1967 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior

Oi Gente

Para você que vem acompanhando as melhores manchetes de cada ano aqui no Blog, até mesmo para saber o que se passava de importante durante esse ano, hoje é a vez de postar sobre o ano de 1967…

Para você que nasceu em 1967, trouxe aqui alguns fatos interessantes de destaque que aconteceram no mundo e aqui no Brasil, durante esse ano. Embora esse é um projeto pessoal que tenho realizado aqui no blog, com se fosse uma retrospectiva dos anos em que venho vivendo, para entender os fatos que nos cercam enquanto estamos por aqui. Iniciei em 1961, o ano de meu nascimento e aos poucos venho pesquisando ano a ano o que estava acontecendo durante o meu trajeto da história de vida. Se você gosta de saber também a respeito, pode quem sabe seguir por aqui. (1967 – o anos dos meus 6 anos de idade). Aqui então o que estava acontecendo no mundo e aqui no nosso país. 

Manchetes Internacionais

  1. Guerra do Vietnã continua

 

A Guerra do Vietnã continuava. “No final do ano, o número de soldados norte-americanos atingem 463.000 com 16.000 mortes em combate até à data. Por esta altura, mais de um milhão de soldados americanos têm girado em Vietnã, com o tempo de serviço para recrutas sendo um ano, e a maioria dos americanos servindo em unidades de apoio. Estima-se que 90.000 soldados do Vietnã do Norte infiltrado no Sul através da fuga de Ho Chi Minh em 1967. No geral Viet Cong / força das tropas NVA em todo o Vietnã do Sul é agora estimado até 300.000 homens.”

2. Soldados Bolivianos matam Che Guevara no vilarejo de La Higuera, na Bolívia

 

.

3. Na Africa do Sul é realizado o primeiro transplante do coração pelo Dr. Barnard em um Comerciante de 53 anos que veio a falecer após 18 dias.

Dr. Christian Barnard, cirurgião que realizou ou primeiro transplante do coração.

 

4. É lançado o forno de Microondas

 

5. Beatles lança seu primeiro álbum conceitual

Beatles-1967

“A banca britânica The Beatles lança em 1º de junho de 1967 seu primeiro álbum conceitual, em que todas as canções estão ligadas. Sgt. Pepper s Lonely Hearts Club Band foi um dos álbuns mais vendidos em toda a história da música popular. No mesmo ano o grupo registra a canção All you need Is Love, enquanto John Lennon produz o filme Magical Mystery Tour estrelado também pelos outros membros do quarteto”.

6. Morte da tripulação do programa Apolo I

Os três tripulantes do Apollo I – Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram em um incêndio, durante um teste no dia 27 de janeiro de 1967. É considerada uma das maiores tragédias da história espacial.

7. Prêmios Nobel em 1967

 

Nota informativa del 20 de octubre de 1967 dando a conocer la designación de Miguel Ángel Asturias como Premio Nobel de Literatura y sus impresiones desde París, Francia. (Foto: Hemeroteca PL)

Literatura – Miguel Ángel Asturias

Na Quimica – Manfred Eigen, Ronald Norrish e George Porter

Medicina e Fisiologia – Ragnar Granit, Haldan Keffer Hartline, George Wald

Física – Hans Albrecht Bethe

8. Israel e Egito entra em guerra

Foram 06 dias que abalaram o mundo. “Tudo começou em 14 de maio, aniversário da fundação de Israel. No Egito, espalhou-se o rumor de que forças israelenses concentravam-se na fronteira síria e preparavam-se para uma invasão. Até hoje não se sabe se o boato era verdadeiro – alguns historiadores sugerem que uma falsa informação foi fornecida pelo serviço secreto soviético. De qualquer maneira o presidente egípcio, Gamal Nasser, deslocou suas tropas para o deserto do Sinai, na fronteira de Israel, e bloqueou o estreito de Tirã, no Mar Vermelho – rota de acesso israelense ao Oceano Índico. Quatro dias depois, a Síria também concentrou seus exércitos nas colinas de Golã, região grudada à fronteira com Estado Judeu”. 

9. Ocorrem manifestações em New York e em San Francisco contra a guerra

Chamado de Verão do Amor (Summer of Love) foi “um fenômeno social com manifestações em várias partes do mundo em meados de 1967, durante o verão do hemisfério Norte. A passeata pel paz realizada no di 15 de abril (na primavera) de 1967 em Nova York é considerada um marco do início desse fenômeno social Essa manifestação reuniu cerca de 300 mil participantes, sendo o maior ato político realizado nos Estados Unidos até então.”

10. Muhammad Ali é despojado de seus títulos de Campeão Mundial de Pesos Pesados


Muhammad Ali, foi banido do boxe por sua “recusa a ser introduzido no Exército dos Estados Unidos. (…) Em 20 minutos um júri todo branco o considerou culpado e ele foi condenado a 5 anos de prisão federal. Ele recorreu e, em 1971, a Suprema Corte anulou a sua condenação.”.

