O Aedo, o Rapsido e a epopeia na Grécia Antiga

Oi Gente

Hoje trago aqui rapidamente para você os dois tipos de artistas ou cantores populares da Grécia Antiga, Aedo e Rapsidos, bem como o significado de epopeia.

Louis de Boullogne II: Apollo Teaching Hyacinth to Play Lyra, c ...

O Aedo era o artista que compunha seus próprios poemas e os cantava, acompanhado de um instrumento, a famosa lyra.

O Rapsodo era o nome dado ao artista popular ou também ao cantor que passava de cidade em cidade recitando poemas, contando histórias (epopeias) sem o uso de instrumento. Geralmente, ele segura um loureiro, como referencia a Apolo e em pé declama seus poemas ou contam sua epopeia.

O que é epopeia?

Epopeia é um poema épico ou lírico. Um poema heroico narrativo extenso, uma coleção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos.

A epopéia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservada ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. A epopéia exalta um povo que é representado por um herói (exemplo: Os portugueses em Lusíadas.

Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisséia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Troia.”https://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_%C3%A9pica

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.