logo-Blog MAri Calegari
III – Mitologia Grega – Chronus e Rhea

III – Mitologia Grega – Chronus e Rhea

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Dando continuidade então sobre o nosso assunto da Mitologia Grega, hoje é a vez de falar sobre o Chronus e a Rheia, que na verdade eram irmãos e também foram casados e tiveram 6 outros deuses do Olimpo. Devemos lembrar gente que não havia um livro onde tudo era escrito certinho, os mitos eram passados através da oralidade e também através da literatura arcaica e clássica.

Ofíon e Eurínome governavam o Olimpo, mas Chronus (nome grego) ou Saturno (nome romano) e Rheia  os destronaram. Quando se falam de Chronus ele é apresentado em duas versões: “de um lado, dizem que seu reino constituiu a idade de ouro da inocência e da pureza, e por outro lado, ele é qualificado como um monstro, que devorava os próprios filhos”. Ele devorou 5 dos 6 filhos, deixando apenas Zeus que conseguiu escapar.

 

Reia é uma deusa titânica, filha de Urano e de Gaia. Na mitologia romana é identificada como Ops, uma das manifestações da Deusa mãe. Os doze titãs, filhos de Urano e Gaia, eram Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis e Cronos. Irmã e esposa de Cronos, gerou nesta ordem, Hera (a mais velha), seguida de Deméter e Héstia, seguidas de Hades e Posseidon; o próximo a nascer, Zeus.:

Rhea (Ops)

 

 

A partir daí se inicia a segunda geração dos deuses Gregos da mitologia.

Do seu relacionamento com Rheia nasceram 6 filhos que eram:

Hera (Juno) – Deusa dos deuses, que se juntou com Zeus.

 

Hera:

Hera (juno)

Deméter (Ceres)  – deusa da agricultura, das colheitas e das estações do ano.

Demeter (Ceres):

Deméter (Ceres)

 

Poseidon – o grande deus dos mares

poseidom:

Poseidom (Neturno)

Hades – deus guardião do submundo

 

Hades; Greek God of the Underworld, The Afterlife, God of souls and of the dead. Son of Chronus. Brother to Zues, Posideon, Hera, Hestia and Demeter:

Hades (Plutão)

 

Héstia – deusa protetora das cidades, das colônias e das famílias.

 

Hestia

Héstia (Vesta)

Zeus – foi o deus dos deuses, deus do céu e do trovão, era o maior de todos no Monte Olimpo.

 

Zeus,Júpiter ou Jove.Pai dos deuses e dos homens.

Zeus (Grego) e Júpiter (Romano) o grande deus do Olimpo

Mas seu filho Zeus (em grego) Júpiter (em Romano) “escapou a esse destino e, quando cresceu, desposou Métis (Prudência), e esta ministrou um medicamento a Chronus (Saturno) que o fez vomitar seus filhos”.

 

 

Por que Chronus engoliu seus filhos?

 

Chronus que era filho de Urano e Gaia.  Urano era o céu e Gaia a Terra e ele era o filho mais novo. A pedido de sua mãe Gaia ele castrou seu pai Urano com uma foice, se tornando ele o senhor dos céus.

Chronus com medo de que se repetisse com ele o que ele próprio fez ao pai, resolveu engolir todos os seus filhos. Zeus, seu filho, foi o único que conseguiu escapar. Os deuses acima citados eram irmãos de Zeus, e eles foram vomitados de volta pelo seu pai.

“Quando Zeus cresceu resolveu vingar-se do seu pai, solicitando apoio de Métis – a prudência. Ela ofereceu uma poção mágica que fêz Cronos vomitar os filhos devorados”.

 

O objetivo do post é falar da mitologia grega de forma simples e clara, para poder passar um pouco sobre o assunto a quem queira conhecer. Resolvi colocar numeros nos posts da mitologia, esse por exemplo é o III post sobre o assunto. Caso voce queira seguir desde o começo. Ok?

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você sempre será bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

 

Referencias:

Fonte: www.history.com

https://sites.google.com/site/basicgreekmythology/the-titans/cronus-rhea

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-grega/mitologia-grega.php

2 respostas

    1. Olá Garivaldino

      Seja bem vindo por aqui. Sabe que, as vezes, fico pensando sobre a dificuldade que é escrever, até porque não sou escritora kkk. Mas penso que o importante em uma escrita é falar de uma forma que qualquer pessoa, independente do nível escolar, possa entender e acredito que essa também é a função de um blog, passar informações e conteúdos para que todos possam aproveitar delas.
      Muito obrigada pelo feed back. Isso nos incentiva a continuar. Penso que tudo o que é simples é melhor.
      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email