se casasse com ele.

Resultado de imagem para casamento da rainha victoria

Apenas cinco dias depois da visita de Albert, Victoria o chamou. “Você deve estar ciente de por que eu queria que você viesse aqui”, ela disse a ele. “Isso me faria muito feliz se você consentisse com o que eu desejo”. Não era exatamente uma proposta tradicional, mas Albert disse que sim. “Eu me sinto o mais feliz dos seres humanos”, escreveu Victoria em seu diário naquela noite.

Crianças e Vida Familiar

Victoria não demorou muito tempo para estender a linha de sucessão ao trono. Em 21 de novembro de 1840, ela deu à luz a princesa Victoria. A criança seria chamada Vicky na casa real. Um ano depois, em 9 de novembro, Albert Edward nasceu. Ele seria chamado Bertie. Mais sete filhos se seguiram – Alice, Alfred (Alfie), Helena (Lenchen), Arthur, Louise, Leopold e Beatrice – dando a Victoria e Albert uma grande família de cinco meninas e quatro meninos.

A família de Victoria foi a primeira família real a viver no Palácio de Buckingham. Embora Victoria se deliciasse com “cerimônias da corte, etiqueta e formalidades triviais”, como Albert certa vez escreveu a um amigo, ela também adorava se afastar dos deveres reais e viver como uma família normal.

Queen Victoria with David, Bertie and Mary

Ela também preferia o campo a Londres. Assim, Victoria e Albert compraram e reconstruíram a Osborne House na ilha de Wight e o castelo de Balmoral, na Escócia.

3. Balmoral Castle
Castelo de Balmoral na Escócia – Via Pinterest

Na Casa Osborne, Victoria e Albert construíram um chalé separado para ajudar seus filhos a aprenderem as habilidades domésticas – não que eles precisassem delas! A educação dos filhos era importante para Victoria e Albert. Isso incluía filhas e filhos. Ao contrário de muitas famílias governantes que educavam apenas seus filhos, Victoria queria que suas filhas fossem educadas, exatamente como ela havia sido.

Queen Victoria com quatro de seus netos, o príncipe Albert Victor de Gales; Princesa Victoria de Hesse; Príncipe George de Gales (1865-1936); Princesa Elizabeth de Hesse (1864-1918) sentados juntos a ler livros em novembro de 1871.

A rainha Victoria com sua grande família fez com que ela dedicasse 17 anos de seu tempo entre gravidez e cuidado com suas crianças. Por outro lado, Albert apesar de um bom pai estava mais envolvido com as questões da monarquia.

Main Avenue of the Great Exhibition 1851
Exibition 1851 – Via Pinterest

Albert se dedicou a seu trabalho, apoiando muitas causas, incluindo o fim da escravidão em todo o mundo. Ele também estava ciente de como a vida estava se tornando cada vez mais difícil para as pessoas pobres na Inglaterra.

Revolução Industrial

A Revolução Industrial – o crescimento da indústria envolvendo novas máquinas, tecnologias e trabalho em fábricas – levou a cidades maiores e mais movimentadas do que a sociedade poderia acompanhar. Os motores a vapor, por exemplo, significavam que novas máquinas podiam fabricar materiais como tecidos mais rápido do que nunca – mais rápido do que as pessoas que trabalham em casa – em fábricas e moinhos. Essas fábricas precisavam de trabalhadores, por isso, ele organizou a Grande Exposição de 1851 – uma vitrine para indústria e tecnologia. Apresentou treze mil exposições de todo o mundo. Algumas exposições

em destaque com itens de curiosidade, como o mundialmente famoso diamante Koh-i-noor, que acabou se tornando parte das joias da coroa britânica. Havia esculturas da França e relógios da Suíça. Havia até alguns velocípedes, que mais tarde ficaram conhecidos como bicicletas.

 

Britain's Great Exhibition of 1851

A exposição foi realizada no Palácio de Cristal, em Londres. Foi um empreendimento enorme, mas Albert trabalhou duro para criar uma vitrine internacional. Foi extremamente bem-sucedido. A Grande Exposição foi aberta por seis meses e atraiu mais de seis milhões de visitantes. A própria rainha Victoria compareceu trinta e três vezes! Até esse momento, Albert exercia suas funções em caráter não oficial. Então, em 1857, Victoria deu a ele o título oficial de príncipe consorte.

