logo-Blog MAri Calegari
1969 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1969 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

Tempo de leitura 7 min.

Oi Gente

Hoje o post é sobre esse ano de 1969 e trago aqui, para você, um pouco do que acontecia nesse período no exterior e aqui no Brasil. O objetivo é trazer rapidamente os fatos que foram notícias para que você tenha uma ideia rápida desse ano. Aqui no blog, caso tenha interesse, esse projeto está sendo realizado a partir do ano de 1961, o ano de meu nascimento.  Quem sabe você que nasceu nesse ano, pode começar a acompanhar daqui para frente…

Resultado de imagem para 1969

O ano de 1969 não deixou de ser um ano turbulento na história. Continuava a guerra no Vietnã, bem como os conflitos raciais ainda permaneciam nos Estados Unidos. Através do Rock e da música, os jovens pediam paz e um mundo diferente. O movimento hippie se espalhava pelo mundo a fora e aqui no Brasil o tropicalismo e a Jovem Guarda enfrentavam o mais rígido regime de governo do país, iniciado em 1968.  O de 1969 acabou  sendo conhecido como “os anos de chumbo”, tamanha era a repressão do regime militar.

Acompanhe por aqui algumas manchetes desse momento do final da década de 60. Eu tinha apenas 08 anos e não tinha a mínima ideia do que representava tudo isso. Como dizia o meu velho pai, “Que bom ser criança, os adultos se virando e apagando fogo e a criançada fervendo”.

Brasil

1- É eleito o Novo Presidente do Brasil em outubro, pelo Congresso Nacional

medici-0011

Era a época do Regime Militar em nosso país. Após o terrível ano de 1968, os governo militar em 1969 escolheria o novo presidente do Brasil, através das eleições indiretas.

“Definida a preferência nos meios militares pelo General Emílio Garrastazú Médici e do vice Augusto Rademaker, os nomes foram homologados na convenção nacional da ARENA em 16 de outubro. A votação ocorreu as 15 horas de 25 de outubro de 1969 no Congresso Nacional, sob a presidência de Gilberto Marinho, que foi iniciada pelos membros do Senado.”.

2- Embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick foi sequestrado no Rio

1776

Os responsáveis pelo sequestro eram os militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) e do  Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), que queriam a libertação de 15 presos políticos.

Por pressão dos americanos, o governo brasileiro acabou cedendo e os presos foram encaminhados para o México.

“Dois dias depois, foi baixado o AI-14, instituindo a pena de morte e a prisão perpétua em casos de “guerra revolucionária e subversiva”. Nos anos seguintes, em ações cada vez mais desgastantes e arriscadas, seriam sequestrados e trocados por presos políticos os embaixadores da Alemanha e da Suíça e o cônsul do Japão em São Paulo.”

3- O Jornal Nacional entra no ar pela primeira vez

01174556501869

O primeiro programa do Jornal Nacional que foi exibido para o povo brasileiro aconteceu no dia 01 de setembro desse ano.  “O Jornal Nacional da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se nesse momento: imagem e som de todo o Brasil”. (…) Hilton Gomes, ao lado de Cid Moreira, iniciou a primeira edição do Jornal Nacional”.  http://www.megacurioso.com.br/televisao/75590-23-curiosidades-sobre-o-jornal-nacional.htm

4- Cantores brasileiros são exilados devido ao Regime Militar

002

biografia_chico_buarque_2

Trecho de uma das músicas de Chico Buarque contra o Presidente Médici

7077a13b6b2acd18009d0df5dbe08417

Chico Buarque de Hollanda na Itália

Caetano Veloso e Gilberto Gil foram para Londres e Chico Buarque de Holanda para a Itália

5-  Pena e Morte e Prisão Perpétua é regulamentada no Brasil

lei-segura-nacional

A Lei de Segurança Nacional no Brasil,  instituiu a pena de morte e prisão perpétua para crimes no dia 18 de setembro.

6- Miss Brasil – Vera Fisher

fototeca

Era a 16a edição do concurso Miss Brasil, que se realizou no Maracanãzinho, no dia 28 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse ano a miss Brasil era do Estado de Santa Catarina, Vera Fisher.

