logo-Blog MAri Calegari
1968 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

1968 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

Tempo de leitura 8 min.

Oi Gente

Aos poucos venho colocando aqui no Blog fatos de destaque de cada ano, desde o meu nascimento, por acreditar que é interessante a gente saber em que momento histórico nós fomos sendo constituído. Mesmo para aqueles que não nasceram ou vivenciaram esse ano, mas que é ou foi estudante, esse ano de 1968 não foi lá um ano muito legal, não só no Brasil, mas em outros países também. Parece que foi um ano que se instalou um pouco de loucura por todos os cantos. Saiba um pouco sobre isso por aqui …

Resultado de imagem para 1968

Mark Kurlanski, autor do livro “1968 – O ano que abalou o mundo”, traduzido por Sonia Coutinho e publicado pela Editora José Olympio, faz a introdução do livro da seguinte forma: “Nunca houve um ano como o de 1968 e é improvável que volte a haver. Numa ocasião em que nações e culturas ainda eram separadas e muito diferentes e, em 1968, Polônia, França, Estados Unidos e Mexico eram muito mais diferentes um do outro do que são hoje  – ocorreu uma combustão expontânea de espíritos rebeldes no mundo inteiro”. 

Espero poder passar rapidamente aqui para você, então alguns desses acontecimentos, para que possa ter um pouco de ideia do que representou esse ano 1968 em nossa história. 

Manchetes Internacionais

1. Na França, ocorre a maior greve e manifestações populares em maio

Resultado de imagem para França maio de 1968

Na França, houve um protesto gigantesco, iniciado pelos estudantes, que reivindicavam melhoras em seus currículos, e questões com as universidades, bem como contestavam contra as políticas sociais.

Os jovens queriam viver uma forma diferente dos seus pais, reivindicando liberdade de expressão. A revolução sexual foi um marco importante, bem como  as mudanças na linguagem, na moda, músicas. Desejavam maior autonomia.

Acontece que a classe trabalhadora também estava naquele momento reivindicando melhores condições de trabalho, e os estudantes se uniram a classe trabalhadora fazendo com que milhões de pessoas parassem o país.

2. Ofensiva do Tet, no Vietnã, revolta a população contra a guerra 

A Ofensiva Do Tet - Guerra Do Vietnã | 2021

No dia 31 de janeiro, a FLN (Frente de Liberação Nacional)  apresentou uma falha de estratégia de Washington, quando na véspera do ano novo lunar no Vietnã, Têt, “quando se iniciaria o ano do macaco. “Cerca de 36 das 44 capitais privinciais e outras 64 cidades do Vietnã do Sul foram atacadas, mobilizando 80 mil soldados norte-vietnamitas e vietcongues. (…) As forças americanas  e sul-vietnamitas reagiram de maneira desesperada (…) Mas foi na tentativa de retomada dos povoados do interior que se fez a barbárie. Na aldeia de My Lai, 500 civis desarmados, homens, mulheres e crianças, foram massacrados por soldados americanos.

Leia mais sobre esse assunto em http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/ofensiva-do-tet-vira-jogo-no-vietna-9661479#ixzz4Ig0W7PYT
© 2016.

3- Estados Unidos – protestos contra a guerra do Vietnã

Resultado de imagem para Estados unidos 1968

Nos Estados Unidos os protestos eram contra o racismo  e a guerra do Vietnã, levando milhares de pessoas as ruas. “A guerra americana no Vietnã não era a única e certamente, não era mais repreensível do que inúmeras outras guerras, inclusive a guerra francesa no Vietnã, anterior a ela. Mas, dessa vez, era travada por uma nação com um poder global sem precedentes. (…) No auge da luta, em 1968, as forças militares americanas matavam toda semana o mesmo número de pessoas, ou mais, que morreram no 11 de setembro de 2011, no ataque ao Word Trade Center.” (p.15)*   

4. Martin Luther King, Jr. é assassinado, em 04 de abril desse ano.

Resultado de imagem para Estados unidos 1968

Martin Luther King Jr., um pastor evangélico da Igreja Batista, sociólogo e teólogo, que lutou pelos direitos dos negros e mulheres, um ativista americano, foi assassinado no dia 04 de abril desse ano, por um ex-presidiário branco chamado Jones Earl Ray, em uma varanda na cidade de Memphis, no Tennessee. Tinha apenas 39 anos e seu assassino foi capturado em Londres, 2 meses depois. Ray, considerado culpado foi condenado a 99 anos de prisão.

Um número enorme de cidades americanas, em torno de 100, entrou em distúrbios raciais durante a primavera e verão de 1968.

