Oi Gente
O post de hoje é sobre o famoso René Lalique, um ícone do movimento da Art Nouveau. O objetivo é colocar para você rapidamente a trajetória dele no mundo da criação e apresentar algumas fotos de suas obras, para que você tenha uma ideia das maravilhas e da criatividade desse mestre que trabalhou principalmente com jóias e vidros.
René Jules Lalique
René Lalique é um francês nascido em 1860, em AY-en Champagne, na região do Marne. Alguns anos após o nascimento, sua família o levou para Paris, porém o mesmo sempre teve uma ligação com a cidade de seu nascimento.
Em 1885, após a morte de seu pai, tornou-se um aprendiz de artesão e joalheiro, aprendendo a fabricar jóias nas aulas da École des Arts Décoratifs, em Paris. De Paris partiu para Londres em busca de mais conhecimento e após ganhar reconhecimento como um designer independente trabalhando para grandes joalherias, como Cartier e Boucheron, ele volta a Paris e assume a oficina da Joalheria Jules, na Place Gaillon.
René Lalique colaborou e ajudou a definir a estética do movimento da Art Nouveau, com suas jóias e peças de vidro. “O estilo da marca registrada de Lalique tinha linhas fluídas que pareciam com o movimento da água e as cores que ele escolheu, como ameixa, turquesa, amarelo e preto fez dele um artista de renome mundial e o mestre indiscutível do design de jóias Art Nouveau.”
Lalique foi um dos primeiros a misturar pedras semi-preciosas, e até mesmo materiais de plástico ou de vidro. Ele tecia a fantasia junto com a natureza.
A famosa Libélula de Lalique
A partir de 1887 o seu sucesso aumenta com novas criações e agora inicia também seus trabalhos com vidro, onde incorporava pedaços de vidro em seus projetos de jóias ou utilizando-se de pedaços de objetos de vidro como frascos de perfume.
“Em 1894, peças de Lalique foram vendidas no La Maison de L’Art Nouveau de Siegfried Bing, a loja que iria emprestar seu nome para o movimento Art Nouveau.”
René Lalique recebeu o apelido de “inventor da jóia moderna” por Emile Gallé, no Salon de Paris. Já em 1900 Lalique descobriu que havia chegado ao auge do sucesso no ramo de jóias e a partir daí então, com sua visão artística, e com o grande desejo de criar e inovar utiliza-se dos vidros para criar uma variedade de conjuntos decorativos.
Lalique ganhou fama mundial, na idade de 50 anos, quando ele se tornou um mestre na arte do vidro. Em 1905 ele abre sua própria loja, em Paris, onde oferecia jóias e vidro. Devido a sua loja estar próxima do perfumista François Coty, ali se estabeleceu uma parceria em torno de 1908. Inicialmente era apenas para elaborar os rótulos dos vidros de perfumes e posteriormente os vidros de perfume da Coty.
Vidro de perfume criado por Lalique
Lalique, no ano de 1909, abre assim suas próprias fábricas de vidro próximo de Paris. Em 1911, participou de uma exposição dedicada exclusivamente a obras de vidro.
René Lalique, morre aos 85 anos, em 09 de maio de 1945. A sua morte não significou o fim de sua produção maravilhosa. Seu filhos e neta continuaram com a produção de objetos decorativos com a marca do design Lalique. A Empresa produz vidros decorativos com uma nova forma, mais brilhante de vidro.
Lalique também criou outros objetos de decoração e ainda, portas, janelas na área de arquitetura conseguiu deixar também seu estilo para futuras gerações.
Enfim gente, só para ter uma pequena ideia de quem foi René Lalique. Suas obras maravilhosas originais continuam a fazer parte de alguns museus e colecionadores, bem como servem para serem replicadas.
Era isso por hoje.
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.
Um abraço.
Referências:
http://www.macklowegallery.com/education.asp/art+nouveau/Artist+Biographies/antiques/Decorative+Artists/education/Lalique/id/20
Respostas de 2
Maravilhoso! Obrigada ????
Olá Beth
Seja bem vinda por aqui. Que legal que gostou.
Um abraço.