Ícone do site Blog da Mari Calegari

50 ideias para seu caramanchão ou pergolado

Oi Gente

O post de hoje se refere a 50 ideias para seu caramanchão ou pergolado em seu quintal ou jardim. Acho uma graça, esses cantinhos charmosos para sua residência, chácaras ou sítios. Veja por aqui…

As vezes caramanchão e pergolado são utilizados como sinônimos, mas pesquisando as diferenças, acho que entendi do que se trata cada um deles. Veja nesse site, onde explicam direitinho.

Gosto dos dois, mas acho que o caramanchão é mais charmoso. É chamado de caramanchão o tipo de cobertura que se pode usar uma estrutura e sobre ela algum tipo de trepadeira com verde e flores. Fica uma graça e um lugar aconchegante para descansar, papear e até mesmo fazer uma refeição.

Vale lembrar que, talvez, a manutenção do caramanchão dá um pouco mais de trabalho. Mas o que não dá trabalho, quando se quer algo bonito, não é mesmo?

25 ideias de caramanchão

25 ideias de Pergolado

“Eles podem compor qualquer jardim, integram-se à paisagem e dão sombra a quem quer se esconder do sol. Em geral mais rústicos, os pergolados são abertos lateralmente e seu teto vazado é preenchido aleatoriamente por plantas com suas cores, perfumes, flores e, muitas vezes, frutos. “Na maioria dos casos, uso a pérgola como um ‘terraço’, ambiente informal no jardim onde as plantas trepadeiras se encarregam de criar a sombra e a cobertura. As plantas frutíferas, que necessitam de apoio para crescer, como as parreiras e maracujá são, também, opção interessante”, diz o paisagista Leo Laniado, autor de jardins em todo o país e diretor da A Estufa.” Nesse site aqui, achei nem esclarecedor a concepção de Pergolado.

Enfim, fica aqui algumas ideias para você que curte um caramanchão ou pergolado para que possa se inspirar. Esses cantinhos charmosos são sempre bem vindos em uma residência, chácaras e sítios.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Sair da versão mobile