Queen Victoria and the Prince Consort, 1860.
1860- Albert e Victoria’s

A rainha Victoria perde sua mãe e marido em 1861

Eventualmente, a pesada carga de trabalho de Albert começou a cobrar seu preço e sua saúde diminuiu. Em 1860, a mãe de Victoria também estava com problemas de saúde. A Duquesa de Kent passou por uma cirurgia e ficou muito fraca como resultado. Ela nunca se recuperou completamente. Quando a mãe de Victoria morreu no início de 1861, a rainha ficou arrasada e entrou em um longo período de luto. Albert, embora com problemas de saúde, assumiu ainda mais deveres oficiais. Ele ficou cansado e fraco e ainda mais doente. Em 14 de dezembro de 1861, o amado marido da rainha Vitória, Albert, também morreu. Ele tinha apenas 42 anos.

“Minha vida feliz acabou”, lamentou Victoria ao rei Leopoldo. Oficialmente, a causa da morte de Albert foi a febre tifóide, embora o longo período de doença que o levou à morte indique que provavelmente havia algo mais, como câncer de estômago ou doença de Crohn, que é uma inflamação do trato digestivo. Pelo resto da vida, Victoria chorou por Albert. Ela saiu do quarto exatamente como era. Ela mandava seus criados colocar roupas e toalhas limpas para ele todas as manhãs. Era como se esperasse que o marido voltasse em breve. Ela usava apenas vestidos pretos, roupas e jóias como sinal externo de que ainda estava muito triste sem Albert.

Os últimos anos

Como os filhos de Victoria cresceram e tiveram seus próprios filhos, seus filhos se casaram em famílias reais em todo o continente europeu, incluindo os da Alemanha, Espanha, Noruega, Rússia e muito mais. A rainha Vitória ficou conhecida como a avó da Europa. A princesa Vitória, o primeiro filho da rainha Vitória, casou-se com o imperador alemão Frederico III em 1858. Eles tiveram um filho, Guilherme II. Ironicamente, foi o neto da rainha Vitória, Kaiser Wilhelm II, que mais tarde liderou a Alemanha contra a Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial.

Bertie – Eduardo VII do Reino Unido

Bertie, o primeiro filho da rainha Victoria, casou-se com a princesa Alexandra da Dinamarca. Sua filha Maud tornou-se rainha consorte (esposa de um rei reinante) da Noruega. O filho de Maud, Olav V, e o neto Harald V, tornaram-se reis da Noruega.

Durante a era vitoriana, a Grã-Bretanha construiu o maior império que o mundo já viu. Seus cidadãos viajaram para lugares distantes para estabelecer postos comerciais em muitas das principais rotas marítimas do mundo. Eles trouxeram o idioma, os costumes e o sistema de governo inglês. Eles estabeleceram colônias que estavam sob o domínio da Grã-Bretanha e da rainha Vitória. Muitos dos impérios do mundo cresceram através de guerras e dominação militar. O Império Britânico não foi construído para fins militares, no entanto.

Queen Victoria at Various Ages, you can notice how, after a few slides all she wore was black, meaning it was after the death of Albert, since she never did get over his death...
A rainha Victoria em diferentes idades – via Pinterest

No dia seguinte, Victoria cavalgou em procissão pelas ruas de Londres, com multidões aplaudindo-a o tempo todo. Naquela noite, ela desfrutou de uma enorme queima de fogos em seu jardim no palácio. Abdul Karim, da Índia, não era nem diplomata nem príncipe, mas chegou como servo de uma delegação de príncipes indianos na celebração do jubileu de Ouro da rainha. Abdul Karim ficou na Inglaterra, e a rainha o contratou como servo. Ele logo se tornou seu servo favorito, assim como John Brown antes dele. Victoria o chamou de “o Munshi”, que significa professor em hindustani, e desfrutou dos trajes coloridos e turbantes brancos de seu criado indiano. Ela começou a ter aulas de hindustani do Munshi. Mas, como John Brown, que havia morrido em 1883, o status dos Munshi não se encaixava bem com o resto da família. Eles não confiavam nele e temiam que ele estivesse tentando tirar vantagem de Victoria. A rainha não prestou atenção ao resto de sua equipe, no entanto, ela permaneceu muito leal a seu Munshi. Nove anos depois, em 1896, Victoria se tornou a monarca mais antiga da história da Grã-Bretanha, superando seu avô, George III.

