logo-Blog MAri Calegari

Londrina e seu Museu Histórico

Tempo de leitura 6 min.

Oi Gente

O post de hoje é sobre o Museu Histórico de Londrina, o principal museu da nossa cidade. Por ali você poderá ter uma ideia sobre a vida de nossos pioneiros e de como a cidade foi sendo aos poucos construída. Um Museu que vem sendo construído em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, com um trabalho de dedicação dos profissionais que por ali se dedicam a preservar a história de nossa cidade para os cidadãos de hoje e futuras gerações. Algumas fotos de lá para você…

image

Após muito treino consegui fazer uma panorâmica legal do museu. Gente essa construção para mim é a mais linda aqui da nossa cidade, além do meu amor pelo local onde meu pai trabalhou quase toda uma vida, alí aonde estão as três janelinhas.

image

Aqui uma visão panorâmica da parte de traz de nosso museu, onde há um espaço grande para estacionamento a seus visitantes

IMG_8411

O Museu Histórico de Londrina iniciou na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, e foi inaugurado em 18 de setembro de 1970. Ele só veio ocupar esse espaçõ da nossa antiga Estação ferroviária, a partir de 10 de dezembro de 1986.

IMG_8149

A entrada do museu, com estacionamento próprio, fica na rua Benjamim Constant, numero 900, bem no centro da cidade, ao lado do terminal urbano. O telefone de lá é (43) 3323-0082, para maiores informações. Não é cobrado taxa para entrar viu gente, é um passeio lindo, gostoso, cultural e sem custos.

IMG_8150

Aqui estão todos os horários de funcionamento do Museu, para que você possa se orientar em caso de resolver visitá-lo.

IMG_8254

Estou trazendo aqui para você algumas fotos do fiz por lá, para que você possa ter uma ideia do lugar lindo que é nosso museu.  De acordo com uma das funcionárias do Museu, disse que eu não poderia tirar nenhuma foto de foto, para preservar a autoria das fotos. Concordo em parte com isso, mas por outro lado não concordo muito, uma vez que museu é para divulgar a história de uma cidade e as fotos fazem parte da história.  Aí você diz: Mas se tirar foto, ninguém vai visitar o Museu. Aí eu respondo: E aqueles que nunca poderão ter acesso ao Museu, será que não merecem conhecê-lo através da Internet? Enfim, acho que aos poucos, as pessoas irão aceitando que não tem mais como fugir da Internet e que fotos que estão disponibilizadas, como doação a um Museu, na minha opinião, deveriam ser sim divulgadas para estudo, para conhecimento da população em geral.   Então as fotos são dos objetos, e espero não ter tirado nenhuma que fui proibida. Qualquer coisa é só me alertar que tiro aqui do Blog.

IMG_8255

“A missão do Museu é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população”.

IMG_8256 - Copia

Gente foi muito emocionante para mim fazer essa visita, pois quando em criança, frequente muito esse prédio. Essas escadas que dá acesso ao andar de cima do Museu, onde hoje está a parte administrativa do museu, cansei de subi-las para ir ao trabalho do meu pai, principalmente quando o mesmo trabalhava nos dias de domingo e feriados e íamos visitá-lo no trabalho. Muitas saudades. Lá fui atendida pelo pessoal da UEL que respondem pelo Museu, muitos atenciosos, os quais me autorizaram a visitar o Museu e realizar esse post aqui para você. Agora você imagina em cada cantinho que eu passava, parece que o filme da minha infância ia passando na minha cabeça. É muito gostoso  e interessante voltar nos lugares que fizeram parte de nossa infância.

IMG_8258 - Copia

Nesse andar aqui, onde tem essa sacada, que hoje visitando nem achei tão grande assim, mas nas minhas lembranças infantis era um espaço gigante, pois adorava ir aqui e correr de um lado para o outro, lógico sem a autorização do meu pai, que todo cuidadoso com certeza tinha medo que aprontasse alguma arte nesse espaço. Quantas saudades… Depois de autorizada toda a visita, descemos novamente as escadas e entramos propriamente no Museu.

IMG_8262

O Museu apresenta objetos de pioneiros da nossa cidade, retratando como eram as coisas por aqui, objetos que utilizavam e é interessante que algumas famílias que estão em Londrina até hoje colaboraram com a preservação, fazendo suas doações para que o acervo do museu possa ser cada vez mais cheios de detalhes e informações sobre a nossa trajetória pela cidade.

IMG_8267 - Copia

Olha que graça a reconstrução dessa Casa Central. O interessante é que tem alguns objetos que a gente se lembra muito bem, nossa aquele tipo baleiro que tem encima do balcão, eu me lembro de um tio que tinha farmácia e que utilizava um desse tipo, para guardar os diferentes tipos de chupeta que eram vendidas na época por lá. E a gente pequena, adora tudo que movimenta, eu por exemplo gostava de ficar rodando para ver os coloridos e os vários tipos de chupetas para os bebês. São lembranças bobas que nos retornam diante de alguns objetos. Adoro tudo isso.

