logo-Blog MAri Calegari
Londrina – Igreja Rainha dos Apóstolos

Londrina – Igreja Rainha dos Apóstolos

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Passando outro dia em frente a Igreja Rainha dos Apóstolos, aqui em Londrina, me deu uma vontade imensa de visitá-la, até porque essa Igreja foi onde nos casamos,  e é sobre ela e um pouco de sua história o assunto do  post de hoje.

image

Embora essa Igreja, pelo lado de fora, não chame tanta atenção como outras mais exuberantes, o seu interior é simplesmente maravilhoso, pela beleza de seus vitrais, suas esculturas de madeira, as pinturas de seu teto e, acima de tudo, pelo seu ambiente acolhedor  que permite aos seus visitantes e a comunidade  momentos de oração e reflexão.

image

Me lembro bem dessa porta de entrada, pois no dia do meu  casamento São Pedro até que foi bem legalzão comigo, pois foi eu entrar na Igreja e parece que o céu resolveu derramar uma infinidade de água, não era chuvinha não, era chuva mesmo. Isso foi em  19/04/1986, no dia do Índio. Foi um momento especial em nossas vidas. com as pessoas queridas que compartilharam com a gente, das quais algumas já não estão mais por aqui e, para minha tristeza maior, inclusive aquele que me conduziu tranquilamente pelo corredor dessa Igreja, meu pai.

image

Vamos então conhecer essa Igreja e um pouco da sua história com as imagens internas. Olha que graça essa pintura sobre a porta da entrada.

image

A Igreja Rainha dos Apóstolos foi a quinta igreja a ser construída em Londrina, sendo a primeira a Catedral, situada bem no centro da cidade. “A transformação da Igreja “Semi-pública” em igreja matriz só aconteceu oito anos após sua inauguração. A nossa paróquia foi a quinta a ser criada na cidade de Londrina. As primeiras foram: Sagrado Coração de Jesus (catedral), em 1934; Nossa Senhora Aparecida, 1952; e Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Fátima, ambas em 1955.

image

A Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, embora tenha iniciado a sua construção bem antes dessa data, foi oficialmente criada em 1958, pelo primeiro Bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes. Mas a história da Paróquia mesmo se inicia bem antes, com a missão inglesa chegando em Londrina para sua colonização em 1929, também chegam os padres palotinos. Sendo assim gente, a Igreja está próxima a completar 60 anos de existência em nossa cidade.

image

A Igreja possui um patrimônio riquíssimo quando se trata de arte sacra. Se você tiver um pouco de tempo e observar os detalhes das obras de arte que se encontram por lá com certeza ficará impressionado. Foram 20 anos para que a ornamentação da Igreja ficasse pronta, com a colaboração de toda a comunidade.

image

Primeiramente foram colocados os vitrais da entrada da Igreja, já as janelas do altar foram colocados em outra etapa e se você observar há diferenças entre eles. “Tanto os vitrais quanto as estátuas em tamanho natural e a Via Sacra foram confiados ao escultor Bernardo Heide, de São Paulo, onde todos foram confeccionados.”

image

O idealizador do conjunto de Artes Sacras foi o padre Carlos Giebel, que era reitor do seminário na época. Após a sua saída, esse projeto ficou parado por mais de 10 anos, quando então for retomado pelo padre Guilherme Krause. “Os vitrais com maior visibibilidade em nossa paróquia são os que se localizam nas paredes laterais. Eles foram colocados no começo dos anos 50, são vitrais catequéticos e representam os Mistérios do Terço”.

image

“Em alguns momentos, a chegada de mais uma imagem esculpida em madeira era motivo de festa na comunidade. Um exemplo disso aconteceu com a imagem de São Pedro. (…) foi distribuído um folheto convidando todo o povo de Londrina para participar da bênção da imagem de São Pedro, com missa festiva celebrada por dom Geraldo Fernandes, bisco diocesano”. Era o ano de 1968.

image

O acervo das esculturas de madeira “é formado por imagens em tamanho natural, com as 14 estações da Via Sacra e uma série de obras complementares, tais como os anjos barrocos no púlpito, os símbolos dos quatro evangelistas na mesa do altar e o quadro de Nossa Senhora no Cenáculo.”

image

A Igreja Rainha dos Apóstolos, caso queira conhecer ou quem sabe até marcar seu casamento  fica no seguinte endereço: Av. Tiradentes, 43 – Shangri-lá A, fone (43) 3327-2518 em Londrina-PR – email: nsraapos@sercomtel.com.br

image

” O forro de nossa paróquia também é uma obra de arte à parte. Só na área que compreende a nava da igreja estão 72 módulos com deenhos variados. Embora haja certa semelhança entre eles, o observador mais atento vai notar que os desenhos forma uma cruz”.

image

Sobre os Autores das obras, o escultor Bernardo Heise é o responsável pelos desenhos dos vitrais e as esculturas de madeira, já os demais trabalhos da Igreja, foram assinados pelos artistas Joaquim Henrique Aragão e Yoshio Ono.

image

Já estive em alguns casamentos nessa Igreja onde o coral ficava situado lá atras e as vozes cantando são maravilhosas, parece que a acústica da Igreja colabora. É muito lindo. 

image

Ao lado da Igreja fica a secretaria, onde fui muito bem recebida e atendida pelas meninas, as quais me informaram que o Pe Pedro Ramos de Faria e o Pe Moacir Santo Gionco, são os padres que estão atualmente na direção da Paróquia Rainha dos Apóstolos.  Na época do nosso casamento, era o Pe “Chiquinho”, que esteve muitos anos a frente da Paróquia, mas quem celebrou o nosso casamento, foi um grande amigo nosso o Pe Wilson Denadai, que veio especialmente para esse momento em nossas vidas. 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

4 respostas

  1. Cara Mari Calegari,

    Espero que esteja bem. Vi sua postagem. Maravilhoso trabalho! Estou escrevendo sobre este artista, que fez a decoração da Igreja do Cristo Rei. Gostaria de ver mais fotos da Via Sacra e das outras esculturas. Também das pinturas atrás do órgão.

    Atenciosamente,

    Rosângela Ap

    1. Carol, eu gosto muito dessa Igreja, ela é uma das mais lindas no seu interior aqui em Londrina, além do seu valor histórico para a cidade. Uma nova geração da família casando bela, vc será a primeira. Bjooo

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email