logo-Blog MAri Calegari
O endereço do Consultório de Jacques Lacan em Paris

O endereço do Consultório de Jacques Lacan em Paris

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O post de hoje tem como objetivo dividir aqui com você um passeio diferente que fiz em Paris. Como trabalho com a psicanálise lacaniana e continuo estudando a obra de Lacan e, por se interessar sobre a história da Psicanálise, quando tenho oportunidade gosto de visitar lugares por onde essa história ocorreu.

Nessa última viagem a Europa, na cidade de Paris, resolvi procurar a famosa Rue du Lille, número 05, local onde Lacan residiu e atendeu em  seu consultório durante 40 anos. Saiba um pouco por aqui..

Quando estive na cidade de Paris, em fevereiro de 2019, já estava programado entre as atividades que gostaria de fazer por lá, ir conhecer o local onde Lacan morou e atendeu seus pacientes durante 40 anos de sua vida.

Com o endereço na mão e um pouco de metrô, ônibus e a pé fui em busca da Rue du Lille, número 5, no 7o arrondissement, rua que já teve outros nomes no passado e que, além de Jacques Lacan, também outros personagens interessantes da nossa história viveram por lá.

Não tirei muitas fotos, pois preferi filmar e você poderá assistir abaixo como cheguei por lá. Mas, antes, do vídeo, caso você não saiba quem foi Lacan, vale a pena saber um pouco.

Quem foi Jacques Lacan?

Jacques Lacan foi um psicanalista que nasceu e morreu em Paris, entre os anos de 1901 a 1981. Sua formação foi em medicina, trabalhou como psiquiatra e sua tese foi sobre o caso Aimée. 

Durante seus estudos, se interessou pela psicanálise e fez um retorno a base do pensamento freudiano por entender que, principalmente nos Estados Unidos, estava havendo uma deturpação dos conceitos freudianos. Ele recupera de certa forma algumas regras de Freud, lembrando o valor da escuta pelos psicanalistas.

Lacan foi um homem do século XX, que viveu um período onde grandes acontecimentos aconteciam na França e, nesse tempo, a França era um dos países que servia de referência sobre diversas áreas de conhecimento para o resto do mundo. Lacan, um intelectual atuante participava nesses novos desdobramentos do conhecimento em várias áreas, como a sua forte participação junto ao movimento surrealista por exemplo.

Apesar de sua formação em medicina, ele vai buscar em várias áreas de conhecimento as suas bases para os seus próprios conceitos, em um momento conhecido e chamado pelos psicanalistas como o “segundo Lacan”, o qual a partir de um determinado momento dos seus seminários, ele avança com suas teorias que, na minha modesta opinião, são os conceitos que nos ajudam a trabalhar com os desafios da clinica na contemporaneidade.

Se quer saber algo mais sobre Lacan, já fiz alguns posts por aqui. Você pode buscar no blog, mas para facilitar vou colocar alguns por aqui.

Lacan e a teoria da fase do espelho

Signo, Significante e Significado em Lacan

Lacan e o ensino da psicanálise

Ferdinand de Saussure x Lacan

Como foi o crime das irmãs Papins?

Abaixo então o vídeo que fiz em Paris, em busca do endereço do Consultório de Jacques Lacan.

Após a morte de sua filha Judith Miller (76 anos) em 06 de dezembro de 2017 e, segundo uma moradora do local, o apartamento está fechado desde então e que o mesmo não é um museu. Me disse, ainda, que brasileiros e argentinos sempre aparecem por lá.

 

Enfim gente, mas um desejo realizado nessa visita a rue du lille, 5 onde Jacques Lacan residiu e também atendeu seus pacientes por vários anos.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

Fotos de Lacan disponíveis no Pinterest.

Uma resposta

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email