logo-Blog MAri Calegari
O Projeto Verde é Vida no sul do Brasil

O Projeto Verde é Vida no sul do Brasil

Tempo de leitura 3 min.

Oi gente

O post de hoje que trago aqui para você é sobre esse Projeto fantástico que já tem mais de 25 anos de experiência, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Saiba um pouco sobre isso por aqui…

img_6139

Na visita que fiz na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, andando dentro do parque, me deparei com esse canto com flores maravilhosas e fui saber do que se trata.

img_6131

Como gosto de dividir informações boas aqui no blog com você, até porque sobre má notícias as mídias já fazem esse papel, em busca de audiência, encima de desgraças alheias, é sobre esse Projeto que quero falar hoje aqui. 

img_6119

A Afubra é uma associação dos Fumicultores do Brasil. “É uma entidade que representa mais de 100.000 famílias de pequenos agricultores localizados em mais de 750 municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em atuação desde 1955, a entidade tem, como principal propósito, oferecer aos seus associados um auxílio mútuo, protegendo-os em caso de ocorrência de granizo em suas lavouras de tabaco.”

img_6123

Como a fumicultura é desenvolvida em pequenas propriedades, em lugares acidentados com pouco acesso a tecnologia, os recursos naturais nem sempre são utilizados da forma correta e esse manejo incorreto do solo, “a falta de reflorestamento e de conservação das matas nativas, entre outros fatores, acabam por inviabilizar as propriedades e provocar severos danos ao meio ambiente”. 

img_6117

Após observar esses problemas, foi então que a Afubra, a partir de 1986, resolveu criar e desenvolver campanhas que pudessem auxiliar na educação ambiental. Inicialmente, começaram com a distribuição de mudas gratuitas de plantas nativas, como forma de sensibilizar a comunidade para a necessidade da preservação do meio ambiente.

img_6116

Após essa iniciativa, surge então o nascimento do Projeto Verde é vida,  no ano de 1991, envolvendo não somente os pequenos agricultores, mas também as escolas, informações e práticas de preservação ambiental. O projeto atua nas comunidades rurais onde a Afubra está presente.

img_6386

“Também, em 1991, foi criado o boneco Afubrinha, mascote do projeto, para atender às crianças da educação infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Com brincadeiras e atividades lúdicas, o Afubrinha enfoca questões relacionadas ao meio ambiente, que são enriquecidas com apresentação de vídeos, recreação educativa e distribuição de material escolar.”

img_6118

A partir de 1997, com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria/RS, foi editado o 1º volume da Série Ecologia, coletânea de cinco livros que visam auxiliar os professores com subsídios para trabalharem didaticamente as questões ambientais com seus alunos.

img_6385

Só para se ter uma ideia, veja alguns resultados já alcançados por esse projeto que é uma referência na área:

  • “A Bolsa sementes, considerada o maior programa de distribuição de sementes de árvores nativas da Mata Atlântica no Brasil, foi criada em 2002. As sementes são coletadas pelas escolas parceiras do Verde é Vida nos três Estados do Sul. Nos últimos 14 anos, foram coletados 21.881,7 kg de sementes, distribuídas a 1.230 viveiros de todo o Brasil;
  • Nos 25 anos, foram distribuídas mais de 2.960.000 unidades, entre réguas, cadernos, cartilhas de exercícios e de pintura;
  • Nos últimos 20 anos, o Projeto Verde é Vida publicou 85.000 livros da Série Ecologia, 60.000 Cartilhas de Educação Socioambiental, 18.000 Manuais de Educação Socioambiental, 13.000 Revistas Verde é Vida, 14.000 Anais da Pesquisa Científica e 10.000 Guias de Educação Ambiental, totalizando 213.000 exemplares;
  • Nos últimos 25 anos, realizou 1.109 palestras, envolvendo 104.969 pessoas, entre professores, alunos, pais e comunidade em geral

img_6387

 

Pesquisando por aqui na web pude perceber o tamanho desse projeto e o envolvimento de várias cidades, nessa questão da educação ambiental. São 25 anos de experiência, com tanta dedicação e engajamento dos profissionais, cidadãos, famílias, escolas, que só podemos elogiar atitudes e projetos como esse.

O endereço, email, fone, site da Associação dos Fumicultores do Brasil, caso você tenha interesse para saber mais sobre esse projeto e quem sabe até levá-lo para sua escola, comunidade, ou município.

Rua Julio de Castilhos, 1031 – CEP 96810-156 – Santa Cruz do Sul – RS

Telefone: (51) 3713-7700

Email: afubra@afubra.com.br –  site: www.afubra.com.br

E assim gente esse projeto vem sendo desenvolvido, com muita dedicação dos profissionais envolvidos, até hoje, levando o seu recado a comunidade e principalmente educando as novas gerações para a necessidade do cuidados que se deve ter com a natureza. Afinal todos nós dependemos dela para a nossa sobrevivência.

img_6384

Um pouco dos dados que aqui estão foram retirados de um livro que tive o prazer de ganhar, quando da minha visita por lá, que está na referência abaixo. 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Referência:

FERNANDES, José Leon Macedo. Projeto Verde é Vida, 25 anos de experiências. Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Santa Cruz do Sul, 1 edição, 70p.

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email