logo-Blog MAri Calegari
Itália – Florença – A maior cidade da Toscana

Itália – Florença – A maior cidade da Toscana

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

Hoje resolvi escrever esse post sobre Firenze ou Florença? Para nós Florença e para eles, os italianos, Firenze. Como todas as cidades que fazem parte da Toscana, Florença também é uma cidade para curtir o romantismo, além de uma infinidade de atrações que a cidade oferece para seus turistas. Eis algumas delas: conhecimentos sobre a História da Arte, da Itália e até mesmo da humanidade, personalidades do mundo da arte, gastronomia fantástica, um comercio, no mínimo, interessante. Florença é aquele tipo de cidade que sempre tem algo a se descobrir…  

florença

florença 01

Uma coisa que sempre me chamou a atenção e que não concordo muito, mas deve ter alguma razão que eu desconheço, é o fato do Brasil traduzir os nomes das cidades. Por exemplo: o nome  da cidade Florença é como nós a conhecemos aqui no Brasil, já  na Itália  é Firenze,  Milão por aqui, mas  Milano na Itália, na Inglaterra ou seja England o nome da cidade que conhecemos como Londres é London. Por que Scotland é Escócia? Experimenta chegar no exterior e ficar procurando pelos nomes que você conhece por aqui, muitas vezes você vai receber no mínimo uma carinha estranha…

Deixando esses detalhes de lado,  hoje vim aqui para falar um pouco da linda e importante  Florença, para nós brasileiros, e de Firenze, para os italianos. Essa é uma daquelas cidades que quando você ainda não sabe para onde ir na Itália, deveria fazer parte do seu roteiro.

DSC07966

A “Duomo” (Igreja principal) Catedral de  Santa Maria de Fiori  é o símbolo da cidade, uma Igreja majestosa. É a quinta catedral em tamanho da Europa, de uma beleza imensa, tanto por fora como por dentro. Por fora, ela é toda revestida por mármore branco, rosa e verde, com tantos detalhes, que só uma obra de arte poderia ser comparada a ela. Para se ter uma ideia, a construção dessa Igreja demorou de 1296 a 1436, sendo que os detalhes de sua fachada só foram concluídos mesmo no século XIX, quando retornaram para finalizar a sua fachada. Só poder visualizá-la já vale passar por Florença. Quando visitei a Igreja de Siena achei muito linda e bem trabalhada, mas quando você chega e olha a de Florença, supera todas as suas expectativas.

Florença fica na região da Toscana, na Itália e, de todas as cidades que compõem essa região, ela é a maior cidade. É conhecida também como a cidade onde se iniciou o Renascimento Italiano (período da história da Europa, entre o século XIV e século XVII, que foi marcado como o final do feudalismo e inicio do capitalismo).

Infelizmente não tínhamos muito tempo para ficar em Florença, acabamos indo para o segundo andar de um ônibus de turismo, aquele típico que faz o tour pela cidade e aproveitar para fotografar alguns lugares.  Essa também é uma das cidades que quero voltar com um pouco mais de tempo para poder curtir e aprender muito por lá. Para se ter uma ideia em torno 40% das artes italianas estão nessa cidade.

DSC07921

Algumas das fotos abaixo foram tiradas durante o esse passeio.

DSC07931

DSC07935

DSC07932

DSC07927

DSC07929

DSC07926

Florença foi desenvolvida as margens desse rio chamado Arno e na cidade você observa várias pontes para atravessá-lo. Essas pontes dão um charme fantástico para a cidade, não tem como não pensar quantas gerações já atravessaram de um lado para o outro… Para você poder desfrutar melhor Florença é lógico que vai precisar de um tempo maior, alguns dias, pois a cidade oferece um leque de opções para seus visitantes. Contornar o rio  Arno já inspira vários passeios românticos, por exemplo, outra opção é curtir um bom vinho e saborear as delícias da gastronomia de Florença, ou até mesmo ficar apenas sentado observando o movimento da cidade, onde pessoas de todo o mundo circula por ali.

DSC07984

A Piazza de Michelangelo é um lugar onde você poderá ter uma vista geral da cidade de Florença, vale a pena passar por lá. O ônibus faz uma parada nessa praça para que os turistas possam visualizar toda a Florença, bem como fazer suas fotos.