5- Olimpíadas no México

Resultado de imagem para 1968 fatos e fotos

Havia no México o grande problema de lidar com a questão de 30% menos oxigênio, o que fazia com que muitos atletas aumentassem o cansaço extremo durante as provas. Mas, apesar dos jogos serem transmitidos a cores ” foram 45 horas de transmissão ao vivo e em cores para mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo”.  1968 “o ano que não terminou” foi marcado com tantas  turbulências políticas e sociais em diversos lugares do mundo, que as olimpíadas não foi o foco naquele ano. 

6- Primeira transmissão ao vivo de uma nave espacial

Un día como hoy pero de 1968 despega la nave espacial #Apolo8, que rodearía la Luna.:

Em 14 de outubro de 1968, os membros do Apollo 7 conseguiram fazer a primeira transmissão ao vivo do espaço. A câmera pesava 2 quilos e o público ficou fascinado com a possibilidade de poder seguir o que os astronautas: Walter M. Schirra, Donn F. Eisele e R. Walter Cunningham estavam encontrando por lá. Essa missão saiu de Flórida no dia 11 de outubro, retornando no dia 22.

7. Bobby Kennedy foi assassinado

Resultado de imagem para bobby kennedy morto

Na cozinha de um hotel, em Los Angeles, Ambassador Hotel, no dia 05 de junho Bobby Kennedy, irmão dos ex-presidente John Kennedy, também assassinado, estava disputando as primárias democratas para as eleições presidenciais. 

Após seu discurso de vitória de vencer as primárias na California, Sirhan Sirhan, um palestino irritado, com rancor contra o apoio do Kennedy a Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi preso na cena do crime. Após ter sido condenado, cumpre até hoje a pena de prisão perpétua.

8.  Em Praga (hoje República Tcheca) as pessoas enfrentavam a invasão soviética

Praga 11.jpg

As pessoas saíram as ruas para defender um socialismo democrático e enfrentavam a invasão soviética, chamado de Pacto de Varsóvia que era constituído por 5 países (URSS, Bulgária, República Democrática Alemã, Polônia e Hungria). 

9. Quem recebeu o Prêmio Nobel nesse ano

9.1. – Na Física – Luis Walter Alvarez

Luis Walter Alvarez – americano

Americano – 1911-1988

Recebeu esse prêmio “por suas contribuições decisivas para a física de partículas elementares, em particular tornou possível a descoberta de um grande número de estados de ressonância através de seu desenvolvimento da técnica de usar o hidrogênio câmara de bolhas e análise de dados”.

9.2 – Na Química –  Lars Onsager

Resultado de imagem para Lars Onsager
Lars Onsager

Noruega – 1903-1976

Pela descoberta de relações recíprocas que levam o seu nome, os quais são fundamentais para o processo irreversível de Termodinâmica.

9.3 – Medicina ou Fisiologia – Robert W. Holley, Har Gobind Khorana e Marshall Nirenberg W.

Resultado de imagem para Robert W. Holley
Robert W. Holley – americano – 1922-1993
Har Gobind Khorana - Wikipedia
Harr Gobind Khorana – Paquistão – 1922-2011
Marshall W. Nirenberg - Biographical - NobelPrize.org
Marshall W. Nirenberg – americano – 1927-2010

Olha a importância dos estudos desses três pesquisadores. Esse prêmio foi atribuído em conjunto por esses três pesquisadores por “sua interpretação do código genético e sua função na síntese de proteínas”.

9.4 – Na literatura – Yasunari Kawabata

Encontrado conto inédito do escritor japonês Yasunari Kawabata, ganhador do  Nobel | GZH
Yasunari Kawabata – escritor japonês 1899-1972

Recebeu esse prêmio por sua maestria em narrar, com grande sensibilidade, e expressar a essência da mente japonesa.

9.5 Prêmio Nobel da Paz – René Cassin

Resultado de imagem para René Cassin
René Cassin – 1887-1976

Recebeu esse prêmio por seu trabalho “na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Nesse mesmo ano, ele também recebeu o prêmio dos Direitos Humanos da ONU.”

