15 importantes fatos históricos do mês de outubro

Oi Gente

O post de hoje tem como objetivo trazer os 20 fatos históricos que aconteceram no mês de outubro e que fizeram diferenças na vida da humanidade. São apenas curiosidades que resolvi dividir com você….

01 – Maria Antonieta morre na Guilhotina

 Em 16 de outubro de 1793, na Revolução Francesa,  a rainha Maria Antonieta morre na guilhotina.

 

02 – Henry Ford lança o primeiro carro popular

 

No dia 1 de outubro de 1908 Henry Ford lançou o primeiro carro popular, chamado de Ford Modelo T.

 

03 – Madre Teresa de Calcutá recebe Prêmio Nobel da Paz

 

Em 17 de outubro de 1979 – Madre Teresa de Calcutá recebe prêmio Nobel da paz por seus trabalhos humanitários.

 

04 – Inauguração da Estátua da Liberdade em New York

 

 

Em 28 de outubro de 1886 é inaugurada a Estátua da Liberdade em New York, pelo presidente norte-americano Cleveland. Já falei um pouco sobre ela por aqui no blog.

Gustave Eiffel, o engenheiro a frente do seu tempo

 

05 – Acontece a primeira bienal de São Paulo

 

Em 20 de outubro de 1951 – É inaugurada a primeira bienal de São Paulo no Brasil, com a visita de 100 mil pessoas.

 

06 – Thomas Edson inventa a lâmpada elétrica

Em 21 de outubro de 1879 – Thomas Edson inventa a lâmpada elétrica.

 

07 – John Dalton, descobre a anomalia ótica conhecida como daltonismo

31 de outubro de 1794, John Dalton, fisico e químico Inglês, descobre a anomalia ótica que veio a ser conhecida como daltonismo, que impede a pessoa de fazer distinção entre as cores, principalmente o vermelho e verde.

 

08- O Francês Jacques Garnerin realiza o primeiro salto de paraquedas.

 Em 22 de outubro de 1797, o francês André Jacques Garnerin, constrói o primeiro paraquedas e faz salta com ele de um balão.

09 – O meridiano de Greenwich dividiria o globo terrestre em leste e oeste

 Em 13 de outubro de 1884, através da conferência internacional em Washington, nos Estados Unidos, ficou definido que o meridiano de Greenwich, em Londres, seria o meridiano que além de dividir o globo terrestre em leste e oeste, também serviria para calcular distâncias em longitudes e definir os fusos horários.

 

10 – Martin Luther King recebe o prêmio Nobel da Paz, pela defesa dos direitos civis.

 

 Em 14 de outubro de 1964, com apenas 35 anos de idade, Martin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz, pela defesa dos direitos civis e “sua liderança na resistência pacífica pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos”.

11 – Inauguração do Monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, no Brasil.
No dia 12 de outubro de 1931 foi inaugurado o Cristo Redentor, símbolo da cidade do Rio de Janeiro. A estátua art déco está localizada no morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. Cartão Postal do Rio de Janeiro, está a 709 metros acima do nível do mar, onde se pode avistar a maior parte da cidade do Rio de Janeiro.
 12- A Alemã unifica o país e cria o feriado como sendo o “Dia da Unidade”.
 
A data de 03 de outubro de 1990, ficou conhecido como o Dia da Unidade Alemã. A data atualmente é um feriado, onde os alemães comemoram a unificação do país. Um milhão de alemães festejam em Berlim a unificação do país. Passa a ser comemorado anualmente como “Dia da Unidade”.
13. Santos Dumont faz o famoso vôo, com o 14 Bis publicamente em Paris.

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont, o aviador brasileiro, faz o primeiro vôo com o famoso 14 bis. Isso aconteceu no campo de Bagatelle, em Paris. Percorreu apenas 60 metros, na altura de dois metros. 

14- É realizada a primeira cirurgia de implante de marca-passo no coração.

Em 08 de outubro de 1958, o cirurgião cardíaco sueco, Dr. Ake Senning, realiza o primeiro implante de marca-passo em um paciente de 40 anos, do sexo masculino.
 
15 – É criado o Outubro-Rosa – um movimento que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama.

“Tudo começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje a maior organização de câncer de mama do mundo) lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), realizada em Nova York. No de 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome Outubro Rosa e os enfeites em locais públicos com os laços, ou outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença e até mesmo partidas de boliche. Não existe uma informação oficial de quando começou a ideia de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. Mas a primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002. A iniciativa  foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa e que tiveram o apoio de uma empresa européia de cosméticos.”

Enfim, somente a título de curiosidades sobre mês de outubro, estão aqui relacionados 15 fatos importantes que aconteceram nesse mês em diferentes momentos de nossa história. Sendo assim, podemos pensar que é um mês de boas notícias para a humanidade e que esse outubro de 2017 possa também ser um momento de boas notícias para gente.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:
www.gazetadopovo.com.br/viver bem