logo-Blog MAri Calegari
Itália – Conhecendo Pisa na Toscana

Itália – Conhecendo Pisa na Toscana

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje vim por aqui falar um pouco de Pisa, mais uma das cidades da Região da Toscana e muito famosa principalmente pela sua Torre, a Torre de Pisa, a Torre inclinada…

pisa 01

Na realidade até as pesquisas arqueológicas sobre a fundação da cidade de Pisa ainda tem lá suas controversas. A cidade nasce de um núcleo grego, etrusco ou da Liguria (região que faz fronteira com a França). Mas o nome de Pisa, foi dada pelo povo Etrusco e ali situava um grande porto fluvial o que favorecia o desenvolvimento econômico da Região, com seus produtos manufaturados e comercialização de artesanatos.

pisa 02

Como turistas e com pouco tempo que tínhamos para visitar essa cidade, optamos por ir direto ao endereço do ponto turístico mais importante da cidade, onde está a famosa Torre de Pisa. Ela fica num espaço onde também se encontram dois grandes e importantes  monumentos da cidade.  As construções são todas em mármore branco e são muito lindas por sinal.

pisa 08

Esse é o Batistério de Pisa, que apresenta uma planta circular e é o maior Batistério da Itália. Batistério é um local específico para realização do batismo pelos cristãos. Foi iniciada a sua construção no ano de 1152. Lá em cima da cúpula encontra-se uma estátua de bronze de São João Batista.

DSC07853

O Batistério é o primeiro monumento que está presente nessa praça dos Milagres. Após avistamos a catedral e por último está a famosa Torre. A maioria dos turistas que vem a Pisa é por aqui que passeiam e fazem as suas visitas.

pisa 03

A Catedral ou a Duomo em italiano, foi construída entre os anos de 1064 e 1118, o seu estilo arquitetônico é românica e ela se encontra bem no centro da praça dos Milagres. Logo atrás está   a Torre do sino, (a famosa torre de pisa inclinada).

pisa 04

Na sua fachada nas portas centrais estão presentes os arcos e os pilares sobre as três portas. Quando se aproxima dos detalhes ela é de extrema beleza, é uma construção que parece ser rendada. Observem na foto abaixo os detalhes sobre as suas portas.

pisa 05

Essa praça não fica próxima ao centro da cidade, mas é um lugar de fácil acesso. Como tínhamos somente uma tarde para conhecer Pisa, ficamos somente nesse espaço visitando esses monumentos por entender que são os mais importantes da cidade.

pisa 07

Os detalhes que se encontram nas portas da Catedral, chamada de porta de San Ranieri, retrata os profetas e as histórias no Novo Testamento. Fico maravilhada com essas coisas, de pensar na época como os artistas utilizavam da arte para transmitir conhecimentos.

pisa 09

E aqui está a tão famosa Torre de Pisa. É o mais significativo simbolo da cidade, sendo considerado um dos monumentos mais famosos do mundo. Quando nos aproximamos dela é realmente incrível perceber a sua inclinação. Quando ela foi construída no ano de 1173, toda de mármore branco, ao atingir o terceiro piso ela começou a pender o que ocasionou a paralização da construção, retornando somente em 1272. Uma das hipóteses levantadas foi relativas ao solo, que era de argila e areia.  Após a retomada da construção foi tentado erguer os outros andares na forma inversa tentando equilibrar a torre.

pisa 11

Aqui nessa torre, Galileo Galilei testou a teoria da queda dos corpos. Gente não vou falar dessa teoria, até porque não entendo nada disso. O que posso dizer que a torre é muito linda, os detalhes da construção e os turistas gostam muito de fazer fotos como essa abaixo.  A torre faz parte do patrimônio histórico da Unesco, e em 2001 foi reaberta ao público depois de vários anos e estudos sobre sua estabilidade, confirmando que a mesma está firme por mais 300 anos. Caso queiram subir na torre, fiquem a vontade e tranquilos.

pisa 10

Veja abaixo, outros posts sobre a linda Itália:

Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália

Bellagio na Itália – Um passeio de três horas

Livigno uma cidade interessante na Itália

Roteiro de viagem a Suiça e Itália incrível

Itália – Terra de São Francisco de Assis na Umbria

Itália – Basílica de Santa Clara em Assis

Lucca na Itália é um charme de cidade

Itália – Florença – A maior cidade da Toscana

Itália – Viagem de carro pela Toscana

Siena na Itália é tudo de bom

Itália – Festa folclórica em Siena na Toscana

Itália – Museu della tortura em Volterra na Toscana

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

E uma semana cheia de vida para todos nós.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email