7- Palmeiras vence o Campeonato Brasileiro de Futebol

9478

“O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, ou Taça de Prata, como citado em alguns exemplares de A GAZETA ESPORTIVA, contou com a participação de 17 clubes, sendo 14 desses os mesmos que disputaram a edição de 68, somados a América-RJ, Coritiba e Santa Cruz. O Palmeiras se sagrou campeão após um início pífio na fase de classificação, com quatro derrotas e um empate. Na fase final, empatou com Corinthians e Cruzeiro e bateu o Botafogo, sendo campeão no saldo de gols sobre os mineiros.”. https://esportes.terra.com.br/futebol/confira-detalhes-do-titulo-do-palmeiras-no-robertao-de-1969,38459329da49a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

8- O carro do ano e os 10 modelos mais vendidos no Brasil

corcel

Ford Corcel considerado o carro do ano de 1969

Os 10 carros mais vendidos e que se encontravam na preferência dos brasileiros http://conexaoautomotiva.blogspot.com.br/2013/05/curiosidades-os-modelos-mais-vendidos.html

1º Volkswagen Fusca (1300/1500) – 144.260
2º Ford Corcel – 44.071
3º Volkswagen Kombi – 26.522
4º Chevrolet Opala – 25.792
5º Chevrolet Picape (C14/C15) – 10.213
6º Ford Rural – 8.925
7º Chrysler Esplanada/GTX/Dart – 7.174
8º Willys Picape – 6.409
9º Ford Galaxie LTD – 5.544
10º Willys Jeep – 4.923

9- Fundação da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

unknown

Em 20 de março desse ano foi fundada a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, uma empresa pública que veio substituir a DCT – Departamento de Correios Telégrafos.

10. Pelé marca seu milésimo gol

pele

Em um jogo entre Santos e Vasco da Gama, onde Santos ganhou por 2 a 1, no Estádio do Maracanã, Pelé, jogador do Santos, faz seu milésimo gol no dia 19 de novembro.

.

EXTERIOR

1. Presidente da França Charles de Gaulle renunciou1969: Após sofrer derrota em referendo na França, Charles de Gaulle  renuncia - 28/04/2019 - Banco de Dados - Folha

No dia 28 de abril de 1969, após 10 anos como um presidente de sucesso na França, Charles de Gaulle renunciou a seu mandato após protestos de estudantes e trabalhadores, entregando o poder a Georges Pompidou.

2. Apolo 11 chega a Lua

Resultado de imagem para apollo 11 1969

No dia 20 de julho de 1969, finalmente o homem chega à lua e dessa vez deu certo.  Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Colins. 

“Armstrong está pronto para plantar o primeiro pé humano em um outro mundo. Com mais de meio bilhão de pessoas assistindo na televisão, ele desce a escada e proclama: “Esse é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

Já Aldrin faz a seguinte colocação ao pisar na lua: “Magnífica desolação”. Exploram o local durante duas horas e meia, tiram fotos e recolhem amostras. Deixam ali a bandeira dos EUA e uma placa escrito o seguinte: “Aqui os homens do plante Terra pisou pela primeira vez na lua. Viemos em paz para toda a humanidade”. 

3. Yasser Arafat assume a presidência da OLP (Organização para Libertação da Palestina)

Resultado de imagem para yasser arafat

Yasser Arafat do Fath, assumiu a presidência da OLP e foi considerado um homem mau por um lado e, por outro, um combatente da liberdade. Em 1994, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz, por ser considerado o mais razoável do que a maioria.

4. Golda Meir é a primeira mulher a assumir como primeiro ministro de Israel

1969: Golda Meir torna-se primeira-ministra de Israel | Fatos que marcaram  o dia | DW | 17.03.2021 Meir foi a primeira a receber o título de “Dama de Ferro”, antes desse título ser atribuido a Margaret Thatcher.

5. Receberam Prêmio Nobel:

5.1. Na física

Murray Gell-Mann - Facts - NobelPrize.org

Murray Gell-Mann

Murray Gell-Mann recebeu o Prêmio Nobel nesse ano, por seu trabalho sobre a teoria das partículas elementares. 

5.2 Medicina e Fisiologia

Max Delbrück - Facts - NobelPrize.org

Max Delbrück-Alemão

Alfred D. Hershey - Facts - NobelPrize.org

Alfred Hershey-EUA

Salvador E Luria High Resolution Stock Photography and Images - Alamy

Salvador Luria – Itália

Pelas descobertas sobre a estrutura genética e os mecanismos de replicação dos bacteriófagos

5.3 Quimica

Derek Harold Richard Barton - Department of Chemistry

Derek Harold Richard Barton – Reino Unido

Odd Hassel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Odd Hassel – Noruega

Pelas contribuições nos trabalhos de quimica orgânica, especificamente sobre as propriedades das moléculas orgânicas e disposição tridimensional dos seus átomos.

5.4 – Literatura

O retrato de Samuel Beckett quando jovem - Posfácio

Samuel Beckett – Irlandês

Recebeu o prêmio “pela sua escrita, que – em novas formas para o romance e drama – na destituição do homem moderno adquire sua elevação”.