11 – OSCAR – Filme ganhador  – O homem que não vendeu sua alma

Oscar de melhor ator: Paul Scofield – falecido em 2008 – no filme o Homem que não vendeu sua alma

Paul Scofield Picture

Oscar de Melhor Atriz:  Elizabeth Taylor no filme Quem tem medo de Virginia Wolf?

 

 

12. Miss Universo de 1967 – venceu a americana Sylvia Hitchcock, realizado em Miami. 

 

12. Moda desse ano

Fotos originais da moda anos 60 Confira os melhores looks e roupas dos anos 60:

 

Christian Dior, 1967:

Fashion 1967/8 Uma graça.:

Chelsea girls London,1967, What a Great Time in Fashion History!:

Colorful sixties fashion, Margriet (Dutch) January 1967 60s 70s skirts shell tops shirts sleeveless red yellow blue color photo models magazine print ad fashion:

Twiggy, Vogue Magazine, 1967. Veja também: http://semioticas1.blogspot.com.br/2011/07/fala-da-moda.html:

 

Manchetes Nacionais

  1. Aprovada a nova constituição do Brasil

Em 24 de janeiro de 1967 foi aprovada uma nova constituição 

“Esse novo documento era autoritário e podia ser emendado por Atos Instituicionais, normas elaboradas pelos comandantes das forças armadas. Os Atos anteriores a constituição foram incorporados a ela”.

É a 6ª Constituição do nosso país, e o nome do Brasil agora passa a se chamar: República Federativa do Brasil e vigorou até a próxima Constituição em 1988.

 

capa

Os cinco presidentes militares do nosso país.

Em 15 de março – Sai o primeiro desses presidentes Castelo Branco para assumir a presidência o general Arthur Costa e Silva de foi de 1967 a 1969 e foi marcado por vários protestos e manifestações sociais, entre elas a UNE (União Nacional dos Estudantes) organizou a passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro, contra o regime militar.

2. Novo Presidente do Brasil – Arthur Costa e Silva

Assumiu a presidência em 15/03/1967 até 1969. É o início de uma fase mais dura e ditatorial militar do País.

3. Palmeiras – Time Brasileiro de Futebol que foi Campeão de 1967 

 

4. Miss Brasil 1967 – Carmem Silvia de Barros Ramasco de São Paulo – recebe sua faixa no Maracanãzinho no Rio de Janeiro

 

 

5. III Festival de Música Popular Brasileira – O primeiro lugar foi para a música “Ponteio” de Edu Lobo e Capinam

 

21/outubro de 1967 – Acontecia a final do III Festival de Música Popular Brasileira no Teatro Paramount – Os cinco finalistas foram: Roberto Carlos, Edu Lobos, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda. Sendo o vencedor do festival a musica “Ponteio” de Edu Lobo e Capinam, cantado com Edu Lobo, Marília Medalha e Quarteto Novo

6.  Morte de acidente aéreo do ex presidente Castelo Branco, notícia que chocou o país e uma das mais comentadas nesse ano 

07.  Na industria automobilística – Surge o  Galaxie – O Carro que revolucionou o ano dos brasileiros. “Seu fabuloso silêncio interno e maciez de funcionamento eram completamente desconhecidos, até então, entre nós.”

 

8. Os filmes de Faroeste fazia a alegria da torcida e a novela Redenção era a mais famosa no país.

É considerada a novela mais longa da Tv brasileira iniciada em 1066 e finalizada em 1968, da TV Excelsior, fazia o maior sucesso nas telinhas dos brasileiros(as)

 

 

9.O Movimento Black Power entrava em cena para lutar contra o vergonhoso racismo do nosso país

10. A boneca Susi era a paixão das meninas  – Dessa me lembro bem, como gostava e brinquei com elas

 

Faz parte do Catálogo da Estrela de brinquedos para o ano de 1967

11. Na música –  as músicas mais tocadas por aqui nesse ano foram:

1º Gina – Wayne Fontana

2º Coração de Papel – Sergio Reis

 3º Namoradinha de Um Amigo Meu – Roberto Carlos

4º Love Me, Please Love Me – Michel Polnareff

5º A Praça – Ronnie Von

6º O Bom Rapaz – Wanderley Cardoso

7º Bus Stop – Hollies

8º Travessia – Milton Nascimento

9º Quando – Roberto Carlos

10º Somethin Stupid – Nancy Sinatra & Frank Sinatra

Enfim, se você nasceu em 1967, ou já existia por lá, assim como eu,  pode então fazer uma pequena retrospectiva do que aconteceu ao nosso redor, por aqui no Brasil e no Exterior.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

http://www.clebinho.pro.br/wp/?p=1939

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_beatles.htm

http://www.historyplace.com/unitedstates/vietnam/index-1965.html

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/12359/hoje+na+historia+1967+_+beatles+lancam+album+sgt+peppers+lonely+hearts+club+band.shtml

http://www.maiscuriosidade.com.br/coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-ano-de-1967/

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/guerra-relampago-seis-dias-abalaram-mundo-435011.shtml

http://www.tudosobreseufilme.com.br/2015/05/oscar-1967-vencedores-e-curiosidades.html

As fotos são aquelas disponíveis na web.