logo-Blog MAri Calegari

Londrina e seus símbolos

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

O post de hoje é sobre os símbolos da nossa cidade, símbolos esses compostos pelo brasão, Bandeira e hino. Como o time de futebol de Londrina, o tubarão, possui uma bandeira nas cores azul e branca e sua bandeira é muita utilizada durante os jogos de futebol, acredito que até mesmo alguns londrinenses acabam confundindo a bandeira do time com a bandeira da cidade. É gente a bandeira da nossa cidade não é da cor do time de futebol…

bandeira_da-cidade-de-londrina

Antes de falar sobre os símbolos da nossa cidade, achei interessante trazer um pouco sobre esse assunto aqui para você e uma curiosidade sobre aquela estrelinha da Bandeira do Brasil que fica lá separada das demais.

A importância dos símbolos

Trabalhar e entender os símbolos são importantes para o imaginário da população. Esses símbolos devem ser trabalhados com as crianças, e com as pessoas por entender que eles representam uma identificação. É só você observar como transmitem a população significados. Pensem bem o que os símbolos representam, aqui no Brasil, quando você pensa por exemplo na bandeira do seu time. Além deles poderem transmitir ao cidadão de qualquer classe social, ou nível educacional, valores referentes a sua cultura.

O Brasã0, os selos, a Bandeira, o Hino de um país são símbolos que permanecem e falam por si. E assim eles fazem parte de uma nação e cada Estado e Cidade possui os seus.

bandeira-do-brasil-2

Cada símbolo, criação que pode ser feita através de concurso ou por pessoas designadas para isso tem os seus significados. Achei interessante e eu não sabia, por exemplo, sobre aquela estrelinha que fica separada das outras na nossa Bandeira Nacional

Entenda o que significa aquela estrelinha que fica sozinha sobre a ORDEM E PROGRESSO

Na nossa bandeira do Brasil, por exemplo, as estrelas significam o número de Estados do nosso país. Mas, aquela estrelinha que fica acima do Ordem e Progresso, significa na realidade o Estado do Pará, “porque a projeção que foi feita pelos astrônomos a estrela que representava o Estado do Pará ela ficou ao Norte para apresentar que o Brasil também possuia território no Hemisfério Norte do Globo”. (Prof. Tiago José Berger)

É interessante acessar esse site, onde o professor acima, especialista no assunto, explica certinho sobre esse assunto:

http://radios.ebc.com.br/revista-brasil/edicao/2014-09/especialista-explica-importancia-dos-simbolos-nacionais

Os símbolos da nossa cidade de Londrina

Outro dia passeando pela avenida Juscelino Kubitschek, uma avenida importante da nossa cidade, eis que vejo, de longe ,uma bandeira que acho linda e que estava  hasteada bem ao alto, era dia de jogo do Londrina. E acredito que, em nosso país, onde o futebol faz parte da cultura nacional, grande parte da população, assim como os londrinenses, conhecem mais a bandeira do seu time do que a bandeira de sua própria cidade. Não sei se você concorda comigo, mas  pelo menos é o que se percebe por aqui.

bandeira_lec

Ai me veio a vontade de saber mais sobre a bandeira da cidade de Londrina que nem sempre está exposta como a do time do tubarão. Conheço a nossa Bandeira, mas pelo fato de ter sido atleta na minha infância, do que propriamente por aprender sobre ela nas escolas. 

Entrando no site da Prefeitura http://www.londrina.pr.gov.br/ fui pesquisar um pouco sobre a nossa bandeira, que é da cor vermelha com as 4 estrelas prateadas.

A BANDEIRA DA NOSSA CIDADE

 

bandeira_da-cidade-de-londrina

“A Bandeira Municipal é formada por um retângulo vermelho, com quatro estrelas prateadas postas em cruz, simbolizando a constelação do Cruzeiro do Sul. Foi elaborada por Guilherme de Almeida e representa o município nos desfiles cívicos, festividades, escolas e em outros municípios e estados. É hasteada diariamente na Prefeitura e na Câmara Municipal”.)