10. O Oscar no ano de 1968 foi para:

Melhor filme: No Calor da Noite

Resultado de imagem para no calor da noite

Traduzido no Brasil como No calor da Noite

Melhor ator: Rod Steiger (Filme No Calor da Noite)

Rod Steiger - Filmes, Idade e Biografia
Rod Steiger – Ator Americano 1925-2002

Melhor atriz: Katharine Hepburn (Filme: Adivinhe quem vem para jantar)

Resultado de imagem
Atriz americana – 1907-2003

11. Miss Universo: A brasileira Martha Vasconcelos

Martha Vasconcelos Miss Universo 1968 Vem Para Compor O Juri de Miss Rio  Preto Dia 18 De Maio No Teatro Paulo Moura - Blog Nota e Anota

A brasileira recebe a faixa de Miss Universo em 13 de julho de 1968. É a segunda e a ultima vez que uma brasileira recebe esse título.

12. Moda nesse ano

BURDA INTERNATIONAL 1968:

Revista Burda Internacional

1968, Christian Dior:

Christian Dior

1968 Beach Wear- Vintage Fashion | Mojo Inspiration - I remember equally ugly patterns.:
McCalls 1968 McCall's Pattern 9230 Left - split-level dress of petal white and black, divided high with a crisp flare of Moygashel linen. Right - Daisy print for another version of the same skimmer. Polished cotton and Avril rayon by Concord.:
Fashion ♥ 1968:
Seventeen, 1968:
Chanel Suit, ELLE Magazine <3 September 1968:

Chanel

Manchetes Nacionais

1- Passeata de cem mil ocorre no Rio de Janeiro

Resultado de imagem para 1968 no brasil manchetes
1968 -Atrizes durante a passeata dos cem mil, em protesto contra a ditadura militar no Brasil, no Rio de Janeiro

A passeata de cem mil, realizada no Rio de Janeiro em 1968. As artistas saem nas ruas em protesto. O protesto era contra o regime militar e logo após a morte do secundarista Edson Luis de Lima e Souza, de 18 anos, com um tiro no peito, quando da invasão do restaurante universitário, onde os alunos protestavam contra o aumento dos preços das refeições.

2. AI-5 – Ato Institucional de número 5, o mais duro contra a sociedade brasileira

Resultado de imagem para 1968 ai 5

O ano de 1968 foi um ano tenso por aqui e,  como se não bastasse, no dia 13 de dezembro o então presidente Arthur da Costa e Silva baixou esse ato, como sendo um dos mais violentos: “O Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, marcou o início do período mais duro da ditadura militar (1964-1985). Editado pelo então presidente Arthur da Costa e Silva, ele deu ao regime uma série de poderes para reprimir seus opositores: fechar o Congresso Nacional e outros legislativos (medida regulamentada pelo Ato Complementar nº 38), cassar mandatos eletivos, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, intervir em Estados e Município, decretar confisco de bens por enriquecimento ilícito e suspender o direito de habeas corpus para crimes políticos. O ministro da Justiça, Gama e Silva, anunciou as novas medidas em pronunciamento na TV à noite”.

3. Foi realizado o primeiro transplante do coração aqui no Brasil, pela equipe do Dr. Zerbini e Campos Freire.

4)Miss Brasil e Universo

Nessa área, pelo menos, o Brasil teve alguma notícia boa: Marta Vasconcellos, baiana, é eleita a miss Brasil e também ganha o Miss Universo nesse ano. É a segunda brasileira a ganhar a miss Universo.

Resultado de imagem

5. Roberto Carlos casa-se com Nice na Bolívia

Acontecia o primeiro casamento do cantor Roberto Carlos com Nice, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e Roberto Carlos chega atrasado. Por que na Bolívia? Nice era desquitada (que nome feio né?, não havia ainda o divórcio no Brasil), e tinha uma filhinha de 3 anos.

Noiva com Classe: Roberto Carlos: casamentos 1968 O vestido de noiva de Nice foi assinado por Clodovil. Um modelo em crepe francês e adornado com vison, foi capa das principais revistas da época, sendo a cerimônia de casamento transmitida por rádio. Aliás, foi este o vestido de noiva que lançou Clodovil ao definitivo estrelato na moda nacional.:

6. Campeão do futebol em 1968 só foi revelado em 1969

Taça Brasil do Botafogo, de 1968 (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)

O ano de 1968 foi mesmo muito tumultuado por aqui, e até o futebol sofreu com tudo isso. Após vários jogos sendo adiados, o Botafogo foi o campeão do Campeonato, porém o mesmo só foi finalizado em outubro de 1969, entre uma partida do Botafogo com o Fortaleza. 

“No jogo final, um show alvinegro no Maracanã. Um vitória por 4 a 0, que poderia ter sito até mais. Roberto marcou de novo, Afonsinho guardou o dele, e Ferretti (que terminou como artilheiro da competição, com 7 gols) fez mais dois. O time comandado por Zagallo levou a taça para a geração de outro de General Severiano”.