5.5 –  Economia

Ragnar Frisch

Ragnar Frisch – Noruega

Resultado de imagem para jan tinbergen

Jan Tinbergen-Holandês

5.6 – Paz

Quem levou o prêmio esse ano, foi a ILO – Organização Internacional do Trabalho, situado na Suiça, fundada em 1919, na área de Direitos Humanos, por implementar reformas que corrigiam injustiças em vários países.

6- Miss Universo

miss-universe-1969-philippines-gloria-diaz

Era a 18a edição do concurso Miss Universo, realizado em Miami Beach, realizada no dia 19 de julho, nos Estados Unidos. Esse ano quem levou a coroa de Miss Universo foi a Filipina Gloria Dias. Vale lembrar que nesse mesmo ano, Vera Fisher era uma das favoritas.

7. Festival de Woodstok

hnh-woodstock

Aconteceu no mês de agosto um marco na história do movimento Hippie. Um festival que durou 3 dias, onde em torno de 400 mil jovens, com menos de 30 anos se reuniram para para comer, beber, cantar, fazer amor ao ar livre, bem como fumar maconha

tumblr_loe6oeflos1qa2qxto1_1280

“Quem esteve em Woodstock de 15 a 17 de agosto de 1969 afirma que foi a maior manifestação de paz de todos os tempos. Para as más línguas, a descontração foi resultado do enorme consumo de drogas praticado durante o evento pelos jovens representantes da “geração das flores”.

8. Richard Nixon é novo Presidente dos Estados Unidos

richard-nixon-frase

Richard Nixon assume a presidência dos Estados Unidos até o ano de 1974. Nixon foi o único presidente dos Estados Unidos a renunciar seu cargo, após o escândalo do Watergate, onde através de algumas gravações comprovava o envolvimento do então presidente.

9. Ganhadores do Oscar 

9.1 – Melhor Filme

6f86a1a7f6d6f11e8535c42914e45a5f

9.2 Melhor Ator – Cliff Robertson

8404820fc1ef68a1d7a973f18a4a654c

Cliff Robertson

Interpretando Charly, no filme Os dois mundos de Charly, onde interpreta um jovem  de 30 anos, considerado “retardado” o qual, após uma cirurgia no cérebro, se transforma em um gênio.

9.3 Melhor atriz- empatadas Barbra Streisand e Katharine Hepburn

38f09092b6e04e484ac12bc22297f4e3

Barbra Streisand em um musical Funny Girl

bdad717887e9675495b67abc5f92ae83

Katherine Hepburn no filme O leão no Inverno

10. Criado e lançado em 29 de outubro a ARPANET

arpanet_logical_map_march_1977

ARPANET é considerada a mãe da Internet

“ARPANET, acrônimo em inglês de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet foi criada só para fins militares.”

https://pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET#/media/File:Arpanet_logical_map,_march_1977.png

Aproveite para dar uma olhadinha nos anos anteriores, que já postei por aqui:

1961 – Que ano foi esse?

1962 – 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1963 – Você já havia nascido?

1964 – Que ano foi esse?

1965 – Manchetes importantes desse ano

1966 – Que ano foi esse?

1967 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1968 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

Enfim gente, estão aqui para você alguns dos acontecimentos que marcaram esse ano de 1969. 

Como já comentei por aqui é importante saber e conhecer, a partir do ano de nosso nascimento, os acontecimentos que aconteciam durante os anos em que fomos sendo constituídos como ser humano.  O ambiente e a sociedade, além de fazer parte de nossa história de vida, também influenciam no adulto que nos tornamos. Afinal, desde que nascemos já nos tornamos um ser social.

Voltei aqui, para atualizar esse post e, caso você prefira, poderá ver em formato de vídeo esse post que coloquei no meu canal do youtube. Aproveite para se inscrever por lá.

Veja também as músicas mais tocadas no Brasil, durante esse ano, através dessa playlist que preparei:

https://www.youtube.com/watch?v=pFueygaPfuM&list=PLy-iWNK-iI7wRO4oqy-s36HfP1-DQaF0B

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/apollo11.html

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1969/delbruck-bio.html

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/economic-sciences/laureates/1969/frisch-bio.html

http://www.dw.com/pt-br/1969-festival-de-woodstock/a-609975

http://redeglobo.globo.com/filmes/noticia/2012/02/oscar-sabia-que-ja-rolou-empate-nas-categorias-melhor-ator-e-melhor-atriz.html

As imagens desse post estão disponíveis na web,

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email