Queen Victoria

No ano seguinte, ela comemorou sessenta anos no trono. O Jubileu de diamante de Victoria durou duas semanas! Mais de mil e trezentas pessoas de todo o mundo enviaram telegramas de parabéns. A rainha tinha setenta e oito anos e no entanto, sua saúde começou a declinar. Nos anos seguintes, as aparições públicas de Victoria se tornaram cada vez mais raras. Em maio de 1899, ela realizou um de seus últimos deveres públicos, dedicando a base para o que se tornaria o Victoria and Albert Museum em Londres. Em 1900, ela estava com problemas para caminhar, sua visão ficou muito ruim e sofreu vários derrames. A rainha Vitória morreu aos oitenta e um anos em 22 de janeiro de 1901. Após sua morte, seu filho mais velho, Bertie, tornou-se o rei Eduardo VII. Antes de Victoria morrer, ela organizou os detalhes para seu próprio funeral. Depois de trinta e nove anos vestindo apenas preto, ela pediu que fosse enterrada de branco porque o tempo do luto havia terminado. Ela logo se reuniria com seu amado Albert.

Legado

Aos 63 anos e 216 dias, a rainha Victoria teve o reinado mais longo de qualquer monarca britânica antes dela. Ela teve nove filhos e sobreviveu a três deles: Alice morreu aos 35 anos em 1878; Leopoldo morreu aos trinta anos em 1884; e Alfredo morreu aos cinquenta e cinco anos em 1990. Ela tinha quarenta netos e trinta e sete bisnetos na época de sua morte! Dez diferentes primeiros-ministros serviram ao Reino Unido durante seu reinado. O legado de Victoria, no entanto, é muito mais do que um de resistência. A era vitoriana foi amplamente pacífica e próspera para a Grã-Bretanha. No relógio de Victoria, muitas mudanças importantes ocorreram em manufatura, engenharia, ciência e medicina. Joseph Lister, da Grã-Bretanha, introduziu a cirurgia anti-séptica na década de 1860. Ele usou ácido carbólico para ajudar a esterilizar instrumentos, limpar feridas e reduzir infecções. O físico e químico britânico Joseph Swan testou com sucesso uma lâmpada incandescente em 1878, um ano antes de Thomas Edison revelar sua própria lâmpada nos Estados Unidos.

Queen Victoria pictured at Windsor Castle in 1891
Via Pinterest

O selo postal adesivo surgiu durante a era vitoriana. Naturalmente, o primeiro selo, em 1840, exibia uma imagem da rainha. Em 1858, Victoria enviou o primeiro telegrama oficial de um continente para outro quando ligou o presidente dos Estados Unidos James Buchanan. Vinte anos depois, Victoria se tornou a primeira monarca britânica a usar o telefone. Ela tentou o telefone na Osborne House com a ajuda de seu inventor, Alexander Graham Bell, da Escócia. A rainha Victoria também foi o primeiro monarca a ser fotografado. Ironicamente, porém, a fotografia era uma área em que os avanços não eram rápidos o suficiente durante o tempo de Victoria. Embora a primeira fotografia da palavra tenha sido tirada em 1826, por muitas décadas as câmeras eram grandes e volumosas, e a velocidade do obturador era dolorosamente lenta. Não se podia esperar que ninguém sorrisse por muitos minutos para capturar um retrato estático. Victoria e Albert compraram retratos fotográficos nas décadas de 1840 e 1850. Mas a maioria das fotos sobreviventes de Victoria mostra-a em traje de luto após a morte de Albert, muitas de seus anos como uma rainha envelhecida. Eles criam a última impressão de uma pessoa solene: uma mulher triste e uma governante estrita. Desenhos e pinturas da rainha quando jovem, no entanto, assim como seu diário e cartas, revelam um monarca espirituosa e enérgica, ansiosa por liderar seu povo. É essa Victoria que foi a base de uma das eras mais importantes e influentes da história do mundo.

Enfim gente, fica aqui um pouco da história de vida dessa famosa rainha da Inglaterra – A Rainha Victoria que até hoje serve de referência para estudos de várias áreas da arte e que tive a oportunidade de visitar o museu, iniciado por Albert. Veja por aqui.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referência:

GIGLIOTTI, J. – Who was Queen Vicgtoria? – The New York Times – Selling Series

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email