Ícone do site Blog da Mari Calegari

Banvard pintou uma tela de cinco km de largura

Oi Gente

Achei interessante esse assunto, que estou lendo em um livro que só fala de fatos estranhos e interessantes que foram registrados na história.  Embora o livro seja em espanhol vou tentar escrever por aqui o que  vi. A referencia desse livro estará abaixo, caso tenha interesse em pesquisar e achar em algum lugar, pois esse meu meu marido trouxe de uma de suas viagens.

 

Banvard pintou uma tela de cinco km de largura

Em 1840, um nova-iorquino d 24 anos de idade, chamado John Banvard entrou nas águas do rio Mississippi a bordo de um pequeno barco. Durante quatrocentos dias seguintes remou com sua embarcação pelo rio, pintando as imagens de tudo o que via. Assim foi que se iniciou a viagem mais monumental da história da pintura.

Durante cinco anos, Banvard trabalhou com toda diligência no “O panorama do Mississippi”, o nome que deu a sua obra. Descrevendo graficamente mais de mil e novecentos quilômetros de paisagens desde onde iniciava o rio até Nova Orleans, Banvard trabalhou em uma tela igualmente grande: de 4880 m de largura por 3.65 m de altura.

 

 

A enorme pintura foi exibida por meio de dos grandes cilindros giratórios. Apesar de que se necessitavam duas horas para ver todo a panoramica, milhares de pessoas pagavam com gosto para ver essa sensação. O colosso dessa sua aventura, conseguiu arrecadar mais de duzentos mil dólares em seu giro pelas cidades principais dos Estados Unidos e da Europa. Posteriormente, a obra foi vendida a um inglês. E com o tempo desapareceu.

 

Apresentando a rainha da inglaterra em 1849 o seu trabalho

Ao ler esse fato, fiquei pensando como a pessoa teve essa ideia, além de fazer uma aventura, ainda conseguiu ganhar um bom dinheiro com a sua arte.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço e bom carnaval. (esse ano até o clima do carnaval está diferente nesse país), será que sou eu que estou vendo isso assim?

Referencias:

Personajes Increibles de Kevin McFarland – Livro da ed. Diana – México, 1978.

https://en.wikipedia.org/wiki/John_Banvard

Sair da versão mobile