logo-Blog MAri Calegari
Quatiguá no Norte Pioneiro do Paraná

Quatiguá no Norte Pioneiro do Paraná

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O Post de hoje é sobre essa pequenina cidade do Norte Pioneiro, aqui no Paraná cujo o nome é Quatiguá. Para muitos é apenas uma cidade pequena, como tantas que temos aí espalhadas por esse Brasil, mas, para mim, ela tem um valor especial.  Especial porque tenho muitos parentes por aqui e pessoas amigas que conheci durante a minha vida, amizades da época da infância e adolescência.  É um pouco sobre ela que vou falar por aqui hoje.

image

Em um país ou mesmo dentro de um Estado é comum os jornais, a televisão e a mídia de um modo geral centralizar as notícias nos grandes centros e tenho percebido que, na maioria das vezes, quando se trata de falar sobre as cidades pequenas, pode saber que tem alguma coisa ruim envolvida, roubos, assaltos e tragédias. Desculpa a sinceridade por aqui, mas se observar bem é isso que acontece.

image

Sou da opinião que isso deveria ser diferente, muito diferente, pois cada lugar, por menor que seja tem seu valor, tem seu charme, tem acima de tudo pessoas com suas histórias de vida e que, em algum momento da história,  e até hoje dão sim sua contribuição para o desenvolvimento do país.

image

A Igreja charmosa de Quatiguá.

A Igreja de Quatiguá que é muito bonita por dentro (em outra oportunidade trarei para vocês as fotos por aqui) é o cartão postal da cidade. Já fui em vários casamentos nessa Igreja, já frequentei aqui na minha infância, quando acompanhava meus tios queridos nas missas domingueiras. Isso tudo dá muita saudades gente.

imageHospital da cidade de Quatiguá

Para quem me conhece sabe que sempre vou nessa cidade, pois tenho tias, tios, primos, primas e muitas amizades que fiz por aqui. Na minha infância, adolescência, enfim até hoje curto muito ir à Quatiguá, curtir com os meus parentes queridos. O que seria de uma cidade, seja ela o tamanho que for, se não existisse nela as pessoas que a gente ama, não é mesmo?

image

O Posto de Saúde

A cidade já foi até matéria do fantástico, pois praticamente a maioria das pessoas possuem apelidos pelos quais são conhecidos. Cidade pequena é assim, todo mundo se conhece, é uma comunidade que acaba virando uma grande família.

image

A Prefeitura Municipal

image

Aqui a famosa praça, onde se encontra um monumento bem ao centro, para relembrar a importância da cidade, como descreveu uma reportagem da Folha de 28/10/2015, por Rubia Pimenta onde escreve o seguinte: ” Quatiguá – O ano era 1930. No mês de outubro, o Brasil fervilhava, sentindo as consequências da crise econômica de 1929 e de uma iminente guerra civil. No Rio Grande do Sul tropas do Exército se rebelaram e exigiam a queda do presidente Washington Luiz, clamando pela posse de Getúlio Vargas.

Nesse cenário, o Norte Pioneiro do Paraná teve um papel fundamental: foi palco do principal combate da Revolução de 1930, colocando os rebeldes gaúchos de um lado, e os militares paulistas, apoiadores do governo federal, do outro.
“Foi, sem dúvida, o principal confronto, pois mostrou ao governo federal a força dos rebeldes. O Combate de Quatiguá envolveu mais 3 mil homens, militares profissionais de ambos os lados, e deixou muitos mortos”, afirma o historiador Roberto Bondarik, que é estudioso do assunto, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Cornélio Procópio.

image

Logo após o estopim da revolução, apoiadores de Getúlio Vargas na região tomaram a ferrovia de Jaguariaíva. Uma tropa de elite da Brigada Militar gaúcha, formada por aproximadamente 300 homens, foi mandada para a região para fortificar o ponto. Esses militares travaram o primeiro combate com os paulistas, em Joaquim Távora, no dia 10 de outubro. A vitória foi dos gaúchos, que fizeram cerca de 50 prisioneiros.”

Viu gente, aposto que poucas pessoas sabem dessa história.  Não é mesmo?

Aos poucos vou trazendo para você mais fotos e histórias legal dessa cidade, e algumas dessa região, que curto muito, pois, além de pessoas que eu amo, como tem histórias por lá. (kkk)

Era isso por hoje gente

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

 

 

5 respostas

  1. Olá Mari Calegari. Sou a Vera Lucia Miskalo Bernert, professora graduada em Estudos Sociais e Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Gostei muito da sua exposição de fatos ocorrido em Quatiguá. Morei até os 16 anos em Joaquim Tavora depois o meu domicílio até hoje é em Ponta Grossa. Confesso que foi muito esclarecedor os fatos históricos ocorridos na época. Muito Obrigada. Abraços

    1. Que legal Vera. Tenho muito carinho por essa região do Paraná e, acredito que muita gente não sabe dessa história. Acho que a educação aqui no Paraná deveria explorar mais assuntos do nosso Estado, como acontece no Rio Grande do Sul, por exemplo.
      Obrigada pela visita e comentário. Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email