logo-Blog MAri Calegari

Você gosta da cor vermelha?

Tempo de leitura 5 min.

Oi gente

Hoje vim aqui para falar um pouco sobre essa linda cor. E você gosta da cor vermelha?

Quando se fala vermelho para cada um vem algo na cabeça, mas o vermelho é um fato que ninguém pode negar, é uma cor que onde ela está presente a danadinha da cor vermelha chama a atenção. E chama a atenção em todas as idades e culturas.

O poder do vermelho é incrível, há um costume em dizer que a mulher que veste um vermelho, no mínimo, ela tem algo a mais no sentido de bancar essa escolha de poder carregar um vestido vermelho, ela é sim poderosa.

O poder da cor vermelha, talvez  você vai concordar comigo,  é difícil outra cor chamar tanta atenção quanto essa.  Afinal é uma cor quente, cor do nosso sangue e também do coração…

 

 

 

 

Na China e no Japão e na maioria dos países orientais a cor vermelha é muito utilizada.

As cores, vale lembrar, que em cada cultura possuem significados diferentes. Já comentei sobre isso em posts anteriores, mas tem cores como a cor vermelha, por exemplo, que está presente na cultura de muitos países.

No oriente a “cor vermelha significa lealdade, virtude, prosperidade, boa sorte e também é uma cor conhecida por afastar energias malignas e espíritos malvados”.

No Japão, por exemplo, essa cor designa recém nascidos e as crianças costumam pintar o sol em seus desenhos com a cor vermelha, diferente daqui do Brasil por exemplo que pintam ou de laranja ou de amarelo.

Por essa imagem acima de grande parte das bandeiras mundias, dá para se observar como o vermelho está presente na grande maioria das bandeiras. O vermelho é a primeira cor que chama a atenção de um bebê. Não é a toa que a coca-cola usa dessas cores como forma de chamar a atenção já das crianças pequenas.

O cuidado que a gente tem que ter com as cores quando relacionados com a cultura de cada país: por exemplo alguns casos do que significa a cor vermelha em cada país:

Na China –  o vermelho significa muita sorte e alegria

No Japão – vermelho é a cor do sol nascente, mas tem significado também de raiva e perigo.

Hinduísmo – vermelho representa a cor da criatividade, da atividade;

No Egito – vermelho é a cor do inferno e da destruição;

No Brasil – é a cor do amor, da paixão, do poder, da atração, do fogo, da raiva, (está vermelho de raiva) do perigo também;

E o vermelho é assim, sozinho ele dá o seu recado. Por isso dizem que quanto mais vermelho, menos acessórios e faz sentido né gente, não precisa mais nada.

Fala a verdade, uma unha bem feita na cor vermelha e uma boca com um batom vermelho bem passado, não tem como não exercer um certo poder, é sim sensual.

Embora ainda existam pessoas que dizem que o vermelho lembra vulgaridade, por favor né gente vulgaridade é muito mais que uma cor.

O vermelho na história infantil

Quem nunca ouvir falar da história do chapeuzinho vermelho, que ultimamente virou o filme com o mesmo nome? Por que será o uso do vermelho na fábula?

Já falei para você aqui que aquilo que me desperta curiosidade vou atras para saber e ao fazer esse post, fiquei pensando por que da cor vermelha para o Chapeuzinho vermelho e encontrei esse artigo que achei interessante o que o autor nos fala:

Adélia Bezerra de Menezes, “No caso da nossa primeira Chapeuzinho: por que vermelho? A simbologia das cores é por vezes inequívoca: universalmente, o vermelho é uma cor dramática: aferida em primeiríssimo lugar ao sangue, ao fato (e daí à paixão, à revolução). E como em quase todo o simbolismo, com exceção dos símbolos matemáticos, a base é a analogia. […] ao sangue derramado, ao ferimento, à carne viva. “Encarnado”, se diz para o vermelho.

A “Cruz vermelha”, por exemplo, a sociedade internacional destinada a socorrer os feridos de guerra, tem como logotipo uma cruz vermelha sobre fundo branco. Pode ser a cor do ferimento, mas não a da morte, que é exangue, o domínio da palidez.

Vermelho é assim a cor biologicamente mais vital, cor do sangue e das entranhas irrigadas por esse sangue; mas também do fogo, com todo seu sentido passional. Sendo uma das cores de maior energia, não por acaso é essa a cor do chapeuzinho, e metonimicamente da menina do conto, às voltas com seu crescimento, suas questões, descobertas e decisões vitais.”

 

O vermelho é status, é poder, é acima de tudo um sinal de vida, de paixão. Por que será quando se fala em  Ferrari a cor vermelha geralmente vem a mente da pessoa?

Bandeira Do Flamengo 1,45m X 1m - M001 | Parcelamento sem juros

 

O vermelho está representado também em muitos clubes de esporte. Aqui a bandeira do Flamengo que está entre os 3 times brasileiros que eu curto.

 

Mesa Posta (Harmonia em Vermelho) pintura de Henri Matisse de 1908. Adoro um pensamento de Matisse que diz “Sem paixão não há arte”.

 

A uso da cor vermelha também se encontra nas Igrejas, como exemplo na Igreja Católica ela é utilizada no Domingo de Ramos, Na sexta-feira santa, no domingo de Pentecostes, simboliza o fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo na sexta-feira santa por exemplo.

O Vermelho é muito utilizado também no Budismo é utilizada como “símbolo da energia espiritual”.

No mundo da moda quem nunca ouviu falar do famoso Valentino. Existe inclusive a cor vermelho valentino. Esse estilista italiano se tornou ícone da marca de luxo, apreciado por celebridades e também por pessoas dos meios “normais” por fazer uma moda luxuosa, porém sem grandes exageros, mas com a perfeição da alta costura.

O Kremlin,  na Russia, na praça Vermelha em Moscou, a cor vermelha simbolizando a Revolução Russa e o Comunismo.

O vermelho também na decoração de interior, muito utilizado em detalhes sutis e também em grandes proporções, principalmente em teatros, cinemas e tudo que nos remete a vida, a intensidade.

Eu gente tenho sim algo que me chama muito a atenção sobre as cores. Talvez por gostar muito de artes e as cores, as combinações das cores, as suas misturas nos remetem a sensações as mais diversas.

A cor vermelha era a cor preferida do meu pai também. Ele as vezes dizia, “parece que a pessoa quando está com vermelho está mais viva”. Me lembro bem quando da sua morte, em seu velório, fui sim com uma camisa vermelha bem viva, pois sabia bem da predileção dessa cor por ele.

Era isso gente. Se você gosta e curte a cor vermelha, seja bem vindo ao clube das pessoas que tem vida, cor de pessoas extrovertidas, luxo, paixão, espiritualidade, pessoas que “não ficam encima do muro”. Porém como todas as cores tem os lados positivos e negativos, procure aproveitar o que a cor vermelha tem de melhor.

Voltei aqui para atualizar esse post e convidá-lo(a) para dar uma olhadinha nesse vídeo com lindos vestidos na cor vermelha. Estou agora com um canal no youtube também e se gostar de ver novos conteúdos em vídeo, se inscreva por la. 

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Uma resposta

  1. Tem razão, vestir a cor vermelha merece equilíbrio. Com relação a acessórios, menos é mais. Acredito que tenho usado vermelho na versão positiva da coisa.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email