logo-Blog MAri Calegari
Nunca ouvi falar e você já ouviu?

Nunca ouvi falar e você já ouviu?

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Como alguns ditos populares são verdadeiros, como esse por exemplo: “Vivendo e Aprendendo”. Você já observou que é difícil um dia que a gente não aprende algo novo?  Juro que eu nunca tinha visto falar em Punhobol e olha como fiquei sabendo sobre isso…

punhobol

Quando estava vindo para o Rio Grande do Sul, no vôo de Curitiba a Porto Alegre, sentei ao lado de uma jovem que me disse que estava acompanhando uma seleção brasileira de Punhobol, a qual estava indo jogar no Rio Grande do Sul e que depois iria para a África disputar o Mundial.

Pedi para que ela me repetisse esse nome do esporte Punhobol e eu falei: Nossa nunca ouvi falar desse esporte, desculpa minha santa ignorância, mas punhobol? Como é isso? E ela muito gentilmente foi me dizendo que os brasileiros já ganharam campeonatos mundiais e que já faz tempo que tem no Brasil e eu com aquela cara de quem estava escutando pela primeira vez sobre esse esporte.

1843 punhobol 2

Então gente, ele já existe aqui no Brasil desde 1906 com disputas a partir de 1911.  É um esporte “praticado desde a Idade Média, o punhobol (faustas, fartebol) tem suas primeiras referências no século XVI, na Itália. Desenvolveu-se na Alemanha no século passado e até antes da II Guerra Mundial, estava entre as modalidades mais praticadas e tradicionais naquele país, conseqüentemente espalhou-se pelo mundo, levado por correntes migratórias.”

Regras do Jogo:

A equipe são 8 jogadores – 5 entram em campo e 3 ficam de reservas

A quadra pode ser coberta, mas geralmente se joga em quadra com grama e é colocado uma fita de 2,00 de altura para os homens e 1,90 para as mulheres.

Pode-se fazer 3 passes antes de passar a bola para o outro lado, só que diferente do vôlei, é obrigatório que sejam com 3 jogadores diferentes e ainda a bola pode quicar uma vez no chão.

A bola é branca e oca e deve pesar 380 gramas para os homens e 350 para as mulheres.

Todos os jogadores podem sacar e os pontos começam a serem contados a partir de então e diferente do vôlei, saca o time que errou.

Pode dar tres toques no campo antes de passar a bola para o outro lado, só que quando dois jogadores vão na mesma bola, já se conta 2 toques.

punhobol-4

A divisão dos times não é com rede e sim com uma fita

Para rebater a bola só pode ser uma vez e o jogador deverá rebater com o punho estando a mão fechada, com os dedos no meio da palma da mão ou então rebater com o braço, mas com as mãos abertas.

O jogo pode ser combinado por tempo ou por número de sets 3 ou 5, ganhando o que fizer mais pontos no tempo ou de acordo com número de sets. Cada set vai até 20 pontos.

punhobol-230x300Esse esporte não entra nas Olimpíadas. Os campeonatos mundiais são realizados a parte e o Brasil tem um bom desempenho mundial.

É isso aí gente, vivendo e aprendendo. Se você já sabia e conhecia não é novidade nenhuma, agora se você está ouvindo sobre isso pela primeira vez, que com poder ter compartilhado aqui com você.

Era isso por hoje.

Obrigada pela Visita. Você sempre é bem vindo(a) por aqui.

Um abraço aqui de Porto Alegre com muita chuva.

 

 

 

 

 

Referências:

http://www.sogipa.com.br/portal/punhobol/

http://esporte.hsw.uol.com.br/punhobol2.htm

 

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email