História da moda de 1940 a 1950

Oi gente

Hoje trouxe aqui para você um pouco da história da moda, no período de 1940 a 1950. Fatos e Fotos dessa época que repercutiram no vestuário, principalmente no pós guerra….

Venho postando aqui no blog para você um pouco sobre a história da moda durante as várias décadas passadas. Caso você tenha interesse em visualizar os outros posts anteriores a esse estão aqui, ok?

Fatos e fotos da Moda no período de 1900 a 1910

Fatos e fotos da moda entre 1910 a 1920

Fatos e fotos da moda de 1920 a 1930

Fatos e fotos da moda de 1930 a 1940

E hoje então, dando continuidade vamos iniciar os Fatos e Fotos da moda de 1940 a 1950.

Primeiramente vamos lembrar alguns fatos importantes que estavam acontecendo  na história mundial e aqui no Brasil, pois o momento histórico reflete diretamente na forma de criação no mundo da moda.

FATOS NO MUNDO 

  • Essa década foi vivenciada com vários conflitos entre os países que continuavam em guerra. A segunda guerra mundial, a qual teve início em 1939 e foi finalizada em 1945;
  • “No contexto da guerra, iniciada em 1939, o mundo estava dividido em dois grupos. As principais forças dos chamados Aliados era Reino Unido, União Soviética e Estados Unidos, enquanto Alemanha, Japão e Itália formavam as Potências do Eixo. Em agosto de 1945, a guerra já havia terminado na Europa, depois das mortes dos ditadores Benito Mussolini (Itália) e Adolf Hitler (Alemanha),  porém os confrontos continuavam no Pacífico e na Ásia, protagonizados por americanos e Japoneses”;
  • Mussolini foi fuzilado e Hitler cometeu suicídio;
  • 1941 – Ano em que os norte-americanos foram surpreendidos pelo ataque do Japão em sua base militar em Pearl Harbor, no Havaí;
  • agosto de 1945 – as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão foram atingidas pela bomba atômica, lançada pelos Estados Unidos;
  • É criada após o final da guerra a ONU – Organização das Nações Unidas;
  • Foram criadas também a OTAN, FMI, Banco Mundial,
  • A moda nessa época foi considerada uma das mais lindas e sensuais, influenciadas por Hollywood e suas memoráveis atrizes, como Ingrid Bergman, atriz sueca ganhadora de Oscars, Ava Gardner, atriz norte-americana, do cinema clássico, considerada uma das atrizes mais belas do século XX, bem como a famosa Marylin Monroe, modelo e atriz norte-americana que também exerceu sua influência no mundo da moda, com suas curvas e modelos sensuais; 

Ingrid Bergman – Atriz Sueca

Ava Gardner

Marylin Monroe – 1944

Através do vídeo abaixo, que pesquisei no Youtube é possível ter uma ideia melhor desse período. A fonte de pesquisa está nas referências logo abaixo:

FATOS NO BRASIL

Foto dos pracinhas brasileiros desembarcando na Itália

O Brasil também teve sua participação, nesse período, na Segunda Guerra Mundial, quando os nossos soldados conhecidos como pracinhas brasileiros foram enviados para a Itália.

Em 1943 é criada a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas);

Até 1945 o Estado Novo, também conhecido como a Era Vargas ainda governava o país. Um governo centralizador, nacionalista, anticomunista e autoritário.

Em 1946 é criada a nova Constituição Brasileira no Governo de Eurico Gaspar Dutra e sua política econômica levou muitos brasileiros a protestarem com greves devido ao alto custo de vida e baixos salários;

Em 1946 0 Partido Comunista Brasileiro foi colocado novamente na ilegalidade, por ser acusado de promover as desordens no país, ocorrendo várias prisões e cassando os deputados desse partido;

Em 1950, Vargas vence novamente a eleições para presidir o Brasil;

MODA NESSE PERÍODO

A moda não tinha como não sentir os reflexos de um período de escassez e de necessidade de reconstrução. Com o grande número de homens mortos nas guerras, a mulher entrava cada vez mais no mercado de trabalho e assim, o vestuário feminino vai aos poucos sendo mais simplificados, em função da necessidade de se refazer a economia e ainda, era necessário uma moda onde se pudesse ser mais facilitada a aquisição pelo custo de tecidos mais baratos, bem como para facilitar a vida das mulheres que começavam a exercer dupla jornada de trabalho.

1944

A moda tinha que ser mais usual tendo um destaque para as duas peças. Com a escassez de tecidos surgem as fibras sintéticas e demais alternativas como o uso dos acessórios para agregar valor ao vestuário com menor glamour, uma vez que as reformas das roupas também eram necessárias.