7.Festival da Música Popular Brasileira

Uma noite em 1968 - Rede Brasil Atual

Apesar do ano tumultuado aqui no Brasil, o edição do festival de 1968 foi realizada. “A edição de 1968 entrou para a história da MPB pela tônica de protesto ao regime militar, tanto nas canções como na reação do público. Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque de Hollanda, interpretada por Cynara e Cybele, venceu o festival, a despeito das vaias da platéia, que preferia Para Não Dizer que Não Falei de Flores. A Música de Geraldo Vandré, interpretada pelo próprio autor e notabilizada como hino contra a repressão política da época, ficou em segundo lugar. Andança, de Paulinho Tapajós, Danilo Caymmi e Edmundo Souto, interpretada por Beth Carvalho e os Golden Boys, ficou em terceiro. Sabiá também venceria a fase internacional do festival”.

8. O carro do ano de 1968 

Resultado de imagem para Corcel 1968

“Em 1968, portanto, saía às ruas o primeiro Corcel, de quatro rodas, que pode ser classificado como o primeiro carro realmente feito no Brasil. Com motor de origem francesa (Reanult) dianteiro e com tração dianteira, o Corcel estava destinado a comprimir o VW por custar um pouco mais caro, e oferecer muito mais, em conforto e desempenho. Se isso não aconteceu integralmente, pelo menos mudou http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_hist_carro_brasileiro.htm os padrões geralmente aceitos pelo comprador brasileiro”.

9. As 10 músicas mais tocadas no Brasil em 1968

1º        Hey Jude – Beatles
2º        Viola Enluarada – Marcos Valle & Milton Nascimento
3º        Baby – Gal Costa & Caetano Veloso
4º        Sá Marina – Wilson Simonal
5º        Love Is Blue – Paul Mauriat
6º        Light My Fire – Jose Feliciano
7º        Se Você Pensa – Roberto Carlos
8º        MacArthur Park – Richard Harris
9º        Pata Pata – Miriam Makeba
10º        Tenho Um Amor Melhor Que o Seu – Antonio Marcos

Essa música também pertence ao ano de 1968. Embora não estivesse entre as mais tocadas, me lembro vagamente, pois tinha apenas 7 anos, dela ser cantada ou ouvida em casa e acho muito linda.

https://youtu.be/6oGlRrJLiiY

Essa música também é realmente um verdadeiro hino. Toquei muito ela no meu violão e como gostava de cantar na minha juventude. Se eu tivesse na platéia desse Festival, com certeza, também gostaria que essa música tivesse sido a primeira colocada.

10. As novelas televisão aqui no Brasil em 1968

Resultado de imagem

A novela de 135 capítulos Sangue de Areia

Resultado de imagem

A Muralha, novela exibida na Tv Excelcior

Resultado de imagem para Beto Rockfeller novela censurada

Novela Beto Rockefeller

Essa novela tem um marco na Tv brasileira e na forma de se fazer novela no país, pois queria mostrar a realidade social brasileira. Exibida na Tv Tupi no ano de 1968 e 1969, cujo autor era Bráulio Pedroso. 

Resultado de imagem para Antonio Maria novela

A novela Antonio Maria também é desse ano

Enfim gente, trouxe aqui um pouco sobre esse ano de 1968, para você que nasceu nele ou que já estava por aqui, como eu, como uma forma de fazer uma retrospectiva sobre o que acontecia ao nosso redor, enquanto estávamos sendo constituídos como ser humano. 

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

* KURLANSKI MARK – 1968, O ano que abalou o Mundo, traduzido por Sônia Coutinho, Ed. Olympio

http://mdemulher.abril.com.br/famosos-e-tv/m-de-mulher/roberto-carlos-os-amores-do-rei

http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/cidade-do-mexico-1968-a-olimpiada-que-nem-comecou/n1237884587151.html

http://sixties60s.com/1968.htm

http://seuhistory.com/hoje-na-historia/ocorre-primeira-transmissao-de-tv-ao-vivo-de-uma-nave-espacial-dos-eua

Por Engramma.it – Engramma.it, n. 64, agosto 2008, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18375507

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1968/

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1968/kawabata-bio.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Cassin

http://www.tudosobreseufilme.com.br/2015/05/oscar-1968-vencedores-e-curiosidades.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/ai5/

http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/12/botafogo-de-paulo-cezar-caju-tulio-maravilha-os-titulos-de-1968-e-1995.htmlhttp://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/musicais-e-shows/festival-internacional-da-cancao/1968.htm

As fotos são as disponíveis na Web.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email