Ícone do site Blog da Mari Calegari

Viajando de trem no trajeto mais lindo da Suíça

Oi Gente
O Post de hoje é sobre essa viagem maravilhosa de trem, que é considerada uma das mais bonitas viagens de trem da Europa. Bernina Express, saindo de Pontresina na Suíça até Tirano na Itália. São imagens que a gente vê nessa viagem de tirar o fôlego, a todo momento a gente se depara com paisagens de suspirar mesmo e ficar gravada em nossas memórias. Espero que as fotos (acho que exagerei na quantidade)  aqui postadas possam te dar uma ideia do que é essa viagem de trem. Então gente venha viajar um pouco pela Suíça por aqui, através dessas imagens que falam mais que as palavras.
Gente esse Bernina Express, caso você não saiba, é conhecido pelo nome de “Trenzinho Vermelho” e esse Bernina Express foi construído há mais de 100 anos, com a capacidade de subir através das montanhas, vislumbrando os cenários dos Alpes Suíços. É uma construção que sobe até 2.235, uma obra de engenharia que é histórica e o Passo da Bernina “segue uma rota considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO”.
Saímos de Pontresina, com um sol bonito, outro detalhe na Suíça, nem sempre o sol significa que não está frio viu gente. Esse dia eu por exemplo me enganei e faltou blusa para a viagem.
Para quem está entrando aqui nesse post pela primeira vez, só para esclarecer venho postando vários lugares que visitamos na Suíça no final de abril de 2016, com um grupo de amigos, caso queira pode visualizar no Blog os outros posts. ok?
Enquanto aguardávamos a chegada do trem, estávamos por ali registrando mais um dos momentos deliciosos dessa viagem. Iniciamos a viagem e sinceramente gente, não sabia as vezes para que lado a gente olhava dentro do trem, pela janela, de tantos cenários lindos que tem nessa estrada.
Essa estrada de ferro é única. O trem passa por 55 túneis, 196 pontes e rampas. No ponto mais alto da RhB (nome da companhia da estrada de ferro) é 2.253 metros acima do nível do mar. É ali que se encontra Ospizio Bernina (é o nome de uma estação de trem) por se referir a um antigo hospício que existia por ali.
“Foi em 05 de julho de 1910. O trem estava pronto para a primeira viagem entre St. Moritz, na Engadina (leste da Suíça) e a comuna de Tirano, na Itália. A ideia tinha sido lançada 12 anos antes pelo ministro Numa Droz. Quatro anos depois, começou a construção”. É então, até Tirano que iremos viajar nesse percurso.
 
 Todas as fotos foram tiradas de dentro do trem, por isso a qualidade as vezes não é lá grande coisa, mas dá para você ter uma ideia.
O legal desse trem que as janelas são hiper grandes, podendo apreciar uma visão maior de todos os pontos por onde ele passa. “O trem da Bernina sobreviveu a duas guerras mundiais e às recessões depois das guerras”.
 
 
“Que outro trajeto permite passar em menos de duas horas das geleiras aos coqueiros, atravessar três regiões linguísticas e fronteiras? – pergunta Silvio Briccola, vice-diretor da Ferroria Rética, a empresa que gere a linha da Bernina.
 Passamos novamente por Diavolezza, local onde visitamos e subimos na montanha maravilhosa (tem por aqui um post sobre esse passeio).

A viagem “é esse estreito laço entre a linha ferroviária, paisagens e cultura que convenceu a Unesco a inscrever no patrimônio mundial a ferrovia da Bernina”.

 

Ainda pegamos um trecho da viagem com neve, muito lindo tudo isso.

Amo de paixão essas estradinhas. Ou melhor adoro qualquer estrada que nos podem levar para lugares diferentes sempre, me dá uma sensação de que o mundo está todo aí para nós desbravarmos.

Essa construção nesse espaço aqui como um círculo é muito linda e famosa.

Olha ai esses trabalhos artísticos que lindos. A Suíça por onde a gente passa nos presenteia com monumentos e lindos trabalhos do design.

Chegamos então no nosso destino, na cidade de Tirano, na região da Lombardia, já na Itália novamente, onde o micro-ônibus já nos aguardava por ali para seguirmos o nosso próximo destino a cidade de Menaggio.

Sobre Tirano não farei post, pois não ficamos por lá. ok? Só passamos e tivemos uma ideia da cidade e sinceramente gente,  estava na hora de descansar um pouco de foto também. Fala a verdade eu adoro fotografar, ver imagens lindas, mas nas viagens tem momentos que a gente quer só curtir não é verdade?

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui. Até Menaggio então.

Um abraço.

 

 

Referências:
http://www.swissinfo.ch/por/bernina-%C3%A9-uma-linha-ferrovi%C3%A1ria-voltada-para-o-futuro/8807936
Sair da versão mobile