 “O vermelho cereja representa a cor da terra, a fertilidade e simboliza o entusiasmo, a coragem e o espírito de luta. Dispostas em cruz as estrelas de prata lembram o Cruzeiro do Sul, os quatro continentes de onde vieram os pioneiros e representam a inspiração, o caminho e o rumo. Eqüidistantes, as estrelas simbolizam ainda a expansão em todos os sentidos e direções, os braços abertos aos quatro pontos cardeais e o equilíbrio.”
O BRASÃO
556px_brasao_londrina_thumb
“O Brasão de Armas é usado nos documentos da Prefeitura e da Câmara Municipal. Seu criador foi Guilherme de Almeida. Foi alterado em 1981 pelo Professor Arthur Luponi. O Brasão traz no listel as datas de 3 e 10/12/1934, que representam a criação e a instalação do Município respectivamente.”

“As torres identificam uma cidade de primeira grandeza. O escudo de prata reverencia os descobridores portugueses enquanto a cruz vermelha é homenagem aos empreendedores ingleses que deram início a Londrina. As estrelas de prata representam a constelação do Cruzeiro do Sul, o arado lembra o valor do trabalho na terra e os ramos de cafeeiro formam um registro histórico do produto que marcou o progresso da cidade.”

 HINO DA CIDADE DE LONDRINA
Quanto ao Hino, sendo bem sincera, conheço mas não sei cantá-lo se me pedirem e isso, vamos falar a verdade gente, temos que aplaudir o Rio Grande do Sul, principalmente, pois lá o povo gaúcho sabe dos seus símbolos e acho lindo como, a grande maioria, conhece o hino do seu Estado, do seu time, de sua cidade. Sabe por quê? Porque a forma de educar, desde os pequenos, são incentivados a valorizar a sua região. Eu, infelizmente,  não vejo isso aqui no nosso Paraná e mesmo na nossa cidade. O que é bom, a gente deveria seguir o exemplo.

http:/https://youtu.be/sqbdNNOXq90

Quem sabe podemos aproveitar para aprender. Esse vídeo está no Youtube, na voz do Ivo Pessoa, cantor londrinense.

 
Música: Andrea Nuzzi
Letra: Francisco Pereira Almeida Jr.

 

Londrina!
Cidade de braços abertos
A todos os fllhos do nosso Brasil!
E a todos aqueles de Pátrias distantes,
Que aqui, confiantes
Sob um pálio anil,
Seu lar construíram e aos filhos se uniram,
E aos filhos se uniram do nosso Brasil!
Londrina!
Cidade que sobe, que cresce,
Que brota e floresce,
Que em frutos se expande!
Que a Pátria enriquece,
Que alta, e que grande,
O encanto oferece
De sempre menina!
Londrina!
Das matas e das derrubadas,
Londrina das roças de espigas dobradas!
Das filas cerradas de pés de café!
Dos grandes poentes das tardes douradas,
De escolas ao longo das longas estradas!
Do arado, do livro, da indústria e da fé!
De braços abertos, dá pouso e guarida,
A todos que a buscam, materna e gentil!
Porém, destemida, se os brios lhe ofuscam,
Sói ser atrevida, impávida, hostil.
Seu solo fecundo, feraz, generoso
A quem, carinhoso, lhe deita a semente,
Por uma dá mil!
Padrão de trabalho plantado na História!
Londrina!
Cidade que um povo viril
Ergueu para a
Glória
Do nosso Brasil!
Outra Música sobre Londrina, cantada por Tetê Spindola
Fazendo aqui o post, me lembrei da Tetê Spindola, com sua voz toda inigualável, cantando uma música em um festival de 1981, de Arribo Barnabé que, naquela época, eu estava com 20 anos, mas já fiquei feliz pelo fato da nossa cidade de Londrina estar sendo projetada a nível nacional. Acredito que tem muitos amigos que se lembram bem disso.
Era isso por hoje.
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Obs. fotos disponíveis no Google e músicas disponibilizadas no Youtube.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email