IMG_8271 - Copia

Esse tipo de comércio era chamado de Venda. Era comum a gente, principalmente em cidades menores e até hoje mesmo em alguns lugares mais rurais ainda existem similares a esse, a venda onde se vende de tudo um pouco. Adorava ir em uma dessas vendas de um tio, cujo nome era Antonio, que ficava próxima ao sítio de minha avó e olha a lembrança que tenho dessa época, eu curtia ir lá para comprar a famosa bala com o nome de Rin tin tin, nem sei se é assim que se fala, ou que se escreve, mas elas eram amarelas e tinha um cachorro na embalagem, e o gosto era meio parecido com abacaxi. Se você for dessa época deve lembrar bem dessa bala. Depois, me lembro bem, que a bala Chita, tinha o mesmo gosto. Com certeza foi mudando o nome, não sei. Adorava essa bala.

IMG_8277 - Copia

O Museu está dividido em três setores, um setor de Imagem e Som “Eugênio Brugin”, onde possui um acervo em torno de 50 mil peças divididas entre fotografias, slides, filmes, quadros, depoimentos gravados, vídeos) . A grande maioria das fotos são a partir da década de 20,  destacando coleções como de José Juliani, o fotógrafo oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná, que registrou o desenvolvimento da cidade e da Região entre o período de final da década de 20 até 1960. Além de José Juliani, o acerso traz fotos de importantes fotógrafos que acompanharam o crescimento e desenvolvimento da cidade.

IMG_8279 - Copia

Outro setor do Museu é o de Objetos que é responsável pelo acervo de coleções diversas de objetos e materiais que pertenceram aos cidadãos londrinenses e da região, que faziam parte do cotidiano, desde os pioneiros responsáveis pela colonização.

IMG_8291 - Copia

IMG_8321

IMG_8293 - Copia

IMG_8289

IMG_8298

Olha uma antiga bomba de gasolina, que interessante.

IMG_8299 - Copia

IMG_8315

Outro setor do nosso Museu Histórico é o Setor da Biblioteca e Documentação “José Garcia Molina” – constituído de mapas, monografias, depoimentos, plantas, documentos que falam sobre a história dos pioneiros da cidade de Londrina e de toda a região. 

O museu também oferece a oportunidade para se saber toda a história da construção da linda Estação Ferroviária.

IMG_8308 - Copia

Uma graça a exposição desses brinquedos infantis.

IMG_8309

Como ainda não tenho netos, e hoje convivo mais com adultos, já não sei dizer se essa prática de fazer as roupinhas de boneca fazem parte hoje das brincadeiras. Só me lembro que era uma das minhas paixões, quando em criança, ficar com vários retalhos e fazer as roupinhas da boneca Suzi, e o interessante que a gente fazia até os cabidinhos de arame mesmo para colocar as roupinhas. Até pela menor oferta de brinquedos na época, favorecia o desenvolvimento da criatividade das crianças, melhorando ou inventando seus próprios brinquedos e também as brincadeiras com os amigos.

IMG_8324

A nossa região aqui no Norte do Paraná, tem muita história também sobre a cultura japonesa.  Os japoneses fizeram e fazem parte do desenvolvimento de nossa região, com sua dedicação, capricho e principalmente disciplina. Adoro essa cultura.

IMG_8337

Gente aqui tive a oportunidade de encontrar um pai com seus filhos visitando o museu e como passei por todas essas etapas de desenvolvimento da máquina de escrever simples, para a elétrica, do telex, do fax e do início dos computadores nas empresas, e também da telefonia, estávamos conversando sobre como se faziam as ligações telefônicas antigamente. Dá para imaginar que as vezes você pedia um interurbano de manhã para quem sabe conseguir falar a noite com uma outra pessoa? É muito legal gente, poder ter vivido e presenciado tanta evolução nessa área e ter realmente vivido tudo isso.

IMG_8405

Enfim gente, foi muito legal ter passado umas horas aqui no museu e poder compartilhar isso com você londrinense, ou não. E gostaria ainda de dizer o nosso Museu desenvolve muitas atividades e oferecem cursos, inclusive de pós graduação na área de Patrimônio Histórico, em conjunto com a nossa querida UEL – Universidade Estadual de Londrina. Maiores informações sobre os projetos e programação do Museu é só entrar em contado, com o telefone acima, ou quem sabe visitando pessoalmente o museu. Tenho certeza que não vai se arrepender.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=112&Itemid=39

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email