DSC07944

O custo x benefício desse tour valeu muito a pena, principalmente pelo fato do curto tempo que tínhamos.  É questão de decisão rápida, tipo aquela “pegar ou largar” não é mesmo? Florença é a cidade das artes, da gastronomia, dos passeios em seus jardins, da história do Renascimento. É ali que você poderá ver a famosa estátua de David de Michelangelo que se encontra  no Museu da Academia. É ai que tem o outro Museu famoso Uffici onde estão diversas obras de pintores famosos como o Botticelli e ainda o museu aberto do Renascimento que fica na praça Loggia dei Lanzi. Abaixo se encontra a Igreja de Santa Maria Novella – Uma Igreja gótica erguida entre os séculos 13 e 14.  

DSC07993

  Essa praça com o mesmo nome da Igreja era local de reunião e confraternização dos monges dominicanos.

DSC07994

  Palazzo Vecchio, esse prédio abaixo, é a Prefeitura, desde a época do Renascimento.   Após o tour pela cidade, voltamos para o centro onde se encontra a Duomo e dai caminhamos a pé conhecendo lugares mais centrais. Para você que está com pouco tempo e está a pé, acredito que é por aqui mesmo que terá que ficar. Dá para fazer bastante coisa a pé viu, tem muita coisa para se ver próximo a Duomo. Você poderá chegar ao museu onde está a estátua de David e ver também o museu a céu aberto,  onde poderá conhecer algumas e esculturas de artistas e personagens famosos que nasceram e/ou tiveram algum tempo de suas vidas em Florença, personagens de muita importância em nossa história.

DSC07987

DSC07989

Só para vocês terem uma pequena ideia de alguns grandes sábios e pensadores que nasceram em Florença ou tiveram um grande tempo de suas vidas nessa cidade.

Donatello – foi um escultor renascentista, filho de Florença,   nascido em 1386. Trabalhou nas cidades vizinhas, bem como em Florença realizando inúmeras esculturas com vários materiais, para diversas Igrejas.

DSC07977

Dante Alighiere nascido em 1265, escritor e poeta sendo considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana. Escreveu nada mais, nada menos a “Divina Comédia”, obra considerada a melhor da época medieval.

DSC07978

Santo Antonino, era chamado assim por ser de estatura baixa. Nasceu também em Florença em 1389 e morreu em 1459 com 70 anos. Era conhecido como um padre que deixava ordem expressa para atender os pobres e que recebia principalmente todos os mendigos em sua Igreja. Chegou a ser bispo da cidade de Florença.

DSC07979

Galileu Galilei – O seu local de nascimento foi Pisa, vivendo grande parte de sua vida entre essas duas cidades Piza e Florença. Galileu Galilei foi astrônomo, físico, matemático e filósofo italiano e como todos já sabem foi com ele que surgiu a teoria do heliocentrismo, pelo qual foi condenado na época pela Santa Inquisição da Igreja. Deu várias contribuições para aberto de pensamento na história, é considerado o pai da ciência moderna, com seu método científico.

DSC07981

Nicolau Maquiavel – Olha ai também quem é Florentino, O Maquiável, foi historiador, poeta, músico. Escreveu sobre a política de uma forma real, como ela realmente é e não como a propagam. Muitas vezes foi mal interpretado. Olha essa:  “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”.

DSC07980

Fomos também em uma rua de comércio de Florença muito movimentada. Você nem precisa comprar nada, pois só o passeio pela rua e poder visualizar a beleza do trabalho dos florentinos já valeu o passeio. As vitrines nos mostram uma variedade de jóias, bijouterias finas, enxovais bordados a mão tudo com muito bom gosto e capricho. Como dica deixe esse lugar por último no passeio, pois você se perde no tempo olhando tantas coisas bonitas.

DSC07985

Então gente isso aqui é um pouquinho de Florença. Sou muito suspeita de falar, pois como descendente de italianos, sou apaixonada pela Itália.

Aproveito para te convidar a dar uma olhadinha em outros posts de lugares lindos da Italia:

Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália

Bellagio na Itália – Um passeio de três horas

Livigno uma cidade interessante na Itália

Roteiro de viagem a Suiça e Itália incrível

Itália – Terra de São Francisco de Assis na Umbria

Itália – Basílica de Santa Clara em Assis

Itália – Assis a Terra de São Francisco e Santa Clara

Itália – Conhecendo Pisa na Toscana

Siena na Itália é tudo de bom

Itália – Museu della tortura em Volterra na Toscana

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email