logo-Blog MAri Calegari
Poncho e pelerine uma tendência para os dias frios

Poncho e pelerine uma tendência para os dias frios

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Estamos no mês de julho e a estação do inverno está aí nos convocando a curtir um frio, principalmente aqui na região sul onde ele sempre nos surpreende.

O uso da Pelerine e poncho são peças que há anos fazem parte do vestuário do inverno, pois são peças sempre  bem vindas, quando se trata de se manter aquecida. A pelerine, essa peça semelhante ao famoso poncho, porém com algumas pequenas diferenças, está aí como mais uma opção na hora de montar o seu look.

O objetivo do post é trazer algumas sugestões e modelos para você e passar a diferença entre a pelerine e o poncho…

Estou por aqui no Rio Grande Amado novamente, curtindo um friozinho até que por enquanto não dos tão fortes e me deu vontade de pesquisar a respeito dessas peças que sempre reaparecem no inverno. Diga-se de passagem, peças confortáveis, quentinhas e elegantes, quando se acerta na composição do look.

Ponchos

Primeiramente não podemos confundir poncho com ponche não é gente? O ponche é o nome dado aquela bebida com frutinhas deliciosas, misturas com algum álcool. Mas não se preocupe caso você usar a palavra ponche  para se referir a peça da vestimenta, pois as duas formas estão corretas ok?

O Poncho, enquanto vestimenta, é uma peça quadrangular com uma abertura no meio, por onde se coloca a cabeça, e pode ser mais curtos ou mais compridos, o importante é cobrir seu corpo para se aquecer nos dias de frios. 

Cowboy Leading Horse, Cachi, Salta, Argentina — Image by © Hugh Sitton/Corbis

Não tem como não lembrar dos gaúchos, quando se pensa em um poncho. Geralmente é feito em tecidos mais pesados, em teares com lã, por exemplo, ou até mesmo tecido em tricô, crochê, uma opção para lugares menos frio,  para servir de sobretudo para colocar sobre o vestuário.

 Os tecidos geralmente mais encorpados e mais fechados, como forma de combater os ventos, assim como se fosse uma coberta de proteção, principalmente quando utilizados na vida rural, onde pode-se manter os movimentos do corpo, porém se mantendo aquecido.

O poncho foi cada vez mais sendo incorporada na moda e, hoje, é uma peça usada em qualquer idade, desde a criança, bem como aos idosos. O legal de um poncho é que ele te permite a mobilidade, conforto e pode ser utilizado por vários anos. Lembrando que ele possui modelos masculinos e femininos.

Abaixo algumas fotos de sugestão de modelos de ponchos, masculinos e femininos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pelerine

Algumas definições que encontrei sobre a Pelerine.

“Agasalho de uso militar semelhante ao poncho, geralmente forrado internamente com seda colorida. Essa peça possui abertura frontal, mas não tem as aberturas laterais do poncho, e a abertura geralmente é ornamentada com alamares. Ela é confeccionada com tecidos caros e usada com fardamentos de gala. Em alguns regulamentos brasileiros de uniformes essa peça é também definida como capa ideal”.

“Capa rodada, com ou sem capuz, que pode ir até a cintura. Era usada por viajantes franceses chamados de “pèlerin”, que significa “peregrino”em português. Nos dias de hoje, pode ser de pele, lã ou tecido e é mais usada pela ala feminina. Alguns policiais da Europa têm a pelerine como peça tradicional nas vestimentas”.

Na verdade Pelerine e Capa as vezes se confundem uma com a outra. Pelo que entendi a pelerine tem uma fenda dos lados onde se passam os braços, mas não se trata de uma manga. Praticamente igual a uma capa, porém essa abertura onde

Como usar a pelerine

De acordo com Gloria Kalil, a “pelerine é uma coisa que você joga por cima e que normalmente abriga bem. Ele vai bem com coisas leves, mas também com um suéter pesado. São indicadas para aquele frio intermediário”, e ainda: “A pelerine é a versão mais esportiva e barata dos mantôs porque não tem forro. Pode ser usado de dia ou de noite (…) pode ser por cima de qualquer coisa também, porque ela substitui o mantô. A versão smoking pode perfeitamente ser usada com vestido de noite”.

Então gente, abaixo mais algumas sugestões que pesquisei aqui para você se inspirar, lembrando que a pelerini, que se confunde as vezes com a capa, é diferente do poncho e é uma peça mais feminina:

Esses modelos aqui acima, estão algumas capas e apenas duas pelerines. Observem as duas pelerines são as que apresentam aquelas fendas dos lados e, pelo que entendi, é isso um dos pontos que a difere dos ponchos e das capas em geral.

 

Abaixo as sugestões de modelos de pelerines:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontrei também esse vídeo, onde a Lilian Pacce,  fala um pouco mais sobre as diferenças entre essas peças: o poncho, pelerine e a capa. 

 

http:/https://www.youtube.com/watch?v=jDocXIZVjYc

Enfim gente, o objetivo do post foi trazer um pouco para você sobre essas duas peças o poncho e pelerine que eu acho super versátil para o inverno e aprender a diferença entre as duas peças. E se você curte esse vestuário, embora ele sempre reapareça nos invernos,  pode aproveitar que esse ano está bem em alta.

Era isso por hoje.

Obrigada por sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referências:
http://chic.uol.com.br/como-usar/noticia/doudoune-pelerine-e-trench-gloria-kalil-ensina-a-usar-as-tres-principais-pecas-do-inverno-do-frio-pesado-ao-leve
As fotos e imagens desse post estão disponíveis na web para divulgação. No Google e Pinterest.
 
 

3 respostas

    1. Olá Eliane

      Seja bem vinda por aqui. Infelizmente não tenho essa resposta para você, mas na sua cidade provavelmente não terá dificuldades para encontrar.

      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email