IX – Mitologia Grega – Os outros filhos de Zeus com Hera

Oi Gente

O casal Zeus e Hera da qual venho falando por aqui tiveram na realidade 5 filhos, uns dizem que foram quatro: Hefesto, Ares, Hebe e Ilítia e outro alegam que foram 5, sendo o quinto filho segunda as lendas, um monstro chamado Tifão. Esse filho Hera teria gerado sozinha e era um monstro com cabeças de dragão que lançava fogo dos olhos e o seu corpo era todo coberto de  escamas.

Lembrando que Zeus teve inúmeros filhos com outras divindades que aos poucos vou postar por aqui, pelo menso os que tiveram mais influência na mitologia grega.

Mas hoje vamos falar então desses outros três filhos de zeus e hera:

  1. Hebe 

 

“a deusa da eterna juventude, servia néctar e ambrosia aos deuses. Casou-se com Héracles ou Hércules quando ele foi aceito no Olimpo.” As suas tarefas como filha de Zeus e Hera era despetar então o néctar, preparando os banhos de Ares, e ajudando Hera a sua carruagem. O seu símbolo era um copo. Ela também era a guardã da Fonte da Juventude, era a copeira dos deuses. É também tida como a patrona das noivas, e a deusa do perdão e da imortalidade.

Quando Apolo tocava sua lira, Hebe se divertia dançando junto as Musas.  Quando Héracles se reconciliou com Hera e da sua  apoteose (elevar alguém ao estatuto de divindade), Hebe se casa com o heróis, e conquista assim a juventude eterna.

“por uma questão de atitude que Hebe teve de demitir-se das suas funções no Olimpo. Com efeito, tendo dado um passo falso na sala do banquete dos deuses, caiu de tal maneira que o pudor de Minerva (mitologia romana e Atena equivalente na Grecia)  se escandalizou. Para evitar a repetição de tal fato, ficou decididio que Hebe não mais serviria à mesa, e foi nessa ocasião que Zeus mandou sua água raptar Ganímedes, o qual, a partir daquele momento, lhe serviu de escanção (estudando de vinhos).”

2. Ilítia

 

Deusa responsável pelos partos, pelas dores do parto. Ilítia (Lucina nome equivalente na mitologia romana)perseguia também as amantes de Zeus, não querendo que seus outros filhos viessem ao mundo. Era aquela que vem para ajudar, para aliviar (palavra grega elêluthya).

Ilítia foi descrita como uma mulher empunhando uma tocha, representando as dores de queimadura de um parto, ou com os braços erguidos no ar trazendo uma criança para a luz. Protetora das mães e das gestantes.

Tifão o filho de Hera-um monstros que soltava fogo pelos olhos

3 – Tifão (ventos ferozes e irregulares, aquele que rosna). As lendas divergem um pouco sobre a questão de Tifão, tem a história que diz que Hera “em uma cesso de raiva contra Zeus,vai até a presença de Gaia e Tártaro e suplica-los para criarem um deus mais poderoso do que zeus o um deus. Assim Tifão é criado e Hera recebe um pouco mais do que ela esperava”.

 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referências:

http://activerain.com/blogsview/930565/the-goddess-is-hebe–not-hygeia

http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/search?q=zeus+e+hera+e+seus+filhos&x=0&y=0

http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/09/tifao.html#uds-search-results

http://www.mitologia.templodeapolo.net/seres_ver.asp?cod_ser=73&liv=Mitologia%20Grega&value=Hebe&mit=Mitologia%20Grega&esp=Deus