 

1940

moda adolescentes

Nos anos 40, o número de adolescentes do ensino médio que foram para guerra era em torno de 08 a cada 10. Aqueles que não iam para guerra faziam “parte de um novo movimento de moda que foi inteiramente concebido para adolescentes por adolescentes.”

1947 – New Look de Dior

Em 1947, Christian Dior que já vinha se despontando no mundo da moda como estilista há mais de 10 anos lança em fevereiro de 1947 a sua coleção New Look, onde a altura da saia deveria ser medida do chão até a altura do joelho até alcançar 40 cm. Apesar do estilista não direcionar sua moda as grandes massas, ele foi bem recebido por demais camadas sociais onde donas de casa sonhavam com seus modelos.

Em um período de escassez os seus modelos exigiam uma maior quantidade de tecido o que não era bem visto no período de recessão pós-guerra ele consegue mudar a estética da moda.

Dior – 1948

1949

1946 moda casual

Antes do início dos anos 40, as calças não tinham um uso normal pelas mulheres. Mas com a entrada da força de trabalho feminino  nas fábricas, trabalhando em funções que até então eram executadas apenas pelos homens, o uso da calça comprida em algumas funções se tornavam necessárias até por questões de segurança. Assim as calças começaram a ser introduzidas no cotidiano das mulheres, não mais apenas para o uso no trabalho mas também em outros ambientes.

As calças compridas entram nos ambientes sociais, e em ocasiões de laser. Era interessante se criar modelos de blusa casual para acompanhar as calças.

A moda ainda exercia a influencia do pós guerra, com modelos estilo militar, com tecidos pesados, ombros acentuados. O tecido tweed foi muito utilizado nesse período principalmente nos países como Grã Bretanha. As saias mais curtas com leves pregas e o uso do franzido nos modelos das saias era uma tendência.

Tecido Tweed

Algumas “roupas dos anos 40 tinham ombros arredondados, mangas largas, corpetes cheios com cintura moldada. Silhueta estreita e cintura marcada. As saias eram retas com pregas invertidas para facilitar o movimento. Alguns projetistas de moda inspiravam-se em ideias romantizadas de trajes camponeses e até leve inspiração medieval.”

Moda no Brasil

1947 Carmem Miranda no Copacabana

Carmem Miranda, nesse período, foi o grande sucesso aqui no Brasil e também nos Estados Unidos, levando e divulgando a cultura latino americana. O “Miranda look” que foi adaptado e usado nas ruas. Ainda hoje muitos estilistas buscam nela inspiração”.

“Para a mulher ainda se sentir na moda, os chapéus não foram deixados de lado, porém passaram a ser produzidos em formatos menores. Mesmo assim, algumas mulheres achavam o preço dos chapéus muito alto em tempos de guerra e passaram a usar redes, lenços e turbantes que cobriam mais o cabelo e portanto mais seguro para trabalhar no setor fabril, além se ser algo utilizável tanto dentro de casa como fora.”

 

 1941

Moda Masculina

“Inspirados nas Big Bands, os ternos Zoot eram as roupas masculinas. Calças largas com cintura alta eram vestidas com paletós longos. Na época, também devido o racionamento por causa da Guerra, a maioria dos homens parou de usar coletes por baixo dos paletós e os estilistas cortaram as calças e os paletós mais estreitos. Os suéteres também fizeram parte da moda masculina e os homens os usavam com decote em V com camisas de colarinho desabotoado e calças sociais fora do trabalho ou para eventos menos formais. “

É inaugurada a Casa Canadá, onde foi realizado o que é considerado o primeiro desfile de modas aqui no nosso país.

Abaixo mais algumas fotos dessa década:

 

 

 

 

 

Enfim gente, tentei dividir aqui com você um pouco dessa década de 40 relacionado a história da moda, e algumas fotos para se ter uma ideia de como o modo de se vestir, nos anos 40, vem se transformando com o passar dos tempos e como a moda  vai sendo reinventada de acordo com a necessidade de atender o mercado dentro de cada período histórico.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

.Referências:

https://noticias.terra.com.br/educacao/bomba-nuclear-de-hiroshima-a-historia-da-explosao-da-bomba-atomica,61d5729779f315e35dd34667bb4f91e6pqn8RCRD.html

http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/1940-militarismo-new-look-e-carmen_28.html

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/identidade-brasileira-na-moda-anos-40/

http://9ahistory.blogspot.com.br/2014/10/brasil-anos-1940-e-1950.html

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/identidade-brasileira-na-moda-anos-40/

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/pracinhas-na-segunda-guerra/index.jpp

https://veja-os-estilos.blogspot.com.br/2010/12/historia-da-moda-no-brasil-casa-canada.html

As fotos da pesquisa estão disponíveis no Pinterest.