logo-Blog MAri Calegari
VIII – Mitologia Grega – o deus Ares

VIII – Mitologia Grega – o deus Ares

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Hoje então é a vez de falar sobre o deus da mitologia, Ares (Marte), o irmão de Hefesto (Vulcano),  que é conhecido como o deus da guerra, o deus sanguinário. Era a esse deus que  os gregos pediam ajuda antes de uma batalha.

 

 

Ares é mais um dos filhos de Zeus (Júpiter) e Hera (Juno)  e foi ele que traiu o irmão Hefesto (post anterior). Ares e Afrodite foram presos devido a esse fato. “Companheiro eterno do medo, personificava a morte sem glória, à devastação sem o propósito da estratégia, não havendo merecimento na vitória, mas a força bruta como palavra final.

Teve como filhos:

Fobos que era o (medo incessante)

Deimos ( terror)

Éris (a discórdia)

Discordia e o terror são os seus maiores companheiros eternos. O seu maior rival é Atena (Minerva), pois Atena também era um deus da guerra, só que era o deus  da estratégia, da sabedoria, aquele que pensava e se preparava antes de agir.

Na Grecia Ares era um deus temido e até mesmo odiado porém na mitologia romana onde era conhecido como (Marte) era bem o contrário ele foi venerado como do deus da guerra justa. É através da sua prole que os gêmeos Rômulo e Remo surgem como fundadores da cidade eterna, cidade de Roma. Por isso é um dos deuses mais cultuado pelos romanos.

“O mito de Ares traz um deus forte, de músculos perfeitos, que vestindo armadura e capacete, empunha uma lança e um escudo”.

 

Na Roma antiga se privilegiava muito a força, as batalhas, como uma forma de dominar o mundo antigo. Assim Ares (Marte) na mitologia romana teve maior importância do que na Grecia, onde a filosofia e a arte era mais valorizada. “quando Roma tornou-se o centro do mundo, era preciso que a lenda da sua fundação fosse associada a uma divindade, jamais a um simples mortal. Marte assim foi considerado o pai de Rômulo e Remo, o que lhe conferiu ser o deus mais importante dos romanos. Era venerado após cada vitória dos exércitos numa batalha.”

Gente, como disse no primeiro post sobre mitologia grega, o meu objetivo é somente apresentar as figuras mais conhecidas da mitologia grega de uma forma rapida para que você possa ter uma pequena ideia de quem foram esses deuses.

Se você quiser saber mais sobre Ares (Marte) a referencia abaixo do blog abaixo está mais claro e bem detalhado sobre Ares, Ok?

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita.  Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

 

Referências:

http://www.greekmythology.com/Olympians/Aris/aris.html

http://virtualiaomanifesto.blogspot.com.br/2009/11/ares-o-deus-da-guerra.html

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email