logo-Blog MAri Calegari

Mitologia Grega- Quem foi Prometeu?

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

O post de hoje é sobre Mitologia Grega e sobre quem foi Prometeu.  E para você que é mulher, é interessante ler sobre esse mito. Depois da leitura vai entender o porquê.

 

Prometeu era um dos titãs, raça de gigantes que habitavam a nossa terra antes do homem, de acordo com a mitologia grega. A tradução de Prometeu é premeditação.

Prometeu tinha um irmão com o nome de Epimeteu e os dois juntos foram incumbidos de fazer um lugar, onde tanto os homens quanto os animais pudessem se preservar.

Assim, Epimeteu atribuiu a cada animal seus dons e com isso gastou todos os seus recursos. Nesse momento, ele pede ajuda a seu irmão Prometeu, que para ajudá-lo sobe ao céu e ascende uma tocha no carro do sol, dando o fogo para o homem. Com o fogo possibilitou ao animal homem ser superior a todos os outros animais, pois o fogo proporcionava a construção das armas, das ferramentas para agricultura.

Até esse momento não tinha ainda sido criada a figura da mulher, e uma das versões conta que ela foi criada por Zeus (Jupiter) que entregou a Prometeu e a seu irmão como uma punição por ter roubado o fogo do céu.

E assim se cria a mulher, com o nome de Pandora. Ela foi feita no céu com a colaboração dos outros deuses.

 

Prometeu avisou seu irmão Epimeteu que não aceitasse presentes de Zeus, mas diante da beleza de Pandora Epimeteu não resistiu e acabou aceitando. Só que Pandora chega a esse encontro e traz consigo um segredo que será contado no próximo post.

Prometeu então recebe como castigo de Zeus ser acorrentado nas pedras, nas montanhas de Cáucaso,  e um abutre todos os dias vinha até ele e comia o seu fígado.

Como disse no primeiro post sobre Mitologia Grega, estou postando sobre esse assunto de uma forma rápida para que você saiba pelo menos alguma coisa, quando o assunto foi sobre a mitologia grega ok? Caso te disperte maior interesse em aprofundar seu conhecimento, vale muito a pena pesquisar a respeito.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email