logo-Blog MAri Calegari

Dica de filme: Lion

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Trouxe aqui no blog hoje para você, caso esteja sem uma opção para um filme: Lion. 

O filme, além de se tratar de uma história verídica,  nos permite refletir sobre a garra de uma criança e a luta, depois de adulto,  por querer entender e elaborar algo que aconteceu na sua infância, onde, de uma hora para hora, a sua história de vida tomou caminhos de uma forma bem diferente, simplesmente, por desencontros que não foram programados ou previstos…

 

Saroo Brierley – da história real

O filme foi embasado em um livro de autobiografia de Saroo Brierley, cujo autores é o próprio Saroo Brierley um empresário indiano-australiano e Laure Bruttosi, com o nome Lion – Uma Jornada para Casa.

Garth Davis

A filme teve como diretor Garth Davis, sendo esse seu primeiro filme de cinema. Já dirigiu programas para a televisão, comerciais e é mais conhecido por dirigir a série Top of the Lake.

SINOPSE

.

O história do filme se passa em dois momentos: o da primeira infância, vivida na India e após os 20 anos na Austrália.

No primeiro momento Saroo, interpretado pelo ator-mirim indiano Sunny Pawar, conta a sua história de pobreza e dificuldades enfrentadas junto a seu irmão 5 anos mais velho Guddu, em busca de alimentos para sustentar sua família, composta pela mãe e uma irmã de colo.

Os dois enfrentam diariamente a luta pela sobrevivência, porém com uma união de amor e carinho entre os irmãos. Em uma dessas idas e vindas, Saroo, cansado, fica em um estação dormindo enquanto esse irmão vai em busca de mais suprimentos para a família. Dessa vez, o irmão não retorna e Saroo, após acordar, se vê perdido sem saber como retornar a sua casa. O mesmo, entra em um trem com destino Calcutá e, perdido, vai enfrentar essa cidade enorme, com todos os desafios enfrentados por meninos de rua.

O pequeno Saroo enfrenta sozinho todas as dificuldades de uma criança de 5 anos, não sabendo onde estava e em busca da volta para sua casa. Passado alguns dias vai parar em um orfanato, o qual vai ser adotado por um casal de Australianos que, a partir de então, passa a ser a sua nova família.

 

Após a sua adaptação a família, o casal Sue interpretado por Nikole Kidman e John, interpretado por David Wenham,  resolvem adotar mais uma criança, a qual apresenta problemas de adaptação, dificultando essa relação entre os irmãos, tão diferente daquele que Saroo tinha com o irmão indiano Guddu. 

Dev Patel (Saroo Adulto) e sua namorada Roney Mara (Lucy)

Após 20 anos, Saroo, interpretado por  Dev Patel, deixa seus pais adotivos, aos quais se relacionavam muito bem e os amava,  para ingressar na faculdade em um curso de hotelaria. Ali, talvez, longe dos pais adotivos aos quais não queria desagradá-los, encontra a sua namorada e amigos estrangeiros, também da sua terra Natal, o que faz com que Saroo pense na possibilidade de retornar à India em busca de reencontrar a sua família. 

Com a ajuda do Google Earth e, com vagas lembranças, entra em uma busca interminável para reencontrar a sua família de origem, levando o jovem a lidar com marcas de seu passado que, possivelmente, estavam bloqueadas e que agora o angustiava imensamente.

Após um tempo dessa busca, ele consegue localizar onde morava e vai em busca do reencontro de sua família.

Enfim, o filme é uma oportunidade para se conhecer uma história de sofrimento, garra e superação, bem como pode-se pensar também a questão da adoção e da triste realidade de uma quantidade enorme de crianças que, em um mundo com tanta desigualdade social, enfrentam diariamente o sofrimento em busca da sobrevivência.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço. 

 

 

Referencias:

http://www.abc.net.au/local/stories/2013/06/26/3789949.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Garth_Davis

http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/cinema/noticia/2017/02/com-seis-indicacoes-ao-oscar-lion-conta-historia-real-e-comovente-na-medida-certa-9724337.html

2 respostas

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email