Ícone do site Blog da Mari Calegari

Menaggio e o famoso Lago di Como

Oi Gente

O post de hoje é sobre essa cidade de Menaggio na Itália, onde está o segundo maior lago da Itália, o famoso Lago di Como. Aqui ficamos uma tarde, dormimos uma noite e passeamos no lago e na outra cidade no dia seguinte. (assunto do próximo post).

Foto do Google

Para entender um pouco do trajeto que nós fizemos nesse canto da viagem, resolvi colocar esse mapa por aqui. Veja bem, a fronteira entre a Suíça e o norte da Itália, na região de Lombardia. O post de hoje é sobre a cidade de Menaggio, na Itália, onde fica o segundo maior lago desse país, o famoso Lago di Como.

Chegamos em Menaggio e nos hospedamos nesse maravilhoso hotel, Grand Hotel Victória que fica bem em frente ao Lago di Como e próximo de tudo. Após o check-in, fomos dar uma volta pela cidade, apreciar e conhecer o lugar.

O Grand Hotel Victória é um hotel histórico. Foi construído em 1890 e passou por uma restauração faz pouco tempo, sem no entanto perder o seu estilo. Os lustres são maravilhosos, no estilo Art Nouveau. O atendimento e a cortesia por lá tudo de bom. O hotel é quatro estrelas e possui uma vista fabulosa do lago e, também,   do outro lado do lago onde está a  cidade de Bellagio.

A cidade de Menaggio é uma opção ótima para que você possa explorar esse Lago. Ela possui uma praça central, com algumas lojas, cafés, sorveterias. E o mais legal que você faz tudo isso a pé, desfrutando de cada cantinho interessante que tem por lá.

Aqui é a saída do hotel, com toda esse lago maravilhoso a nossa frente. É hora então de dar uma boa caminhada em um final de tarde nessa cidade encantadora. Você pode acompanhar pelas a fotos por onde andamos nessa tarde.

Olha que lugar para caminhar gente. Esse Lago di Como, no tempo dos romanos,  era conhecido como Lago Lario.

A origem desse lago é glacial, com área de 146 km². É o terceiro maior lago da Itália e possui uma profundidade de 410 metros sendo considerado um dos lagos mais profundos da Europa.

 Olha que cantinho mais charmoso e essas flores então.
O que me encanta nos países desenvolvidos é a forma como os cidadãos respeitam o espaço público. Esse espaço é bem cuidado como se fosse a casa da pessoa, muito limpo, um carinho mesmo com aquilo que é de todos. Como nós brasileiros ainda precisamos aprender muito a esse respeito. Estamos melhorando um pouco, mas falta muita conscientização ainda de que o espaço público é responsabilidade de todos os cidadãos e não somente dos órgãos públicos.
Você poderá também, alugar um barco, um caiaque ou até mesmo fazer um passeio pelo lago, com mais turistas juntos,  para desfrutar das belezas em torno do lago.
 
Após uma caminhada beirando o lago, resolvemos então dar uma olhadinha na pequena Menaggio, uma graça de cidade. No verão, principalmente, esse local é um dos favoritos para turismo, dos italianos, suíços, e uma boa parte dos europeus.
Se você visitar Milão, vale muito a pena reservar um tempinho para conhecer esse canto aqui da Itália. É bem próximo de Milão, em torno de 60 km.
   
Aqui é a praça central chamada de Piazza Garibaldi que fica entre o lago e a Igreja de Santo Estevão.
Aí você vai caminhando, entrando nessas ruas pequeninas, bem típicas na Itália,  e em cada cantinho vai encontrando as surpresas. Você encontra supermercado, locais com bons vinhos, queijos e tudo de bom que essa Itália oferece no quesito gastronomia (aí te pergunto: Como emagrecer?), bem como lojas para todos os gostos, além de muita história a ser contada quando conversa com alguns dos moradores locais. Adoro tudo isso.
 
Aqui,  um dos nossos amigos Toniel e meu marido segurando duas sombrinhas que comprei para minhas filhas. Como já comentei por aqui, só eu mesmo para comprar sombrinhas no exterior, é que eu achei um charme.
Vou aproveitar e fazer um desabafo: Gente,  por incrível que pareça, já comprei outras vezes e como as sombrinhas vem embaixo no avião, já perdi duas tentativas de chegar ao Brasil. Desse vez, novamente, chego em minha cidade Londrina e cadê as minhas sombrinhas? Só confirmei aquilo que estava com medo de se repetir: Lógico não haviam chegado novamente. Só que dessa vez eu fiquei brava com o pessoal da TAM e fiquei encima. Enfim, elas não chegaram no mesmo dia, mas acabaram achando. Parece que por aqui tudo tem que ser difícil, mas eu acredito que vamos evoluir.
Menaggio “foi estabelecida originalmente durante a Idade do Bronze pelos gauleses, mas em 196 aC, que tinha sido conquistada pelos romanos, que posteriormente estabeleceram um forte defensivo e colonia onde a cidade de Menaggio está estabelecida hoje. A cidade foi ligada aos territórios do sul e as áreas ao Norte dos Alpes por uma grande rodovia romana, a Via Regina” Infelizmente, não há muito que resta da ocupação romana. – a não ser alguns túmulos e inscrições (Octavius esteve aqui).”  Não sei o que está escrito nessas placas gente, mas deve relíquias dessa época, como descreve o autor. (http://www.visitsitaly.com/lombardia/menaggio/index.htm).
 Adoro tudo isso que se refere a decoração de interior. Na Itália a gente fica encantada com os produtos lindos que são produzidos por lá.
 
Aí você pode estar pensando: Com um lago bonito como esse, foi visitar lojinhas? Primeiro tenho que dizer o que seria do comércio se não fosse nós mulheres, e também que as lojas por aqui são maravilhosas e muito charmosas, o que é triste é o nosso cambio que não estava nada convidativo. Mas,  mas antes que você possa me criticar, vou adiantar que o passeio pelo lago a gente fez no dia seguinte e vou trazer por aqui no próximo post.
Era isso por hoje gente.
Obrigada pela visita. Você é e sempre será bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
 
http://www.menaggio.com/home.php
Sair da versão mobile