logo-Blog MAri Calegari
Museu Ballenberg – um museu a céu aberto na Suiça – na cidade de Brienz

Museu Ballenberg – um museu a céu aberto na Suiça – na cidade de Brienz

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje resolvi fazer esse post para você. Na verdade,  achei em meus arquivos  essas fotos dessa visita maravilhosa que fizemos com alguns amigos nesse Museu a céu aberto, famoso na Suiça. São 660 mil metros quadrados de área onde uma fundação em 1968 resolveu transportar para ali as casas rurais, 100 casas para manter a história viva da história, da cultura e do modo de viver das pessoas. É um museu onde tudo funciona e as casinhas são decoradas por dentro, vale a pena você conferir um pouco sobre ele…

DSC06721

 

DSC06723

Então gente essa é área onde resolveram transportar as casas que já estavam bem antigas na Suiça mas que fizeram história e aos poucos foram transportando essas casas antigas e modos de vida rural da Suiça. O investimento foi muito grande, mas é muito interessante. Você anda aqui dentro como se estivesse no campo e vai observando o modo de viver do povo na época com o mínimo de facilidades que temos hoje em dia.

DSC06747

Museu suíço de habitação rural, você não vai encontrar janelas empoeiradas mas casas senhoriais, casas de pasto da montanha, edifícios de serviços públicos, como celeiros, estábulos, lavandarias, secadores, quartos para fumadores ou leite,  adegas, ou cerca de 100 objetos  total que vieram de quase todas as regiões da Suíça, você vai descobrir com admiração  estas testemunhas insubstituíveis da arquitetura e da vida social refletem a vida camponesa  e cultura diária do passado.

 

DSC06743

As casas conforme a associação tinha conhecimento que essas casas iam ser demolidas, lá estavam eles transportando as mesmas para esse local, procurando preservar todos os elementos que a compunham.

DSC06737

Fico encantada com esses projetos. O que é um povo querer preservar sua cultura para poder passar a sua história para os mais novos. O museu tem vida própria, tem famílias que residem ali por perto que conservam o mesmo. O interessante ao andar nesse museu você viaja na história da vida rural da Suiça, até os animais estão ali presentes.

DSC06730

Para visitar esse Museu geralmente as pessoas reservam um dia da sua viagem, pois para conhecê-lo é um passeio gratificante e gostoso de fazer com calma. Com crianças então é tudo de bom.

O Ballenberg museu é um dos maiores museus na Suíça de uma entrada para o outro, pela via mais direta, você levará em torno de meia hora de caminhada a pé.

DSC06740

 

DSC06741

As casas são mobiliadas por dentro com o que utilizavam na época, tem vestuário, louças, porcelanas. A realidade é muito viva lá. Você poderá sentir, tocar, cheirar. Em volta está todo o pasto, jardins, flores, tudo retratando a vida rural dos suíços quando não se tinha o conforto que hoje os proprietários rurais tem por lá.

DSC06760

Olha o detalhe das lenhas ao lado da casinha, retratando como se preparavam para enfrentar o inverno rigoroso.

DSC06750

 

 

 

DSC06749

 

DSC06758

Esse museu é aberto de abril a outubro para visitação, acredito que é fechado nas outras datas devido ao frio que se faz nesse período de novembro a março. Para poder realizar uma visita completa, segundo informações dos guias locais, você precisará em torno de uns 3 dias. Isso para entrar em todas as casas, com tempo, curtindo e conhecendo a história em seus detalhes. O pessoal costuma fazer picnic por ali com as crianças, ou apreciar alguns restaurantes próximos ali.

DSC06759

Mas, como bom brasileiro que está longe de sua terra, e quer aproveitar para conhecer o que puder, ficamos uma tarde visitando esse museu e deu para ter uma ideia bem boa do local.

DSC06768

Ali também tem a loja do museu que vendem produtos fabricados por ali mesmo. Há trabalhadores no local que fazem demonstração de como produzem esses produtos, como queijo, pão caseiro, linguiça, etc. As casas também apresentam jardins, estavam começando a florir quando estivemos por lá.

DSC06731

Além dos jardins, também fazem hortas. O museu é auto-suficiente, ou seja não depende de fundos ou de doações, ele um dos únicos a se manter assim.

 

 

DSC06726

 

DSC06732

Então era isso por hoje gente.

Amei ter visitado mais esse museu, que na minha experiência foi  o primeiro que conheci assim a céu aberto.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email