logo-Blog MAri Calegari
1970 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do exterior

1970 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do exterior

Tempo de leitura 4 min.

Oi gente

Para você que está chegando por aqui pela primeira vez, em primeiro lugar seja bem vindo (a).

O que eu quero te contar é que resolvi fazer essa pesquisa sobre as melhores manchetes que aconteceram a partir do ano de meu nascimento, em 1961.

Venho postando ao longo do tempo aqui no blog as 10 melhores manchetes do mundo e do Brasil, como forma de um projeto pessoal, por entender que aquilo que somos hoje tem a ver com a forma que fomos sendo constituídos como um sujeito.

A cultura do nosso país e os momentos históricos dessa formação nos possibilitam entender um pouco mais sobre esse processo.

Se você, assim como eu,  já passou dos 50 anos ou que apenas tem interesse em ver essa seleção que trouxe aqui no post, te convido a continuar a leitura….

O ano de 1970 foi muito interessante em nossa história. O início de uma nova década, é comum geral novas expectativas para o nova década que se inicia,  e com ela sempre algumas mudanças ocorrem e vão escrevendo novas formas de marcarem cada década. É comum se ouvir dizer, os anos 40, os anos 50, os anos 60, etc. 

Vamos então dar uma olhadinha, nos fatos importantes que marcaram o início dos anos 70. 

BRASIL

  1. No Brasil uma das principais manchetes foi o tricampeonato mundial. A seleção brasileira ganhou da Itália de 4x 1 no estádio Azteca, no México, em 21 de junho e entrou na história mundial como uma das melhores seleções de futebol.

2. O presidente do Brasil era o general Emílio Garraztasu Médici, onde o slogan de seu governo era “Brasil- ame-o ou deixe-o”. No seu governo fez acordo com o Paraguai para a construção da Itaipu, criou o PIS (Plano de Integração Social), o Mobral (campanha de alfabetização) e o Prorural (Programa de Assistência Rural). Porém foi um governo duro e não se cumpriu o prometido que era a volta da democracia.

3. A miss Brasil desse ano foi a jornalista Eliane Fialho Thompson. Foi miss Guanabara e chegou a ser finalista no Miss Universo de 1970.

4.  A novela de sucesso nesse ano foi Irmãos Coragem, de Janete Clair, produzida pela Rede Globo, no horários das 20 horas, ainda é apresentada em preto e branco.

5. O melhor filme nacional foi o Macunaíma, baseado no romance de mesmo nome de Mário de Andrade.

6. O carro que era o luxo no país nesse ano era o LTD – “primeiro carro brasileiro a usar transmissão automática, acrescentou novos requintes à linha Galaxie”

7. Com a resolução do Banco Central do Brasil de numero 144 de 31 de março de 1970, são lançadas as novas moedas no país.

8. Na moda inicia-se um movimento para produzir uma moda nacional. Zuzu Angel, uma mineira, que foi a primeira criadora de roupas brasileiras a vender sua produção em Nova York. 

Coleção Zuzu Angel

9. Na música surge os novos baianos, com lançamento do seu primeiro LP e Gal visita Gil e Caetano, exilados em Londres. 

Imagem da Revista Fatos e Fotos

 

10 – Algumas das músicas mais tocadas nesse ano no Brasil

  1. Que bom Seria – Agnaldo Timóteo
  2. Gente Humilde – Angela Maria
  3. Se eu pudesse conversar com – Antonio Marcos
  4. Andança – Beth Carvalho
  5. Atrás do Trio Elétrico – Caetano Veloso
  6. Irene – Caetano Veloso
  7. Adeus Solidão – Carmem Silva
  8. Irmãos Coragem – Jair Rodrigues
  9. Os incríveis – Eu te amo meu Brasil
  10. Rio de Lágrimas – Tião Carreiro e Pardinho
  11. Cândida – The Fevers
  12. BR3 – Tony Tornado
  13. Carta de Amor – Waldick Soriano
  14. Eu amo você – Tim Maia
  15. Yellow River – The Fevers
  16. Não me deixe nunca mais – Wanderley Cardoso
  17. Meu Bom José – Rita Lee

No vídeo abaixo você poderá escutar e relembrar desse ano de 1970.

Internacionais

1- No Peru aconteceu um terremoto de Ancasch, conhecido com terremoto de 70, onde morreram mais 47.000 pessoas;

2. Em 10 de abril de 1970 é anunciado por Paul MacCartney a finalização de um dos mais famosos grupo de rock Os Beatles

3. Ganharam o Oscar nesse ano, em 07 de abril, em Los Angeles como melhor filme Perdidos na Noite, melhor ator: John Wayne e atriz: Maggie Smith

John Wayne

Maggie Smith

4. Miss Universo desse ano foi para a Miss Porto Rico Marisol Maralet Contreras

Marisol Maralet

5. Nixon, presidente dos Estados Unidos promete a retirada dos seus soldados da guerra do Vietnã, acontecendo isso somente em 1973.

23 de dezembro de 1970 no Vietnã

6. Em dezembro, Elvis Presley, visita o presidente Nixon na casa Branca. Foto histórica desse momento.

7. Apolo 13 foi lançado em 11 de abril desse ano e considerado o acidente com sucesso, pois os astronautas após 6 dias, embora não chegassem ao seu destino final, conseguiram chegar de volta a terra são e salvos.

