Ícone do site Blog da Mari Calegari

Fatos e fotos da moda entre 1910 a 1920

Oi Gente

Hoje o objetivo do post, para você, é trazer alguns fatos e fotos sobre a moda nesse período de 1910 a 1920, para que você possa ter uma ideia do que acontecia nessa década de grandes acontecimentos na nossa história mundial e, ainda, observar como a moda vai se adaptando aos momentos históricos. Lembrando que nesse período, entre 1914 e 1918, ocorreu a primeira guerra mundial, e como a moda reagiu diante das grandes transformações…

Belle Époque- seus últimos 04 anos 

Esse período, denominado de Belle Époque ainda vivia seus últimos tempos até o ano de 1914, período que teve seu início em 1871, aqui entre nós, uma bela época. Naquele momento, onde as transformações sociais na vida européia eram observadas em todas as áreas, uma vida onde a abundância, a elegância, e a transformação no modo de pensar e viver o dia a dia dos cidadãos era notória, podendo-se dizer que era a época do “ouro”, que durou até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

A evolução dos transportes, das comunicações entre as cidades e as facilidades que vinham sendo introduzidas na sociedade não acontecia somente em Paris e sim em outros países do mundo, principalmente nas grandes potencias. O clima era de otimismo e inovações, incentivando principalmente as camadas sociais mais ricas ao divertimento e a apreciação das artes que estavam em um período de grande desenvolvimento.   

Como a moda é o reflexo do momento histórico, as grandes inovações como o telefone, o telégrafo, o carro, o avião, cinema, ópera, teatros e, principalmente a eletricidade, fizeram com que os comportamentos das pessoas viessem, literalmente, do escuro para a luz.

Assim, era hora de se divertir e aproveitar o momento que se espalhava pelas cidades que ditavam as regras no comportamento das pessoas em geral. Paris era a capital das atividades culturais e um centro de divertimento, bem como as demais grandes cidades que são referências até hoje como centro de divulgação de novidades. Assim, o cenário estava pronto para o mundo da moda, onde havia um momento propício para as criações de toda ordem. No vestuário, nos acessórios, nas artes decorativas, na arquitetura, etc.

Mesmo aqui no Brasil, onde quem ditava a moda era a Europa, os costumes eram importados não só no vestuário como, até mesmo ,no comportamento da sociedade, usando inclusive palavras francesas, fazendo os “biquinhos” para pronunciarem determinadas expressões nos eventos sociais. Uma época dedicada ao divertimento, com cabarés,  cinemas, parques de diversão.

“No início da Belle Époque, a moda sofreu grande influência do estilo e gosto pessoal do Rei Eduardo VII, da Inglaterra. A silhueta em forma de ampulheta ou S foi amplamente adotada pelas mulheres da época, que usavam o espartilho tão apertado que a medida da cintura chegava a 40 centímetros. As saias tinhas menos volume e formato de sino, geralmente somente na parte traseira e possuíam uma leve cauda. O Volume da parte superior do corpo era exagerado, com uso de decotes e babados. As mangas eram mais ajustadas ou curtas e volume dos ombros exagerado”.

Mas nos anos entre 1910 a 1914, que antecipa o final desse momento já se observa, pelas fotos, uma mudança nas vestimentas com maior flexibilidade de movimentos,principalmente das mulheres, se libertando dos famosos espartilhos.

Quanto aos acessórios, como chapéu, sombrinhas, luvas também eram valorizados como forma de distinção das classes sociais.

Tailler de 1910 – a parte de tras

Enquanto a moda masculina, os homens usavam ternos curtos, mostrando as meias e em ocasiões mais formais eram usados os famosos  fraques.

1911

1911

 

 

1911 – Paul Poret-Paris

1911- Jeanne Paquin

1912

 

1912 – vestido de noiva

Vestido de festa 1912

1913

Moda íntima feminina

 

Vestido de Festa – 1913

 

1913-Vestido de Festa

1913 – Vestido de Festa

1914 – 1918 – Primeira Guerra Mundial

Nesse momento histórico o mundo da moda, como todos os hábitos da sociedade até então, sofrem significativas mudanças. Os homens deixam seus postos de trabalho para irem enfrentar as batalhas e cabe às mulheres uma mudança radical no modo de viver, sendo nesse momento, por força das circunstâncias, obrigadas a entrarem no mercado de trabalho, fazendo com que a moda seguisse e inovasse com modelos e roupas adequadas para cada ocasião. “As mulheres ocuparam espaços masculinos da área da saúde aos transportes e da agricultura à indústria, inclusive a bélica. Foi o começo da emancipação feminina, que durante a guerra foi uma necessidade”.

 

1914 – Vestido de seda

1914

1914

1915

1915

1915-1916

Nesse período é banido de vez o espartilho, que foi Paul Poret, com suas ideias inovadoras já havia retirado a tempos atras e, nesse momento, em função das necessidades do trabalho feminino as saias começam a encurtar para facilitar os movimentos e se adequarem a todo tipo de trabalho. As roupas eram mais escuras, com predominância do preto.

1916

1916 – Mulheres da Polícia Britânica

Na moda dos esportes também começavam os avanços, modelando mais o corpo – maiô-1916

1917

1918

Finalizada a guerra, inicia-se um novo período no mundo da moda. “As atividades de trabalho, o esporte e o divertimento, especialmente a dança, contribuíram para cada vez mais as roupas irem se adaptando às novas necessidades e isso se traduziu na continuidade do encurtamento das saias. A vida independente parecia de fato irreversível. Começou a surgir um certo estilo andrógino, o que parecia ser bem real aos tempos, uma vez que a mulher estava emancipada. O aspecto tubular das saias, que predominou na década de 20, surgiu ainda cronologicamente na década de 10, quando das famosas saias barril, introduzidas no próximo ano de 1919. A mulher já estava adquirindo o hábito de cortar os cabelos, fumar em público e até mesmo conduzir automóveis”.

 

Holanda – 1918

1919

1919-1920

1919

1920

 

 

Casamento em 1920

 

 

Enfim, a partir dos anos 20 a moda se torna mais acessível a todas as classes sociais. Os modelos de vestuário menos elaborados podiam ser extensivos as várias camadas sociais. Agora qualquer mulher podia comprar seus tecidos e confeccionar as suas próprias roupas, trazendo a moda para a popularidade.

Espero que o post possa ter atendido ao seu objetivo que foi de trazer para você um pouco sobre esse período, de 1910 a 1920, podendo assim confirmar que a moda acompanha e reinventa de acordo com os fatos históricos ocorridos em cada época. 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

Referências:

 

http://www.lesartsdecoratifs.fr/francais/musees/musee-des-arts-decoratifs/collections/departements/

http://www2.anhembi.br/html/ead01/historia_moda/aula06/index.htm

LA BELLE EPOQUE – Moda no período

http://palaisgalliera.paris.fr/

http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/decada-de-1910-e-1920-1-guerra-mundial.html

fotos disponíveis na Web.

 

Sair da versão mobile