27 termos da linguagem de Patchwork

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é dividir com você que gosta de patchwork alguns termos utilizados na execução dos trabalhos. Quando fiz há algum tempo algumas aulas sobre essa técnica, recebi como material do curso uma pequena apostila onde achei interessante, principalmente para as iniciantes nesses trabalhos da técnica do patchwork.

Linguagem do Patchwork

Quem nos passou esses dados foi minha professora aqui de Londrina, uma artista na arte do Patchwork Maria Ohara, a qual compilou alguns termos utilizados nessa técnica e, os quais,  só estou repassando para você.  Quem faz patchwork aqui na minha cidade, em Londrina, com certeza a conhece a dedicação da Maria Ohara e o grande conhecimento que tem nesse assunto. 

Infelizmente, com a correria e dedicação ao meu atual trabalho na clinica de psicologia, nem sempre me sobra tempo para a execução de alguns projetos. Isso não quer dizer que não continuo me interessando por eles e, na medida do possível, como um hobbie mesmo,  continuo a elaborar pequenos trabalhos. 

Acredito que os dados abaixo seja interessante, principalmente para as iniciantes. ok? E, caso esteja pensando em algo para se dedicar como forma até mesmo de uma terapia, por que não pensar em iniciar um curso nessa área, ou até mesmo se aventurar em ser auto-didata.

1 – Alinhavo (basting)

Pontos de costura longos que servem para segurar temporariamente os tecidos no lugar.

2- Aplicação (Appliqué) 

Técnica na qual formas de tecidos variadas são aplicadas em cima de outro tecido de fundo geralmente formando desenhos.

3- Aplicação “dobra de agulha” 

Técnica muito utilizada onde a própria agulha vai fazendo a dobra da costura necessária.

4- Aplicação modelada

Usada com um material (papel encorpado, freezer paper, etc) para dar molde ao tecido. O tecido será pespontado ou colado nesse molde que, posteriormente, será retirado deixando a peça modelada para aplicação.

5- Aplicação com termocolante

Utilizam-se papéis com cola dupla face ou entretelas com cola.

6- Acabamento

Tira de tecido, enviesada ou não, que é utilizada para fechar o contorno de um quilt plano. O acabamento de referência é o acabamento duplo ou francês. Deve ser costurado na frente do trabalho à mão ou máquina e no verso da peça, obrigatoriamente à mão.

7- Barras internas ou entremeios 

Tiras de tecido costuradas entre blocos para separá-los enquanto os une para formar o tampo do quilt.

8- Barras externas ou bordas

Tiras de tecido costuradas na parte externa dos blocos, formando uma moldura.

 

9- Bloco

Unidade criada com pedaços de tecidos que compõem um projeto em patchwork. Na foto acima você observa 9 blocos, que forma uma unidade.

10- Canto Mitrado

Bordas em que a união entre um tira e outra no canto de um projeto é feita em ângulo de 45 graus.

um tipo de placa de corte

11- Conjunto de corte

Constituído por uma placa de corte, régua e cortador circular.

12- Costura de encaixe (piecing)

Técnica de costura que une peças geométricas (quadrados, retângulos, triângulos, círculos, etc) preservando as figuras propostas.

13- Etiqueta

Pedaço de tecido costurado no verso do quilt contendo informações sobre a peça (título, autores do desenho, da confecção do tampo e do quilting, dimensão, ano de produção, etc).

14- Fat eight

Pedaço de tecido com medida de 23 cm x 56 cm ou 9”x 22”(polegadas).

15- Fat quarter

Pedaço de tecido com medida de 45 cm x 55 cm ou 18”x 22”(polegadas).

16- Forro (backing)

Tecido usado no verso do quilt.

17- Half-square triangles

Triângulos criados quando um quadrado é cortado na diagonal de ponta a ponta. O sentido do fio deve estar no menor lado do triângulo.

18- Manga ou luva

Tira de tecido costurada atrás do trabalho para encaixar o varão e pendurar o quilt.

19- Manta

Recheio de uma peça de quilt.

20- Montagem do sanduíche

União das três camadas (tampo, manta e forro) usando alinhavo. Tem por objetivo fixar as camadas e preparar a peça para o quilting.

21- Patchwork

Trabalho artesanal que utiliza pequenos pedaços de tecidos, costurados entre si, para formar um novo tecido ou para ser aplicado sobre outro, podendo ser costurado à mão ou à máquina, formando desenhos geométricos, figurativos ou abstratos (definição de Coelho e Melo, Myriam 2007). Patch=pedaços            work= trabalho

22- Pesponto (backstitch)

Pontos de costura espaçados.

 

23- Quilt

Trabalho têxtil com função utilitária ou decorativa, formado por três camadas unidas por quilting. A primeira camada é um tampo que pode ser feita em patchwork ou em um tecido inteiriço. A camada intermediária é uma manta que serve como enchimento e a terceira camada é um tecido de forro.

24- Quilting

É a costura feita à mão ou à máquina que une as três camadas de um quilt. Tem a função de fixar as camadas e embelezar o tampo.

25- Quilteira

É a pessoa que faz o quilt. 

26 – Sanduíche 

É formado por três camadas: tampo, manta e forro.

27- Viés (bias)

Tira de tecido cortada enviesada e colocada por último na beirada de um quilt.

Enfim gente, estão aí esses 27 termos utilizados em um projeto de patchwork. Acredito que, para aqueles que estão iniciando nesse artesanato, possa colaborar.

Lembrando que um projeto de patchwork bem elaborado leva um determinado tempo para finalizá-lo e vai junto o carinho da pessoa que o executou, por isso penso que devemos valorizar trabalhos com essa técnica.

Já fiz outros posts por aqui sobre patchwork. Se tiver interesse fique a vontade, para visualizá-los.

10 lindos trabalhos em passacaglia para você

Patchwork – a loja dos sonhos para quem gosta de patchwork

Londrina – 2º Quilt & Craft Showhttp:

/http://mariceliacalegari.blogspot.com.br/2015/07/patchwork-as-maquinas-brother-que-vi-na.html

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.