8. O papa era Paulo VI, que sofreu um atentado ao chegar em uma visita as Filipinas em novembro de 1970. Uma pessoa entrou na pista do aeroporto, vestido de padre e tentou com um punhal feri-lo. O presidente das Filipinas com golpe de Karatê colaborou para desarmar o agressor.

 

9. O prêmio Nobel da Paz, desse ano, foi recebido pelo engenheiro agrônomo Norman Ernest Borlaug, por colaborar com a fome mundial no desenvolvimento de variedades de trigo que favoreceram o aumento de produtividade.

Norman Borlaug, o Nobel que salvou o mundo da fome - Mundo - Correio da  Manhã

 

 

10. O ciclone tropical Bhola, atingiu o leste do Paquistão (Bangladesh hoje) e da Índia Bengala Ocidental, chegando ao número de 500.000 mortos.

Enfim gente, se você já passou dos 50 anos, assim como eu, e quiser ter uma ideia do que acontecia em cada ano, desde o seu nascimento, o objetivo desse post foi trazer um pouco do que acontecia nesse ano de 1970. Agora, se você tiver o interesse de saber sobre os anos anteriores desde 1961, ano a ano, os fatos que marcaram cada um deles, fique a vontade para verificar por aqui:

O que acontecia no ano de 1961? Ano do meu nascimento e que continua até hoje, vocês adivinham? …

1962 – 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1963 – Você já havia nascido?

1964 – Que ano foi esse?

1965 – Manchetes importantes desse ano

1966 – Que ano foi esse?

1967 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1968 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1969 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Referências:

http://passarelacultural.blogspot.com.br/2014/05/sessao-nostalgia_24.html

http://www.filmesdoserro.com.br/film_ma.asp

http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_nacionais_ford.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_moedas_do_Brasil

https://paniscumovum.blogspot.com.br/2017/02/fotomemoria-da-redacao-gal-costa-em.html

https://seuhistory.com/hoje-na-historia/o-sonho-acabou-paul-mccartney-anuncia-o-fim-dos-beatles

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_1970

A Guerra do Vietnã

http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/papa-paulo-vi-escapou-de-punhal-ao-chegar-nas-filipinas-em-1970-15051146

https://en.wikipedia.org/wiki/1970

6 respostas

  1. Muito legal o conteúdo apresentado. Sou Educador de esportes e no local onde atuo, estou trabalhando com os alunos(as) fatos marcantes das décadas de 50 até os anos atuais e por aqui encontrei um material rico para as pesquisas.
    Muito obrigado por compartlhar conhecimento e parabéns pelo editorial.

    1. Olá Everton
      Obrigada
      Na verdade isso faz parte de um projeto meu, pois nasci em 1961 e aos poucos venho pesquisando ano a ano a partir de 1961, tem varios posts por aqui, pois é interessante saber pelo menos um pouco o que se passava na sociedade nos anos em que nós eramos crianças e fomos sendo constituidos como sujeitos, pois sabemos bem que a cada ano tudo muda e isso tem influência naquilo que nos tornamos como adultos.
      Legal você desenvolver esse tipo de trabalho. É incrível como hoje as crianças e os jovens não sabem nada, principalmente das próprias histórias de suas famílias.
      Isso é muito importante. Não sabe nem a história do seu próprio nome. É legal incentiva-los a questionar os pais também sobre as historias familiares, de onde vieram, quem eram os avôs, bisavôs, tios etc. Isso é muito importante para nós seres humanos.
      Parabéns pela sua iniciativa com as crianças e jovens,
      Bom trabalho por aí.
      Um abraço.

  2. Prezada Mari, tem um equívoco muito grande em uma informação nessa matéria. A atriz Miryan Rios nasceu em 1958, portanto tinha apenas 12 anos em 1970 e não poderia ter se casado e já estar se separando do cantor Roberto Carlos. O casamento de ambos começou por volta de 1978 . Obrigado. um abraço.

    1. Olá Francisco

      Obrigada pela sua observação. Realmente cometi um engano, talvez tenha colocado aquela manchete e confundido aqui na hora de postar. Realmente Myriam Rios conheceu Roberto Carlos com 16 anos e ficaram 11 anos juntos.Já arrumei o post.
      Um abraço.

  3. Ótima postagem, parabéns vivi tudo isto na época com 10 anos de idade, lembro de tudo como se fosse hoje.
    Principalmente da Guerra do Vietnam e do tri campeonato mundial conquistado pelo Brasil, no México a maioria da
    população desconhecia o fato do campeonato mundial estar sendo disputado no país deles, as partidas chegavam a serem ridículas pois quando o Pelé fazia gol os adversários tiravam fotos com ele em campo.
    O governo militar tirou proveito usando a conwuinta da seleção como cortina de fumaça para desviar o foco das atricidades cometidas pelo exército contra o povo Brasileiro.

    L

    1. Olá Paulinho
      Obrigada. Também tinha uns 9 anos nessa época e me lembro de muita coisa, talvez sem entender com pouca idade o que se estava por trás das aparências. Mas é isso e vamos sobrevivendo, apesar de …
      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email