logo-Blog MAri Calegari
Bulgária e a interessante cidade de Pravets

Bulgária e a interessante cidade de Pravets

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é para falar sobre essa interessante pequena cidade, da Bulgária, chamada Pravets, a qual tive a oportunidade de conhecer rapidamente e visitar por lá dois locais que guardam fatos históricos daquele país. Saiba um pouco sobre o que vi e as recordações que terei de mais uma das histórias de minhas viagens…

Como já comentei no post anterior, nunca havia pensado em ir para a Bulgária, Bulgária e o maravilhoso hotel em Pravets, mas diante da oportunidade e oportunidade não se deve perder gente, aproveitei o pouco tempo para dar uma passadinha nessa cidade. Enquanto meu marido trabalhava eu e minha filha decidimos nos aventurar.

Alfabeto cirílico

Na Bulgária você já observa a primeira grande diferença em relação ao nosso país que é o alfabeto.  Só para você ter uma ideia, coloquei a foto acima do alfabeto cirílico que é utilizado pelo povo búlgaro.

Esse  alfabeto é o terceiro  utilizado na União Européia, pelas línguas eslavas “como o russo, o bielorrusso, o ucraniano, o búlgaro e até línguas não-eslavas como o mongol por exemplo.  Isso equivale dizer que por onde eu olhasse e via algo escrito, não entendia nada. Nesse momento faz a gente pensar como é difícil se colocar no lugar de quem não teve a oportunidade de se alfabetizar, mesmo na nossa língua.

Caso você queira saber um pouco sobre esse país e sua história, achei interessante esse blog que conta um pouco sobre esse país http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2015/06/bulgaria-o-pais-das-rosas_23.html .

Em 15 de setembro de 1946 foi proclamada nesse país a República Popular da Bulgária. E no período de 35 anos, que foi de 1954 a 1989, esse país foi governado pelo Todor Zhivkov, que ficou no poder durante 35 anos, onde esse país foi completamente leal aos soviéticos.

E nessa cidade de Pravets conheci a casa onde nasceu esse presidente, bem como um local interessante e muito bem conservado, onde estão ali todos os presentes que ele recebeu de várias nações do mundo durante esses 35 anos de governo comunista.

Primeiro Sufoco na Bulgária

A capital é Sófia, cidade que fiquei com muita vontade de conhecer, mas passei apenas pelo aeroporto na ida e na volta, pois nos dirigimos diretamente próximo a cidade de Pravets, a qual eu e a minha filha pegamos um taxi e fomos até lá para poder conhecer um pouquinho. 

Eu havia trocado uns euros no hotel pelo dinheiro local que se chama Lev – Lev Búlgaro. Mas, acredite se quiser, chamei o taxi e fomos até essa cidade e na hora de pagar o taxi me pego naquela situação que você não acredita que está acontecendo, ou seja, troquei o dinheiro e não coloquei na bolsa. Imaginem a cena, o taxista que não falava inglês, nós que não entendia nada da língua dele e como explicar naquele momento que não tinha o Lev Búlgaro para pagar a corrida. Sufoco total. Na minha carteira tinha uma nota de euro a qual apresentei ao motorista e que me olhava bravo é lógico e fazendo sinal de que não aceitava euro.

Sem poder falar, apenas com gestos, apontava para o meu relógio dizendo a ele que voltasse dali umas duas horas para nos pegar que eu trocaria o dinheiro. Ai gente são fatos  que acontecem e viram histórias de viagens, das quais tenho centenas para contar. Até o taxista entender que eu não tinha o que fazer naquela situação e, nem tão pouco ele, o jeito foi tentar a linguagem através de sinais e com um papel e caneta escrevi o horário para vir nos pegar.

Passado esse primeiro momento, entrei em um museu da cidade e também ali não aceitavam euro, mas encontramos uma boa samaritana que falava inglês e aí nos indicou um banco próximo para que fizéssemos a troca e assim compramos o ingresso e iniciamos o nosso passeio com o tempo contato, pois o taxista com certeza voltaria nos pegar.

 

O lev Bulgáro

1 Euro = 1.95 BGN (sigla do dinheiro búlgaro), o que seria arredondando para cada euro = 2 BGN 1 real = 0.58 lev búlgaro. 

1 euro = 3.32 reais – cada euro valia em torno de 2 BGN – Se não fiz o calculo errado 1 real é igual a 1,66 BGN

Enfim, na Bulgária é mais barato para nós o turismo, se compararmos com os outros países que visitamos.

Enfim para se ter uma ideia a corrida do taxi,  quando nos deixou no hotel, ele nos pediu 8 BGN e acabei entregando 10 para ele por ter sido camarada com a gente. O que equivale a dizer que paguei pelo taxi em torno de 17,00 reais (pensando que a cidade ficava há 2 quilômetros de distância, não foi tão caro não é mesmo?).  

Se o motorista me cobrou 8 x 1,66 = 13,28 – se paguei 10 BGN então saiu o taxi mais ou menos 16,66 –  Acho que é mais ou menos esse o cálculo.

Sobre a cidade de Pravets

Pravets é um cidade bem pequena com uma população aproximada de 4.500 pessoas. Uma cidade pequena, calma, onde me deu a impressão de um lugar  tranquilo para se viver.

Como tínhamos apenas 2 horas, visitamos o museu histórico da cidade e fomos informados de que havia outro dois lugares interessantes para se conhecer. Consegui explicar que não teria tempo para retornar ali e, acredito que sou uma pessoa abençoada, pois a mulher se prontificou a nos levar com o carro próprio até os outros dois locais e nos acompanhou na ida e na volta dentro do nosso prazo estipulado. 

Gente fico encantada de saber que, nesse mundo tão gigante e, com tantas desconfianças, como existem pessoas boas nesse mundo. Agradeço muito a atenção que nos foi dada nessa cidade que cheguei sem saber nem bem onde estava e que graça a atenção que nos foi dispensada.

Sinceramente foi essa a impressão que tive dos poucos contatos com o povo búlgaro, atenciosos, receptivos e muito educados.

Assim, vou trazer aqui para você um pouco do que vi nesses três lugares que visitamos rapidamente, ok? Nesse post o Museu Histórico de Pravets e no próximo Post então a casa do Presidente da Bulgária que governou durante 35 anos no período comunista e o museu onde se preserva todos os presentes que ele ganhou de outras nações durante o seu governo. São fotos e objetos interessantes gente.

Se você curte museu e história, assim como eu, valerá a pena dar uma olhadinha.

MUSEU HISTÓRIO DE PRAVETS

Essa foto tirei do livro que comprei por lá que fala sobre o museu histórico da cidade de Pravets

O museu histórico de Pravets é uma instituição que preserva a história dessa região e as características representativas da cidade. Ele está localizado no centro da cidade no prédio do Centro Cultural. Esse museu foi aberto em 1981 e preserva e divulga o rico patrimônio histórico da região. Abaixo algumas fotos que tirei por lá.

Achados arqueológicos romanos do século II-III 

A exposição permanente do museu apresenta o desenvolvimento da região desde o fim da antiguidade até o início do século XX e inclui uma reprodução original de um ritual de enterro do período romano (II-III século) e um autêntico canto etnográfico (registro descritivo da cultura do povo, língua, costumes, raça, religião hábitos, etc).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfim gente, trouxe aqui para você um pouco desse museu histórico sobre essa região da Bulgária, por entender que sempre é bom a gente ver um pouco da cultura de outros povos.

 

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

http://tipografos.net/glossario/cirilico.html

Livro do Museu Histórico e Cultural da cidade de Pravets na Bulgária

 

2 respostas

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email