logo-Blog MAri Calegari
33 fotos: presentes para Todor Jivkov

33 fotos: presentes para Todor Jivkov

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer para você 33 fotos que mostram alguns dos vários presentes recebidos por Todor Jivkov, ex-presidente da Bulgária, que esteve no poder durante 35 anos de governo comunista…

Para você que está seguindo aqui os posts anteriores sobre essa minha viagem a Europa, onde estive durante três dias na Bulgária, hoje trago aqui para você essa visita que fiz ao Complexo do Museu Histórico da cidade de Pravets, onde estão expostos os presentes recebidos pelo ex-presidente do regime comunista Todor Jivkov que ficou no governo desse país durante 35 anos.

Foi uma visita rápida, devido ao tempo curto que tive para poder visitar o complexo cultural dessa cidade de Pravets.

Nos posts anteriores já falei um pouco sobre isso, caso queira acompanhar:

Bulgária e o maravilhoso hotel em Pravets

Bulgária e a interessante cidade de Pravets

Bulgária e a casa onde nasceu Todor Jivkov

Essa foto eu tirei do livro do Museu Histórico que traz toda a história dessa região da Bulgária

Na foto abaixo você pode observar que no dia da minha visita, além de estar muito frio, havia nevado no dia anterior. Essa visita se deu em fevereiro de 2017. 

É nesse complexo que estão guardados todos os presentes que o ex-presidente recebeu de várias nações,  de grandes líderes políticos, e hoje faz parte do acervo cultural do país.

As fotos são de alguns dos inúmeros presentes que estão preservados e bem catalogados com toda história de cada visita, com fotos e os momentos das entregas dos presentes. 

 Você poderá observar que são objetos dos mais variados estilos de arte e artesanato, desde cristais, pinturas, porcelanas, artigos em cobre, prata, esculturas, etc. São 33 fotos que registrei por lá.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Foto 20

 Foto 21

Foto 22

Foto 23

Foto 24

 Foto 25

Foto 26

Foto 27

Foto 28

Foto 29

Foto 30

Foto 31

Foto 32

Foto 33

Enfim gente, embora tenha sido uma visita rápida, gostei muito do que vi por lá. Penso como cada objeto desse foi construído, pensado, elaborado pelas  as mãos de um artista/artesão, bem como  todos aqueles que participaram do processo criativo desses objetos.

Cada ser humano é de uma importância única, oferecendo em seu trabalho o melhor de si.

Independente da nacionalidade, o mundo é feito de humanos que deixam pela sua passagem por aqui um pouco de si, de sua força de trabalho. Muitas vezes os artistas e artesãos, principalmente em nosso país, onde as pessoas tem que lutar pela sua sobrevivência, pelos itens básicos, nem sempre podem valorizar a mão-de-obra daqueles que criam arte e trabalhos maravilhosos com suas criações, habilidades e dedicação.

Penso que, quando se trata desses profissionais, os quais nem sempre são valorizados monetariamente por suas criações, merecem no mínimo a atenção e elogios por seu trabalho, até porque um elogio faz bem para quem recebe e não custa nada para quem oferece.

Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento para as pessoas que nos receberam na Bulgária e nos acompanharam nessa visita e, mesmo com as dificuldades das diferenças de nossas línguas, como é bom saber que em qualquer lugar desse mundo por onde a gente possa andar, existem pessoas educadas, boas anfitriãs e atenciosas com seus visitantes.

Uma funcionária do Centro Cultural da cidade de Pravets, entendendo o nosso pouco tempo, nos levou com seu carro particular até esse local e nos atendeu com muito profissionalismo. Fiquei encantada.

Se você algum dia visitar a Bulgária e ter a oportunidade de chegar até  essa pequena cidade de Pravets, vale muito a pena essa visita, por guardar muitas histórias desse país e, ainda, se você é descendente desse país por que não buscar informações sabre suas origens.

Não conheci Sófia, a capital da Bulgária, mas quem sabe um dia poderei ter a oportunidade de retornar por lá para uma visita com mais tempo.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email